Veja como o CRM pode ajudar na fidelização dos seus clientes

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por Bianca Veloso|Ksys
Veja como o CRM pode ajudar na fidelização dos seus clientes

Hoje em dia, é usada amplamente a tecnologia dentro das empresas como uma forma delas possuírem um diferencial importante diante de um mercado, que tem sido cada vez mais competitivo e dinâmico. veja como o CRM pode ajudar na fidelização dos seus clientes!

Uma das maiores urgências das organizações na hoje em dia é descobrir novas maneiras de resolver problemas gastando o mínimo de tempo possível. É dentro desse contexto que podemos pensar no CRM, uma ferramenta capaz de acelerar e aperfeiçoar o processo de satisfação dos clientes de uma empresa.

Veja como o CRM pode ajudar na fidelização dos seus clientes!

CRM é uma sigla proveniente da expressão “Customer Relationship Management, a qual pode ser traduzida em “gestão do relacionamento com o cliente”. A partir desse nome, é possível afirmar que o CRM busca melhorar e incrementar a relação existente entre clientes e empresas.

Tudo isso é feito através da organização e da automatização de processos. Dessa maneira, o CRM é capaz de aumentar os lucros de um negócio ao mesmo tempo em que diminui os seus custos.

Nos dias atuais, é praticamente impossível realizar grandes negociação sem o desenvolvimento de um relacionamento saudável e interessante para ambas as partes, marca e consumidor. Assim, diversos são os recursos proporcionados pelo CRM capaz de automatizar estratégias de marketing.

Em vista disso, o CRM nada mais é do que um software com a capacidade de controlar e organizar o processo comercial das empresas. O funcionamento do CRM permite o acompanhamento do processo de compra dos clientes através de ações as quais buscam entender a forma de atuação dos consumidores.Tais como:

  • E-mail;

  • Redes sociais;

  • Sites;

  • Entre outros.

As características do CRM

O CRM não seria uma grande tendência dentro das empresas caso ele não fornecesse resultados concretos. Tudo isso só pode ser possível através das características próprias que o mesmo possui, possibilitando uma maior otimização dos processos de marketing digital.

Assim, o CRM caracteriza-se em três fatores principais: a automação de tarefas, a computação em nuvem e a integração com outros aplicativos.

O primeiro item refere-se à capacidade do CRM de tornar tarefas consideradas comuns do cotidiano totalmente automatizadas. Isso permite que menos tempo seja gasto com atividades menos importantes, possibilitando que funcionários foquem em assuntos mais urgentes.

Um bom exemplo a ser citado, é uma loja virtual que vende baú para caminhonete, e pode otimizar os seus processos nos disparos de e-mails personalizados para lidar com questões como a logística do envio dos seus produtos.

Já a computação em nuvem é uma grande tecnologia existente nos sistemas CRM de hoje. Com isso, todas as informações do setor de marketing digital de uma empresa ficam seguras dentro de um servidor externo e facilmente acessível, garantindo que nenhum dado seja afetado.

Além disso, um CRM que possui uma computação em nuvem oferece a oportunidade das empresas acessarem o sistema a qualquer momento e em qualquer lugar, assegurando maior mobilidade para a organização.

Sendo assim, uma empresa que trabalha com corte a laser acrílico, por exemplo, pode adquirir maior produtividade no seu trabalho ao criar uma equipe de marketing digital freelancer a qual funciona com as informações em nuvem do software CRM.

Em linhas gerais, o CRM é um software capaz de trabalhar de maneira integrada com outros aplicativos, ferramentas e sistemas que uma empresa utiliza. Esse fato permite que os dados recolhidos pelas empresas através de diversas fontes sejam utilizados para a formação de um quadro completo.

Desse modo, por exemplo, uma fábrica de estruturas metálicas pode conectar o seu sistema de e-mail marketing com o seu CRM, tornando a segmentação e a personalização das mensagens a serem enviadas mais fáceis.

Isso porque, enquanto o CRM guarda o banco de informações sobre cada lead dessa empresa, o software de e-mail marketing utiliza esses dados para enviar mensagens personalizadas a um cliente que está prestes a efetuar a compra de uma telha metálica.

A importância do CRM

Por tratar-se de uma ferramenta de grande utilidade para empresas do tipo startup ou que estão iniciando dentro do mercado, o CRM possibilita que leads (potenciais consumidores) sejam captados de uma maneira prática e rápida. Além disso, o CRM consegue direcionar as ações de uma empresa de uma maneira mais assertiva, gerando resultados ainda mais vantajosos.

Além disso, outros motivos os quais demonstram a importância do CRM serão apresentados a seguir, veja como o Crm pode ajudar na fidelização dos seus clientes:

1) O cliente se encanta com o atendimento

O CRM é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam tornar o atendimento ao cliente menos burocrático, resolvendo o problema do cliente de uma forma eficaz, rápida e satisfatória.

Quando um consumidor fica satisfeito com o atendimento, ele desenvolve maiores chances de comprar novamente um produto ou até mesmo indicá-lo para conhecidos, ampliando a visibilidade de uma empresa.

Por outro lado, sem o CRM, uma empresa que vende tubo de ferro quadrado, por exemplo, pode deixar o consumidor bastante frustrado e incomodado caso receba um atendimento de baixa qualidade, prejudicando a imagem da marca no momento em que demora para responder e não tira todas as dúvidas do cliente.

2) As estratégias se tornam bem definidas

A respeito do comportamento de consumo dos clientes, o CRM é um software com uma grande capacidade de armazenamento de dados de uma empresa. Tais informações incluem, também, detalhes de grande importância, os quais talvez não poderiam ser adquiridos de uma forma simples pela equipe de marketing de uma organização.

Um exemplo disso são empresas que vendem artigos de decoração as quais, por meio do CRM, conseguem criar ações para promover suas vendas de pallet de plástico fazendo uso da análise comportamental do sistema.

3) É possível analisar indicadores-chave e métricas

Esse sistema é um item capaz de resolver dois problemas de uma única vez. Ele consegue fazer com que as métricas, estatísticas gerais de uma empresa e medidas de desempenho, sejam escolhidas ao mesmo tempo em que elas são implementadas e acompanhadas dentro de uma organização.

Desse modo, o software consegue apresentar as informações mais importantes a respeito das ações de marketing de uma empresa, mas sem tirar a capacidade dos funcionários de fazer as análises por conta própria.

Dessa maneira, uma empresa especializada no serviço de polimento de porcelanato, por exemplo, que utiliza um sistema CRM é capaz de receber relatórios e insights de uma maneira muito mais simples e dinâmica a respeito das suas últimas ações de promoção da marca através das redes sociais.

4) O sucesso do cliente é obtido

O sucesso do cliente não se resume apenas na resolução de um problema de modo satisfatório, já que conquistar o consumidor está relacionado a fazer com que o cliente aproveite ao máximo o produto de uma certa empresa.

Até porque, melhor do que auxiliar um cliente a resolver um problema, é oferecer algo para ele sem que haja qualquer tipo de problema.

Isso pode ser possível por meio da aplicação do CRM, em que os gerentes podem utilizar as informações obtidas por essa estratégia com o intuito de antecipar problemas que as empresas podem vir a ter.

Um exemplo, são os profissionais responsáveis por uma gráfica que desenvolve serviços de produção de banners e faixas, podem através da análise das métricas de uma campanha de e-mail marketing realizada, verificar que o envio das medidas com as quais a empresa trabalha permite que o cliente não precise entrar em contato para perguntar sobre essas informações.

Dessa modo, os consumidores podem ficar satisfeitos com o fato de que a organização da qual eles estão consumindo não só entrega as soluções prometidas, mas permite que os clientes possam ir além.

Com todas as informações transmitidas acima a respeito do CRM, pode-se perceber que trata-se de uma grande ferramenta para engajar clientes. Ou seja, essa estratégia é capaz de tornar consumidores mais fiéis a uma marca, colaborando com a satisfação e o retorno deste, bem como a conquista de novos clientes.

Desse modo, uma empresa que realiza serviços de manutenção em refletor para piscina, por exemplo, mostra para os consumidores deste mercado o motivo pela qual ela é a melhor opção do mercado.

Assim, dentro do setor de piscinas, não só esta como várias outras empresas de diversos setores são capazes de se destacar perante a concorrência, conquistando mais lucros.

Autor

Bianca Veloso|Ksys

A Ksys sistemas de gestão é uma empresa de desenvolvimento de sistemas com foco na criação de sistemas específicos e estratégicos para que seus clientes tenham segurança nos processos operacionais e agilidade na tomada de decisão.

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