Tem como reter clientes que contratam serviços mensais na minha empresa?

A permanência dos seus clientes, é fundamental para que o seu negócio continue de portas abertas. Veja algumas dicas que podem trazer grandes resultados.

por Lays Xavier

Conseguir continuar com os mesmos clientes, muitas vezes é um problema maior para os gestores do que a aquisição de novos consumidores.

Esse cenário é problemático para os negócios de modo geral, mas se dermos um zoom em empresas que oferecem serviços mensais, o risco oferecido se torna muito maior.

Isso porque as empresas precisam de uma certa previsibilidade e continuidade em suas vendas para crescerem e se tornarem cada vez mais competitivas o mercado.

Independentemente de qual seja o seu negócio, o consumidor chega até você devido à necessidade de conseguir uma solução.

Quando os serviços mensais são contratados, é como se um voto de confiança fosse dado pelo consumidor para a aquisição das tais soluções com a empresa.

Para o entendimento ficar mais simples, imagine: uma mãe precisa de colocar seu filho em uma escola e deseja que ele tenha um ensino de primeira qualidade.

Após pesquisar essa mãe encontra uma escola com as características que ela buscava e então ela cadastra o filho. Feita a matrícula, a criança vai à escola somente por dois meses e então muda de instituição, para outro centro educacional particular.

É perceptível que algo ocorreu nesse tempo para que a escola inicial deixasse de ser a preferência da família.

Observando a situação é possível imaginar alguns motivos para a mudança de instituição, como o não cumprimento de alguma cláusula contratual,mau atendimento dos funcionários e quebra de expectativa quanto a grade curricular.

A mãe continua precisando da solução, cabe agora a instituição compreender o porquê ela foi substituída.

O mesmo vale para outros segmentos, como academias, clubes de lazer, estacionamento e clubes de assinaturas.

Continue a leitura e veja como reter clientes que adquirem serviços mensais em sua empresa!

Como reter clientes que adquirem serviços mensais na minha empresa?

Sabemos que as pessoas que adquirem serviços mensais, também conhecidos como serviços recorrentes, estão em busca de uma solução que a auxilie com o passar do tempo.

Quando a empresa passa a não manter os clientes para o mês seguinte, é a hora de começar a fazer análises internas e externas para descobrir o que está levando esses clientes a evasão.

Na análise interna, você pode perceber alguns deslizes da sua empresa, como o mau atendimento aos clientes, o não cumprimento do prometido durante a contratação, a burocracia na forma de pagamento disponibilizada, entre outros.

Ao analisar externamente, você poderá encontrar um novo concorrente que oferece soluções mais completas e atrativas, ou diferenciais valorizados pelo consumidor.

Após fazer essas análises, você poderá ainda adotar as seguintes dicas para reter os clientes que adquirem serviços mensais em sua empresa:

Conheça seu cliente de verdade

Tenha um direcionamento para quem é o seu cliente, assim vai ser mais simples de retê-lo. A personalização é cada vez mais, vista com bons olhos pelos consumidores.

Use essas duas informações a seu favor e crie um relacionamento mais personalizado para o seu consumidor.

Com o uso de um sistema de gestão, você conseguirá entender quais são as preferências do seu público maior. Assim, fazer promoções atrativas e oferecer os descontos no momento certo será mais simples.

Aposte no atendimento

Um bom atendimento é capaz de fazer as pessoas se interessarem ainda mais pelo seu negócio ou desistir de adquirir a sua solução.

Qualifique sua equipe. O serviço que você oferece pode ser diferenciado, porém, caso os colaboradores de sua empresa não saiba oferecê-lo, o consumidor poderá desanimar de continuar adquirindo suas soluções.

Tenha como referência empresas no mercado que se tornaram as queridinhas do público devido ao seu atendimento único e engajado, como a Nubank e a Netflix.

Solucione os problemas

Ao receber reclamações dos clientes, averigue a situação. É um grande erro discutir com o cliente a respeito da crítica que ele fez.

Encontre o problema, proponha uma solução e coloque-a em prática. Certifique-se que a empresa e a equipe aprendeu com os erros para que não sejam recorrentes.

Use um sistema de pagamento prático

Sistemas de pagamento facilitados são grandes aliados das empresas. A dificuldade pode desanimar o consumidor e fazê-lo buscar a solução em outro lugar.

A praticidade na forma de pagamento, por outro lado, pode até mesmo fazer com que o cliente desista de cancelar os seus serviços.

Pense nas pessoas que assinam a Netflix e pagam a mensalidade ainda que usem a plataforma somente duas vezes no mês. A forma de pagamento é tão prática que as pessoas preferem continuar utilizando o serviço, ainda que pouquíssimo, do que buscar cancelar o serviço.

O streaming oferece a opção de pagar pela cobrança recorrente, assim o dia a dia do usuário é muito facilitado. O pagamento é feito com o cartão de crédito, sem a necessidade de o cliente ir até casas lotéricas somente para pagar a parcela para a sua empresa.

Veja a seguir o exemplo de um sistema de pagamento facilitado para empresas que prestam serviços recorrentes.

Conheça o Galax Pay!

O Galax Pay é um sistema de acesso muito simples que permite aos gestores realizar a cobrança de suas empresas e ainda oferece benefícios como:

  • Controle financeiro: Por ser feito diretamente no cartão de crédito, o cliente consegue planejar os seus gastos sem afetar o seu limite e o gestor tem garantia de recebimento;
  • Fidelização: Ao se comprometer em fazer um contrato por período mais extenso com sua empresa, o cliente estará sendo beneficiado com alguns descontos oferecidos pela aquisição daquele pacote;
  • Automatização: É necessário contratar o serviço apenas uma vez e durante todo o tempo de uso, sendo ele trimestral (3 meses), semestral (6 meses) ou anual (12 meses), por exemplo, as cobranças serão realizadas no cartão do cliente sem necessidade de coletar dados todo mês;
  • Lembretes automáticos: são enviados avisos para o clientes dias antes da cobrança para que eles se lembrem que o débito será feito.

Entre em contato com os nossos especialistas e comece a reter os seus clientes!

Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
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