Sistema de cobrança recorrente para Universidade: fim da inadimplência

Compartilhar

|

Sistema de cobrança recorrente

Veja neste artigo como reduzir a inadimplência em sua universidade através de um sistema de cobrança recorrente e receba as mensalidades de seus alunos.

Você sabia que o sistema de cobrança recorrente também pode ser usado por universidades? É isso mesmo, essa é mais uma alternativa para seus alunos realizarem o pagamento das mensalidades.

O sistema de cobrança recorrente é um método de pagamento já muito utilizado por grandes empresas, como Netflix e Amazon Prime. Mas que também pode ser incorporado em empresas de outros ramos, como por exemplo as escolas e faculdades.

Desde 2019 as universidades vêm sofrendo com a alta na taxa de inadimplência dos alunos. Em 2020 os índices de inadimplentes cresceram 51% nas instituições particulares. Isso é o que diz a reportagem da CNN Brasil.

Claro que existiram sempre alunos com atrasos nas mensalidades, porém a porcentagem de devedores tem alcançado o limite da média de segurança, que gira em torno dos 10%.

Isso quer dizer que para a instituição se manter ativa sem problemas financeiros o limite é de 10% dos alunos com mensalidades atrasadas. Em 2020 esse número se aproximou de 8,9%, porcentagem bem acima dos 6% habituais.

Diante desse cenário é preciso encontrar alternativas para mudar essa realidade, uma delas é através do sistema de cobrança recorrente. Para explicar melhor como esse método pode te ajudar, vamos explicar primeiro os tipos de devedores que existem.

Perfil de devedores em Universidades

Pode até parecer que todo devedor tem o mesmo perfil, mas a verdade é que existem sim diferentes motivos para a falta de pagamento.

  • Inadimplentes ativos: Esse perfil de devedor é aquele que propositalmente não paga suas contas e não se preocupa em continuar devendo. Muitas vezes o ato de atrasar as contas é algo pensado, como o objetivo de conseguir negociar os valores cobrados.
  • Inadimplentes passivos: O inadimplente passivo é aquele que não deixa de pagar as contas por vontade própria. O motivo aqui pode estar relacionado a um período complicado, como desemprego, por exemplo.

Nesse grupo também estão aqueles que por diversos motivos se esquecem de realizar os pagamentos de boletos. O pagamento recorrente é a solução perfeita para essas pessoas e nós vamos te mostrar o porquê.

Como o sistema de cobrança recorrente ajuda a reduzir a inadimplência nas universidades

O maior benefício que a plataforma de pagamento recorrente pode oferecer é quanto à redução de alunos com débitos em aberto. Isso porque o modelo de recorrência impede o esquecimento e ainda ajuda quem tem hábito de deixar as contas atrasadas.

Esse sistema ainda colabora com aqueles alunos com pouco tempo livre e dificuldade em enfrentar filas para pagar boleto. Com o boleto online ele realiza o pagamento direto pelo smartphone.

Sabe aquele grupo que descrevemos como inadimplentes ativos? Eles não vão precisar mais esperar para negociar melhores valores. No sistema de cobrança recorrente ele já recebe descontos e outros benefícios por aderir a plataforma e realizar os pagamentos dentro do prazo.

Benefícios do Sistema de cobrança recorrente para Universidades

Os benefícios oferecidos pelo uso do sistema de cobrança recorrente vão além da redução de inadimplentes. Os principais são:

Controle de ganhos e de pagamentos:

O sistema permite que a universidade tenha maior controle das mensalidades que já foram pagas e aquelas que estão programadas. Assim a organização das finanças se torna bem mais simples, além de poder contar com o dinheiro.

Além disso, o controle de pagamento de despesas também pode ser planejado de acordo com os ganhos de cada mês. Um bom sistema de cobrança recorrente ainda te avisa instantaneamente quando um pagamento é efetuado.

Taxas reduzidas:

Usando uma plataforma de pagamento segura você pode negociar com as bandeiras de cartão para conseguir taxas mais atrativas. Assim sua lucratividade se torna ainda maior e o custo benefício do sistema também.

Esses são apenas alguns benefícios, conheça aqui outras funcionalidades do sistema de cobrança recorrente.

Benefícios do Sistema de cobrança recorrente para os alunos

Os benefícios não são apenas para a sua universidade, seus alunos também ganham com o uso do sistema de cobrança recorrente.

Mais opções de pagamento

Os alunos ou responsáveis pelo pagamento das mensalidades ganham mais uma opção para quitar suas dívidas. Isso demonstra que a universidade se preocupa em atender todos os clientes com dedicação e buscando sempre melhorias.

Menos preocupação

Agora os responsáveis não precisam mais perder tempo e se preocupar com a data de vencimento dos boletos da universidade. O valor é debitado automaticamente da conta cadastrada no dia previamente definido.

Praticidade

Não é preciso enfrentar fila ou mesmo imprimir o boleto todos os meses, tudo é resolvido de maneira rápida e prática direto da conta.

Descontos

Alunos que aderem ao pagamento de mensalidades pelo sistema de cobrança recorrenterecebem descontos pelo pagamento antes do vencimento. Um desconto concedido todos os meses é significante quando pensado no valor total pago pela graduação.

Sistema já utilizado

Esse sistema de cobrança recorrente já é utilizado na rotina das pessoas e por isso a sua aceitação vem sendo cada dia maior. E justamente por isso é um sistema confiável e que pode facilitar mais um ramo da sua vida.

Como estimular a aceitação da plataforma de pagamento recorrente

Estimular seus alunos a migrar para o sistema de cobrança recorrente pode ser bem simples. Basta seguir as dicas abaixo:

  • Oferecendo descontos: Como falamos, os descontos são um dos maiores atrativos para que os alunos se tornem adeptos ao sistema de cobrança recorrente. Veja uma margem de descontos que possa ser oferecida para essas pessoas que aceitarem o método de pagamento.
  • Apresentando os benefícios: Todos os outros benefícios podem ainda não ser tão conhecidos dos seus alunos, então mostre o quanto é vantajoso também para eles.
  • Contratando uma empresa confiável: O principal para ter sucesso com o Pagamento recorrente é garantir que o sistema utilizado é seguro. Afinal, estamos falando de dados financeiros dos clientes. Com o cel_cash você tem toda a segurança e credibilidade que seus clientes precisam.
  • cel_cashoferece muitas outras funcionalidades e recursos para quem deseja facilitar seus métodos de pagamento. Inclusive emissão de boleto online recorrente ou avulso.
  • Preencha agora o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time