Vantagens em oferecer diferentes meios de pagamento no seu e-commerce

A forma de pagamento tem grande influência sobre o seu negócio, veja como o meio ideal pode alavancar sua empresa!

por Daniela Borsoi | Tiny ERP
Vantagens em oferecer diferentes meios de pagamento no seu e-commerce

Vender em um e-commerce é uma boa alternativa para alcançar mais consumidores e alavancar as vendas de produtos. É uma estratégia que está sendo utilizada por um grande número de lojas, inclusive as que tinham apenas o canal físico para venda.

O comércio eletrônico aponta um grande crescimento. Em abril de 2021, de acordo com o relatório realizado pela Conversion, o comércio eletrônico registrou 1,7 bilhões de acessos e obteve um aumento de 17% ao ser comparado com o mesmo período do ano passado. Isso quer dizer que as oportunidades no online são grandes e é preciso saber aproveitar.

Por que oferecer diversos meios de pagamento na loja virtual?

Comprar de forma virtual e receber os produtos em casa é uma grande facilidade, afinal não é preciso ir pessoalmente até uma loja. Em poucos cliques, o consumidor consegue escolher os produtos com as melhores ofertas. Mas com o crescimento do e-commerce, já não basta anunciar produtos em uma loja virtual própria. É preciso entender os consumidores e o que eles estão buscando.

Uma das tarefas importantes na hora de criar uma loja virtual é escolher quais meios de pagamento estarão disponíveis para que o cliente escolha. Por ser no momento final da compra, o cliente precisa encontrar o que está buscando para não desistir e buscar outra alternativa.

Separamos alguns dos motivos pelos quais é preciso escolher com cuidado quais serão os meios de pagamento que a loja vai oferecer. Veja.

Aumento nas taxas de conversão

Converter oportunidades em vendas é um dos principais objetivos do e-commerce. Os possíveis clientes acessam a loja virtual, buscam os produtos, leem sua descrição, analisam o preço do item e calculam o frete para ver se vale a pena. Se gostarem, o produto é colocado no carrinho de compras.

O próximo passo é cadastrar o endereço de entrega e realizar o pagamento. Esta etapa exige muita atenção, pois se a loja não oferecer a forma de pagamento que o cliente busca, a venda pode ser perdida, diminuindo sua taxa de conversão.

Por isso, verifique quais são os meios de pagamento mais utilizados e disponibilize-os em seu site. Entre as mais comuns, podemos citar o boleto bancário, cartão de crédito e pix.

Melhor experiência de compra

Oferecer caminhos que deixem a compra intuitiva e prática é fundamental. Mesmo se o cliente levar horas para finalizar o carrinho de compras, no final, ele só quer pagar de forma rápida para que o pedido seja despachado.

Se o processo final da compra for chato ou causar problemas, a experiência do cliente é comprometida e ele pode deixar de comprar em sua loja.

Lembre-se de sempre facilitar essa última etapa, deixando claro quais são os meios de pagamento, se precisa ou não enviar comprovante e qual o prazo para aprovação do pagamento. Assim, as informações ficam claras e o cliente terá uma boa experiência de compra.

Oferecer métodos alternativos

Além de aumentar as taxas de conversão e melhorar a experiência dos clientes, oferecer múltiplos meios de pagamento podem ajudar caso houver algum problema na loja virtual.

Digamos que o cliente escolha boleto, mas na hora de gerar o PDF, o site apresenta um erro. Para que ele não deixe de comprar, pode optar pelo PIX, que é outro meio de pagamento à vista, e que muitas vezes conta com um desconto.

O ideal é que o cliente nunca fique sem opções, evitando a perda de vendas.

Ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual

Com o aumento das vendas virtuais, oferecer boas opções de compra e alternativas de pagamento aos clientes pode ajudar a converter mais vendas. Além disso, é uma forma de conquistar os clientes através de uma boa experiência de compra.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso ter um e-commerce intuitivo, fácil de utilizar e que não seja complicado na hora de finalizar a compra é fundamental. Analise se a sua loja virtual oferece as formas de pagamento mais utilizadas e faça melhorias para encantar o consumidor.

Aproveite as dicas e boas vendas!

Autor

Daniela Borsoi | Tiny ERP

Formada em Publicidade e Propaganda e amante de séries e filmes. Faz parte do time de marketing da Tiny ERP, focando na produção de conteúdos.

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