Sistema de gestão para o seu e-commerce: saiba como escolher o melhor

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Você sabe qual é o melhor sistema para auxiliar na gestão de seu negócio? Confira!

A vida de empreendedores e consumidores têm mudado de forma significativa e, em se tratando de novos negócios, é preciso ter um sistema de gestão integrado quando se trata de e-commerce, garantindo a qualidade dos processos e a integração entre as lojas.

Muitos empreendedores seguem um caminho natural nos tempos atuais, que é oferecer produtos e serviços de forma presencial e também online.

Para isso, é preciso adaptar toda a administração da empresa, visando atender todos os públicos de maneira adequada.

Levando em consideração que o comércio virtual possui algumas similaridades com o atendimento público, é preciso ter um sistema de gestão que atenda de forma prática a vida de quem quer empreender.

Além disso, a própria forma de divulgar os empreendimentos tem uma mudança significativa. Para se ter uma ideia, na propaganda tradicional eram utilizadas ferramentas como:

  • Folheteria;
  • Jornais e revistas;
  • Outdoors e busdoors;
  • Programas de rádio e TV.

Atualmente, o marketing digital faz parte do dia a dia do empreendedorismo. Com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de diversos equipamentos eletrônicos, é possível encontrar anúncios virtuais, e em alguns até mesmo interativos.

Dessa forma, é preciso estar atento às mudanças implementadas no presente, que a própria internet proporciona, disponibilizando ferramentas digitais como:

  • Banners eletrônicos;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Sites e blogs.

O e-commerce pode ser um caminho interessante para quem quer expandir o território de atendimento ao público-alvo.

Assim, é preciso estudar o mercado e compreender qual o tipo de alcance que se pretende, para poder atender com qualidade e transparência.

Por isso um sistema de gestão integrado, que promova a administração empresarial de forma facilitada.

A partir de um ERP (Enterprise Resource Planning, traduzido para Planejamento de Recursos Empresariais), é possível cuidar de diversas áreas comerciais.

A seguir serão apresentadas dicas e aplicações que podem ser feitas para escolher o melhor sistema de gestão, para que qualquer empreendedor possa gerenciar os negócios de maneira presencial, utilizando ferramentas digitais presentes em programas específicos para o setor.

Conheça o modelo ERP que melhor se aplica

As operações que envolvem a administração de uma empresa podem ser centralizadas em um programa desenvolvido por uma empresa especializada, por exemplo.

Esse software é personalizado em módulos, sendo dividido em setores específicos, como:

  • Financeiro;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Vendas.

Os empreendedores que buscam atender um público que está se adaptando a um novo modelo de negócios, como o e-commerce, pode aplicar o ERP para os mais diferentes processos, entre os quais:

  • Controle de Estoque;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Criação de anúncio;
  • Cadastro de produtos;
  • Entrega de produtos;
  • Recebimento de pagamento.

Isso significa que ter um sistema ERP pode ser adaptado conforme as necessidades da empresa.

Para isso é preciso conhecer o dia a dia da empresa, o número de funcionários e a função de cada um no processo produtivo. Com uma análise apropriada sobre a situação em que o empreendimento se encontra, é possível identificar como será o software mais adequado.

Procure um fornecedor que atenda as especificações

A ajuda profissional é importante para apontar qual o melhor sistema de gestão ERP que se encaixa no modelo de negócios de um e-commerce.

Portanto, é preciso fazer uma pesquisa abrangente, inclusive sobre o valor cobrado, para que possa se adequar na empresa.

Além disso, o uso do sistema e a implementação devem ser de fácil adaptação, para fugir de mudanças radicais nos processos que estão funcionando e possibilitar que os fluxos continuem otimizados e os colaboradores se adaptem com facilidade.

As empresas que trabalham como fornecedores de programas ERP devem oferecer programas que possam ser complementados ao longo do tempo.

Além disso, é preciso atender às especificações solicitadas e manter uma equipe de atendimento e suporte técnico.

Há associações comerciais que reúnem empresários de diferentes setores que podem indicar, em uma reunião, por exemplo, empresas que oferecem esse tipo de serviço e qual a melhor se encaixa no perfil do e-commerce de cada setor.

Faça automação direta dentro do setor financeiro

O pagamento de impostos e taxas é recorrente dentro de qualquer empreendimento comercial. Quem trabalha com e-commerce não foge à regra e, por isso mesmo, precisa contar com um setor financeiro ativo e que conheça a realidade do empreendimento.

Com isso, o sistema ERP pode produzir um relatório demonstrativo de forma única, ajudando a manter a saúde financeira.

Essa automação está relacionada a outras responsabilidades financeiras da empresa, como folha de pagamento de funcionários e fornecedores.

Inclusive, mesmo gastos esporádicos podem entrar no relatório, permitindo que os ônus e os bônus possam ser visualizados periodicamente.

Mantenha controle de estoque para atender clientes

O sistema ERP é dinâmico, podendo ser partilhado por diferentes setores com login e senha personalizados. Dessa forma, é possível identificar quem é o usuário que está online e o que está sendo realizado nos fluxos de trabalho.

Assim que é realizada a venda, o próprio programa dá baixa, sendo direcionado para o setor de estoque que tal produto foi retirado e, dependendo do caso, precisa de reposição.

Aplique em empreendimentos de qualquer setor

Como o sistema ERP pode ser personalizado para qualquer empresa, qualquer que seja o setor ou segmento que atende, todo tipo de empreendedor pode usufruir desse programa.

Integrado a um planejamento de marketing, é possível programar uma campanha via e-mail para que possa indicar aos proprietários ou responsáveis sobre o vencimento ou pagamento em atraso.

O gerenciamento e controle do programa é simples, focado no que o e-commerce oferece ao público-alvo e pronto para indicar as ações seguintes.

Crie promoções dentro do marketing digital

A criação de ofertas e promoções dentro do sistema ERP pode ser divulgada dentro de uma campanha de marketing de uma consulta urologista, ou em qualquer outro local.

Esse tipo de ação pode ser integrada ao sistema financeiro, para que se tenha noção sobre o capital necessário para a produção dos bens de consumo, ou todo o trabalho envolvido em um serviço específico.

Dessa forma fica evidente que o sistema ERP para o e-commerce é muito vantajoso e deve ser desenvolvido conforme a realidade de cada empresa.

Administração de logística é muito importante

Para atender os mais diversos clientes, muitas empresas que tratam as vendas apenas via e-commerce esquecem a importância da logística na entrega dos produtos aos clientes.

Para isso o sistema ERP pode ajudar em preparar até mesmo um roteiro e o modelo de transporte que mais se adequa ao produto a ser entregue. Inclusive, é possível, dependendo da programação, incluir contatos de fornecedores e parcerias comerciais.

O emprego de um sistema de gestão ERP integrado em todos os setores empresariais permite que a administração do e-commerce seja mais significativa e produtiva.

A implementação permite uma otimização de todas as tarefas, com operações que demandam mais agilidade de cada setor competente, assim como mais eficiência nas tratativas e questões do dia a dia.

Essa agilidade pode levar a empresa a tomar novos rumos, com crescimento no mercado em que atua.

Além disso, permite o desenvolvimento de um planejamento para implementação de melhorias na produção de bens de consumo, ou mesmo nos serviços prestados.

Por fim, é preciso se tornar uma referência para o mercado consumidor, e ir além, sendo uma empresa que os concorrentes se espelham.

Assim o e-commerce ganha em todos os sentidos, inclusive nas inovações, no modelo administrativo e, tão importante quanto outros pontos, na lucratividade.

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