Receber pagamento por cartão de crédito: como começar?

Compartilhar

|

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelo brasileiro. Saiba como facilitar o pagamento para você e seu cliente!

Facilitar o pagamento para o cliente é uma forma estratégica de aumentar as vendas. Receber pagamento por cartão de crédito é aceitar em sua empresa uma das formas de pagamento mais usadas no Brasil.

Segundo dados do Banco Central, há no Brasil mais de 123 milhões de cartões de crédito em uso. Além disso, os brasileiros chegaram a gastar R$ 1,089 trilhão com cartão de crédito em 2019.

E no atual cenário pós pandemia, se torna cada vez mais comum o pagamento online com cartão de crédito. E como receber pagamentos online? Prossiga com a leitura do post blog e entenda mais sobre!

Receber pagamento por cartão de crédito: por que é vantajoso?

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelo brasileiro, pois facilita a compra a longo prazo.”

Há um motivo muito claro para você receber pagamentos online e isso se vê em números. Segundo E-commerce Radar 2017, mais de 60% dos pedidos em e-commerce ocorreram a partir do cartão de crédito.

E por quê? Segundo mesma pesquisa, 30% das compras são parceladas em duas ou três vezes. Para 13%, é comum o parcelamento em seis vezes.

Com isso, fica evidente a presença forte do cartão de crédito em compras, que vai se tornar cada vez mais forte no meio digital. Porém, é necessário superar algumas barreiras, como a presença de 3,6 de fraudes por minuto envolvendo cartão de crédito na internet.

Vantagens em pagamento online com cartão de crédito

Além de possibilitar um aumento no número de vendas, o que o pagamento digital com cartão de crédito proporciona ao seu negócio? São vantagens como:

  • Redução da inadimplência;
  • Otimização de tempo;
  • Aumento da fidelidade dos clientes;
  • Redução no custo de cobrança;
  • Garantia de recebimento;
  • Maior comodidade para você e o cliente.

Como receber pagamento por cartão de crédito?

Agora que temos o contexto necessário para entender as vantagens do pagamento online com cartão de crédito, é hora de saber quais são os passos para aplicar esse método de pagamento ao seu negócio.

No geral, o pagamento digital deve oferecer comodidadesegurança e confiança – aspectos que são apresentados por um gateway de pagamento. Por ora, vamos entender o passo a passo!

1. Escolha uma plataforma de pagamento viável

Para ocorrer o pagamento online com cartão de crédito, é essencial que você conte com uma plataforma de pagamento simples e com zero burocracia. Essa plataforma permite a gestão e automação das cobranças, facilitando integração entre as partes.

Nisso, a melhor opção é um gateway de pagamento como o cel_cash, que oferece:

  • Integração única para diversos cartões, com diversas bandeiras;
  • Checkout transparente, sem redirecionamento de páginas;
  • Diminuição das taxas de juros cobradas em compra de uma ou várias parcelas;
  • Gestão antifraude, o que é importante num cenário onde apenas 20% dos consumidores se sentem seguros numa compra virtual.

Sistema de pagamento recorrente

Um gateway de pagamento vai além do pagamento online com cartão de crédito avulso, permitindo também o pagamento recorrente. Caso o seu produto seja um serviço por assinatura, o uso de pagamento recorrente permite:

  • Cobrança mensal sem complicações, pois automaticamente o sistema captura a cobrança por você;
  • Redução de inadimplência;
  • Garantia de recebimento;
  • Praticidade para o cliente.

2. Integração com o banco emissor do cartão de crédito

Após realizar sua escolha de sistema de pagamento, ocorre a integração com as partes envolvidas. O gateway de pagamento atua aqui na mediação da troca de informações entre bancos, bandeiras e adquirentes.

Por meio de integração via API, ocorre essa comunicação entre as partes de maneira assertiva. Dessa forma, o bandeira emissora do cartão de crédito usado pelo cliente recebe a solicitação de aprovação da compra em tempo real.

Pelo pagamento recorrente

O pagamento recorrente ocorre da mesma maneira que numa compra virtual isolada, com a diferença da periodicidade automática da cobrança.

  1. Primeiro, ocorre o cadastro do cliente, com nome, CPF/CNPJ e e-mail;
  2. Depois, ocorre o cadastro da cobrança, com valor, periodicidade, data de vencimento e número do cartão;
  3. Por fim, fica definida a cobrança automática das mensalidades.

3. Recebimento pelo e-commerce

Após integração do gateway com as partes envolvidas na compra virtual, a última etapa é justamente o recebimento do pagamento pelo e-commerce. Após aprovação do pagamento, a operadora do cartão cobra o valor no limite do cartão de crédito.

Depois do pagamento da fatura, você deve receber em até 31 dias o valor da venda em sua conta-corrente. Isso já contando os descontos de adquirente.

E há tarifa de cartão de crédito nesse recebimento? Isso varia conforme a quantidade de transações e o plano escolhido com o sistema de pagamento.

Segurança no pagamento e recebimento

Em todas as etapas apresentadas aqui, a segurança da transação deve ser constantemente assegurada. Sua solução de pagamento deve apresentar alta criptografia de dados e sistema antifraude do mercado.

Dessa forma, o cliente tem a segurança de não ter seu cartão clonado ou roubado e você tem a segurança de receber seu dinheiro.

Por que escolher o cel_cash como plataforma de pagamentos?

Por um motivo bem simples: ele traz vantagens para todas as etapas de recebimento por cartão de crédito. De pagamento avulso ao pagamento recorrente, o cel_cash traz:

  • Uma plataforma completa e intuitiva, que é fácil de usar;
  • Integração com qualquer sistema de gestão através de uma poderosa API;
  • Melhor custo-benefício, pois você só paga um valor fixo por transação, sem percentual sobre compra.

cel_cash é o seu primeiro passo para receber pagamento por cartão de crédito.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time