Segurança da informação em pagamentos

A segurança da informação é um assunto em alta, principalmente quando o assunto é pagamentos. Veja aqui como se prevenir na web!

por Equipe Melhor Plano
Segurança da informação em pagamentos

Com as restrições do comércio físico e os avanços dos marketplaces digitais, muitos consumidores hoje optam pelas compras online. Seja de itens pessoais, para casa e até supermercados cresceram na modalidade.

Hoje, o IBGE afirma que 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, o que amplia as possibilidades para lojas online.

Mas com as diferentes plataformas e anúncios, o consumidor deve ficar alerta sobre segurança da informação em pagamentos, fraudes e outros riscos que as compras online apresentam.

É claro que podem aparecer boas ofertas e produtos inovadores, mas a cautela é uma característica essencial antes de efetuar o pagamento. Assim, o consumidor evita dores de cabeça e perdas de dinheiro por desatenção.

Cuidado com o site de compras

O primeiro passo é ter certeza que o site que vende o produto é confiável.

Na busca, podem surgir ofertas tentadoras, mas nem sempre elas são reais: o produto pode estar aparecendo mais barato em uma loja que não tenha proteção de dados ou seja uma tentativa de fraude.

Existem algumas técnicas para determinar se é seguro continuar uma compra online:

  1. Veja a URL

Sites com certificado SSL (que criptografa os dados do usuário) têm a URL iniciada por “https://”, ao invés de somente “http://”.

Outra dica é que há um ícone de cadeado na barra de navegação. Isso garante que não haverá brecha de segurança em que invasores acessem seus dados pessoais.

  1. Leia as resenhas e comentários

Se você nunca comprou um e-commerce, preste atenção ao que clientes anteriores dizem.

Veja se há avaliações dos produtos, fotos, comentários sobre segurança da informação em pagamentos ou se perfis em redes sociais mencionam a marca.

Se não houver referências de pessoas reais, fique alerta.

  1. Saiba como contatar a marca

Se você não conseguir acessar a marca por algum contato telefônico ou digital, você não terá como reclamar, certo? Portanto, evite fazer compras se você não encontrar essas informações.

Outro ponto importante é ver sites de reclamação e avaliar como a loja responde aos problemas dos clientes.

  1. Fique alerta para mudança de endereços

Um golpe online muito comum é que falsas lojas enganam o consumidor direcionando-o a outra página na hora de concluir a compra. Na dúvida, evite.

Busque comprar de lojas em que o pagamento é claro, seja no próprio site ou em ferramentas de pagamento online confiáveis e seguras.

Cartões virtuais para compras online

Uma ferramenta bastante interessante que as operadoras de cartão de crédito oferecem é a possibilidade de cartão virtual.

Esse modelo engloba a geração de um número de cartão diferente de seu cartão físico, que pode ser usado somente uma vez ou por um curto período de tempo.

Ao realizar compras online, muitos consumidores preferem essa modalidade. Além de garantir a rapidez e a segurança dos cartões de crédito, o modelo virtual perde sua validade rapidamente.

Direitos do consumidor

Além de estratégias de cautela, existem meios legais para o consumidor e eles se aplicam também às compras online.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o cliente tem direito de devolver produtos e receber o dinheiro de volta até 7 dias depois da compra.

É o chamado direito de arrependimento e não é preciso ter justificativas. Mas, importante: isso só vale para ecommerces legalmente operantes no Brasil, não sites estrangeiros.

Segurança para o vendedor

Para muitas empresas, a possibilidade de vender online é grande, mas os custos atrelados ainda são altos e existe um risco para o vendedor, se o site não oferecer segurança para ele e para o cliente.

Para evitar perder vendas em potencial ou ter dados empresariais violados (o que pode acarretar em falta de confiança por parte dos clientes) o ideal é investir em soluções de pagamento voltadas para sua empresa.

Dessa forma, é possível oferecer diferentes formas para o cliente (como boletos e diversas bandeiras de cartões) sem correr riscos nem ter que se preocupar com a segurança de cada transação. Assim, você vende com tranquilidade e sem burocracia.

Para empresas que optam por pagamentos recorrentes, a estratégia é ainda mais interessante: a plataforma faz a burocracia por você e mantém os pagamentos automatizados, facilitando a cobrança de clientes.

Conexão estável para aproveitar ofertas

Seja para vender produtos ou para consumir, a internet revolucionou a forma como as pessoas fazem compras.

Além de dar destaque para pequenos negócios e atingir populações fora dos grandes eixos comerciais, também é uma forma de descobrir novos interesses.

Mas, para isso, é essencial ter uma conexão de boa qualidade. O comparador de banda larga do site Minha Conexão é a forma ideal de escolher o melhor plano de internet em sua localidade.

Sabe de outra dica sobre segurança da informação em pagamentos que não foi contemplada aqui? Deixe seu comentário!

Autor

Equipe Melhor Plano

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