Toda empresa pode ter um crescimento escalável?

Escalabilidade é uma palavra muito utilizada no mercado, mas afinal, o que é isso? Todas as empresas podem usar essa estratégia? Descubra já como funciona!

por Lays Xavier

A escalabilidade é um termo que está na moda no universo empresarial. É comum ver gestores de startups usando o termo "escalável" para se referir ao modelo de negócio aplicado na sua empresa. 

Devido ao grande sucesso percebido das startups, muitas empresas desejam adotar o modelo de negócio que elas usam. Esse novo modelo, porém, se aplica a todo negócio?

Todos os cenários de mercado são suscetíveis a direcionar o seu crescimento?

Para conseguir entender essas questões, é preciso saber em primeiro lugar: o que é a escalabilidade. 

Escalabilidade: o que é? 

Para que fique claro o que é um negócio escalável é necessário entender que esse modelo de negócio está diretamente ligado a gestão. 

No modelo de negócio tradicional é comum que a cada novo contrato, mais seja gasto em infraestrutura e mão de obra.

Imagine uma empresa que tem 2 colaboradores e realiza serviços de manutenção em ar condicionado. A princípio as demandas conseguem ser supridas. 

Com o passar do tempo e o aumento da demanda, será necessário contratar mais colaboradores. Nesse momento, a empresa terá que aumentar também a sua infraestrutura, terá mais gastos com os materiais necessários e a cada aumento de demanda mais a empresa terá que se reorganizar. 

Outra característica aqui, é que os serviços de manutenção são locais. Uma empresa que está localizada em Belo Horizonte costuma atuar na região e no máximo nas cidades vizinhas. 

O serviço não será prestado no Rio grande do Sul, em Pernambuco ou em outro país do exterior. 

A cada investimento para expansão a empresa terá mais gastos. Esse processo de reestruturação dificulta o crescimento de forma rápida, adquirir um grande número de vendas em pouco tempo ou conquistar escalas. 

Para uma empresa ser considerada escalável e conseguir aplicar esse modelo de negócio é necessário estar atento a 2 pontos principais. São eles:

  1. Custos e serviços não crescem na mesma proporção: os custos não devem aumentar a medida que mais pessoas adquirem o serviço. 
  2.  Atendimento em grande quantidade: os números de cliente pode crescer exponencialmente enquanto a equipe não necessita sofrer muitas alterações. 

Nesse quesito, a distância também não é um problema para que o cliente possa contratar a solução oferecida. 

Por esses dois motivos, a empresa consegue crescer em pouco tempo, já que não tem que ficar se adequando às demandas que surgem. 

Pequenos negócios podem atuar de forma escalável?

Segundo o especialista em gestão empresarial, Adriano Nodari, esse modelo de negócio é interessante para os pequenos negócios em fase inicial

No entanto, o especialista alerta que esse modelo seja usado somente como uma estratégia

É necessário estabelecer um prazo para que tenham aumento nos lucros de modo que a empresa não fique com prejuízos. 

As empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares e ligadas a tecnologia possuem mais facilidade em utilizar o modelo de negócio escalável devido às facilidades na distribuição e na replicação.

Principais pontos para tornar uma empresa escalável

Mantenha os padrões: os processos devem ser simples de serem reproduzidos e mudanças constantes podem dificultar a execução de forma rápida. 

O padrão da solução oferecida deve ser mantido e a qualidade não pode ser perdida de forma nenhuma, independentemente do quanto as demandas aumentem. 

Para que imprevistos não aconteçam e tudo seja feito de forma padronizada, invista no treinamento dos colaboradores e na otimização do trabalho. 

Expansão para novas oportunidades de mercado: uma empresa que possui um negócio replicável cria oportunidades para que as suas soluções sejam reproduzidas em diferentes ambientes. 

No caso de empresas que atuam com produtos especializados, a escalabilidade é pouco indicada. Isso porque como já dito anteriormente, esse modelo de negócio trabalha com a aplicação de padronizações nos processos. 

Plano de negócio atraente: a ideia da solução que a empresa oferece deve despertar o interesse dos investidores. 

Quando for desenvolver a sua solução, não pense somente nos benefícios para consumidor e a usabilidade. Lembre-se que o produto deve possuir um padrão de qualidade com o mínimo de suporte e pequenas equipes, que o modelo escalável exige. 

Como foi possível observar, o modelo de um negócio escalável exige mais de uma empresa do que se é imaginado. 

Para conseguir ser escalável, a empresa precisa seguir um conjunto de fatores que somados, tornarão o seu negócio mais interessante, competitivo e de fácil replicação. 

Um fator fundamental para o crescimento da empresa é o financeiro.

Afinal, uma empresa pode seguir todas as etapas para ser escalável e adquirir uma grande cartela de clientes, porém se o sistema de pagamento não acompanhar a rápida expansão, em algum momento ocorrerá um erro. 

A empresa que expande rapidamente precisa de que todos os seus processos a acompanhem o crescimento, principalmente, o recebimento pelos seus serviços. 

O sistema de pagamento ideal para empresas escaláveis

Empresas escaláveis precisam de sistemas de pagamento que acompanhem as suas demandas. 

O Galax Pay é um sistemas de pagamento recorrente via cartão de crédito e boleto bancário, ideal para empresas que têm as suas demandas aumentando a cada dia, além de prestarem os seus serviços mensalmente. 

Não corra o risco do seu pagamento não cair na data certa ou de perder oportunidades de expandir cada vez mais rápido por contar com um sistema de pagamento falho. 

O Galax Pay entende sobre escalabilidade e sabe como realizar os processos financeiros de forma rápida, acompanhando o aumento das demandas e inovando em funcionalidades. 

Confira você mesmo, converse com os nossos especialistas e saiba mais. 

Receba o contato de um especialista

Saiba também como estruturar o financeiro e o contábil da sua empresa com nosso e-book gratuito. 

Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
Outros posts feitos por Lays Xavier
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa