Receber pagamento por cartão de crédito: tudo o que você precisa saber

Compartilhar

|

O cartão de crédito é um grande facilitador de compras, já que boa parte dos consumidores possui esse meio. Saiba como otimizar suas cobranças.

Receber pagamento cartão de crédito já se tornou uma obrigação de toda e qualquer empresa que esteja presente no mundo digital e físico.

Isso porque, o cliente não precisa mais colocar a mão na carteira para fazer o pagamento de uma compra: basta alguns cliques no smartphone ou computador para adquirir produtos e serviços.

Ora, hoje as operadoras de cartão de crédito trabalham até mesmo com cartões virtuais, que estão vinculados ao físico, e que podem ser acessados através dos seus devidos aplicativos.

Dessa maneira, é possível pagar com cartão crédito fornecendo dados simples, como número do cartão, data de vencimento, etc.

Caso a sua empresa não esteja apta para receber pagamentos online, naturalmente você perde uma série de oportunidades.

Afinal de contas, os brasileiros são os que mais utilizam cartão de crédito na América Latina, segundo um estudo da Minsait.

Portanto, oferecer esse meio de pagamento na sua empresa, independente do nicho que ela atue, é uma forma de melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as vendas da sua empresa.

O que é pagamento online?

Pagamento online nada mais é que uma transação entre empresas e consumidores feita de modo totalmente digital, através de uma troca de informações.

Sendo assim, para que o pagamento seja considerado virtual, ele deve acontecer através de uma plataforma de pagamento, aplicativo móvel ou carteira digital, por exemplo.

O método utilizado para esse procedimento pode ser débito em conta, PIX, boleto e, o mais comum de todos, cartão de crédito.

O importante para ser considerado um pagamento digital é que não haja elementos físicos envolvidos nesse tipo de transação.

Como funciona o recebimento de pagamento por cartão de crédito?

O fluxo de pagamento online com cartão de crédito funciona de forma simples, através de várias fases.

Em uma loja virtual, por exemplo, acontece a venda de diversos produtos dentro de uma plataforma.

Assim, o consumidor escolhe o que deseja adquirir, adiciona no carrinho, opta pelo pagamento no cartão de crédito e fornece os dados solicitados para que a transação seja realizada.

Desse modo, o banco emissor do cartão utilizado pelo cliente recebe, de forma instantânea, a informação da compra e aprova o pedido.

Portanto, quando o pagamento é realizado através do cartão, a operadora cobra o valor da compra através do limite que o cliente possui.

Em seguida, ele fará o pagamento da fatura e você recebe, dentro de um prazo determinado pela plataforma de pagamento, o valor da sua venda.

Logo, é aqui que se faz necessário uma boa plataforma de pagamento, já que ela é responsável por mediar essa troca de informações entre instituições financeiras, bandeiras e etc.

Para estabelecimentos totalmente físicos, por exemplo, para receber pagamento cartão de crédito é necessário uma maquinha, sendo as mais populares:

  • Cielo;
  • Stone;
  • Rede;
  • GetNet.

Para fazer a contratação de qualquer uma delas é necessário realizar o pagamento de uma taxa por operação ou adquirir um plano.

A grande desvantagem, nesse caso, é referente ao tempo de recebimento do dinheiro, que pode levar até 31 dias para cair na sua conta.

Quem pode receber pagamento cartão de crédito?

Ao contrário do que muitos acreditam, não são apenas os e-commerces que devem fornecer uma solução de pagamento com cartão de crédito.

Afinal, a sua empresa não precisa estar 100% no mundo digital e, mesmo assim, deve oferecer facilidades que só a internet oferece.

Por exemplo, barbearias, escolas de idiomas, academias e agências de marketing podem e devem receber pagamento cartão de crédito, inclusive online.

No exemplo das agências de marketing, por exemplo, adotar a cobrança recorrente no cartão de crédito é o ideal, pois os clientes tendem a fechar serviços com prazos maiores nesse ramo.

Por que receber pagamentos por cartão de crédito?

“Mais de 52 milhões de brasileiros fazem a utilização do cartão de crédito como forma de pagamento”, é o que diz o SPC Brasil.

Dessa forma, se tem uma razão muito clara para você passar a receber pagamento cartão de crédito.

Sem contar que hoje, com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversas lojas virtuais, o consumidor usa o cartão para as suas compras digitais constantemente.

Inclusive, boa parte dos clientes gostam dessa forma de pagamento pela praticidade e facilidade, pois é possível parcelar.

Além disso, o pagamento com cartão de crédito ainda oferece uma série de vantagens, dentre elas é válido mencionar:

  • Você tem a garantia de recebimento;
  • Diminuição considerável da inadimplência, pois a operadora de cartão de crédito garante o recebimento pela sua venda;
  • O cliente compra de forma mais cômoda, através de uma tela, sem precisar sair de casa e enfrentar filas;
  • Aumento das vendas, já que o cartão de crédito é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas no Brasil.

Receber pagamento no cartão de crédito, por onde começar?

Existem várias formas de você começar a receber pagamentos através do cartão de crédito e cada uma delas apresenta as suas particularidades. Confira!

Intermediador de pagamento

Conhecido também como subadquirente, se trata de um sistema que faz a intermediação entre você e as instituições financeiras, sendo assim uma forma de terceirizar o pagamento da sua empresa.

Logo, o intermediador de pagamento realiza todo o processo de pagamento até o envio do dinheiro para a sua conta.

No entanto, por se responsabilizar de modo completo pela transação, as taxas tendem a ser maiores.

Gateway de pagamento

É um sistema que funciona como uma ponte de comunicação entre o cliente, banco e a operadora do cartão.

Isso porque, ele é responsável por capturar os dados, realizar a transmissão e o armazenamento das informações dos consumidores, tornando possível concluir as transações de maneira segura e rápida.

Com isso, o gateway de pagamento contribui para a realização dos pagamentos online com cartão de crédito, uma vez que você fará uso de uma única plataforma e interface.

Cobrança recorrente

As opções citadas acima contemplam as compras avulsas, mas se você trabalha com a venda de serviços, que são cobrados de modo constante, a cobrança recorrente é o modelo ideal.

Nesse caso, o cliente faz a contratação de um serviço e, durante o período de uso, realiza o pagamento online de maneira recorrente.

A cobrança é definida por você, dependendo do nicho que você trabalhe, podendo ser mensal ou até mesmo anual.

A grande vantagem da cobrança recorrente é a diminuição da inadimplência e maior lucratividade com ticket médio baixo.

Além dessas formas de receber pagamento cartão de crédito, há outras também interessantes e válidas, como;

  • Parcelamento;
  • Link para pagamento.

Leia também “o que é cartão de crédito recorrente” e saiba mais detalhes sobre essa modalidade de cobrança tão eficiente!

Como receber pagamento online no cartão de crédito?

Agora você já sabe como funciona o recebimento por cartão de crédito e conhece as vantagens dessa modalidade.

Sendo assim, é o momento de aprender a como começar a receber pagar por cartão de crédito. Veja!

Escolha uma plataforma de pagamento online

Para que seja possível receber o pagamento online através do cartão de crédito, é fundamental que você tenha uma plataforma que preste esse tipo de funcionalidade.

Hoje no mercado existem diversas delas, com características que podem ser bem distintas entre sim, porém sempre com o mesmo objetivo: tornar o recebimento por cartão de crédito possível.

Basicamente, a plataforma possibilita a gestão das cobranças, integrando todas as partes em um só lugar.

Logo, é mundo importante que você saiba escolher a melhor ferramenta para pagamentos com cartão de crédito, que deve ter algumas características importantes, como:

  • Possibilidade de integrar com as bandeiras de diversos cartões;
  • Taxas juros baixas e que sejam compatíveis com o mercado;
  • Parcelamentos para atrair e facilitar o pagamento dos clientes;
  • Segurança antifraude, uma vez que a clonagem de cartão de crédito vem se tornando uma prática comum no mundo digital.

Dentro dessa realidade, o cel_cash surge como a melhor alternativa, pois é uma plataforma completa que possibilita que você seja capaz de gerenciar os seus pagamentos avulsos e recorrentes.

Integração com o banco do cartão de crédito

Após escolher pelo cel_cash como a sua plataforma de pagamento, é realizado a integração com as partes que estão envolvidas nesse processo.

Como dito, o gateway trabalha para mediar a troca de dados entre instituições bancárias, bandeiras e adquirentes.

Desse modo, a bandeira que é responsável pelo cartão de crédito utilizado pelo consumidor recebe o pedido de solicitação e faz a aprovação da compra instantaneamente.

Para o pagamento recorrente o processo acontece da mesma maneira, porém a distinção é apenas a periodicidade automática da cobrança.

Recebimento pela empresa

Após essa integração com todos os envolvidos na compra online, a última fase é o recebimento do pagamento pela empresa.

Após ter sido aprovado o pagamento, a operadora do cartão cobra o valor diretamente no limite do cliente.

Após o pagamento da fatura, você recebe o dinheiro na sua conta corrente no prazo de 31 dias.

Com relação a tarifa cobrada, ela depende da plataforma que você escolheu, bem como da quantidade de transações e até mesmo do plano escolhido.

Em todo caso, o cel_cash oferece taxas competitivas e que não pesam para o bolso do empresário.

É possível receber pagamento de cartão de crédito pelo celular?

É possível sim receber pagamentos no cartão de crédito pelo celular e, o melhor, sem a necessidade de uma maquininha para isso.

Em suma, o indicado para esse caso é optar pelo link de pagamento como forma de receber pelas suas vendas.

Com ele, você pode fazer a cobrança via:

  • SMS;
  • WhatsApp;
  • E-mail, etc.

Dessa maneira, o link de pagamento garante algo fundamental para o consumidor e empresa, que é a rapidez na conclusão do pagamento.

Então, para começar a receber pagamento cartão de crédito, você precisa escolher uma plataforma de pagamento e, novamente, a indicação é o cel_cash.

Através do link de pagamento do cel_cash, o cliente é redirecionado para a página de pagamento, que é totalmente segura.

Desta forma, o consumidor escolhe o pagamento por cartão de crédito, preenche os dados solicitados no sistema e a transação é concluída.

Sendo assim, o link de pagamento traz muitas vantagens quando o assunto é receber pagamento no cartão de crédito:

  • É uma opção bastante prática;
  • É totalmente seguro;
  • Permite uma compra rápida por cartão de crédito;
  • Possibilidade de vender à vista ou parcelado;
  • Não há necessidade de uma maquininha;
  • Tem um excelente custo benefício, pois as taxas são menores com essa ferramenta.

Saiba mais sobre como funciona o link de pagamento e conheça as vantagens desse tipo de pagamento para o seu negócio!

Como cobrar multas e juros nos pagamentos com cartão de crédito?

O pagamento recorrente é a escolha certa para as empresas que trabalham com serviços de planos e assinaturas.

Afinal de contas, ao fazer esse tipo de cobrança o limite do cartão do consumidor não é utilizado integralmente, o que significa que ele não se compromete por conta de uma única compra.

No entanto, há uma renovação que é realizada mensalmente de modo automático e que só passa a não acontecer quando o consumidor solicita o cancelamento do serviço.

Contudo, para que esse pagamento online no cartão de crédito seja possível, é necessário que o cliente tenha limite disponível.

Caso não possua limite de crédito, a cobrança continua a ser realizada até que seja possível garantir o pagamento.

Dessa maneira, nada mais justos do que cobrar juros e multas quando o pagamento atrasa, não é mesmo?

Entretanto, como receber pagamento em cartão de crédito e ainda cobrar juros e multas?

Então, com o Galax Pay isso é possível, pois ele trabalha com retentativas inteligentes quando o consumidor não tem o limite disponível no dia do pagamento.

Sendo assim, quando o limite for disponibilizado, o valor do serviço é acrescido de juros e multas.

Portanto, se você faz o recebimento por cartão de crédito de modo recorrente, essa funcionalidade é importante para que a sua empresa não saia no prejuízo.

Inclusive, é interessante mencionar que hoje o cel_cash é a única plataforma de pagamento que presta esse tipo de serviço.

Como visto, receber pagamento cartão de crédito é importante para o funcionamento de toda e qualquer empresa, visto que essa modalidade de pagamento é uma das mais utilizadas.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo que um dos nossos especialistas entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time