Quem pode usar o Pix PJ?

Compartilhar

|

Quem pode utilizar do Pix para pessoa jurídica? Como cadastrar o Pix para empresas e começar a utilizá-lo para pagamentos e cobranças? Saiba neste artigo!

Pix é uma revolução nas formas de pagamento, sendo um novo sistema do Banco Central que promete pagamento instantâneo. Por esse motivo que tem sido tão adotado o Pix PJ.

Pix PJ funciona da mesma forma que o Pix tradicional, mas com algumas pequenas diferenças. Por exemplo, há um número maior de chaves Pix disponíveis, mas também pode haver cobrança para uso em compras.

Mas quem pode utilizar do Pix para pessoa jurídica? Como cadastrar o Pix para empresas e começar a utilizá-lo para pagamentos e cobranças? Prossiga com a leitura e saiba tudo que precisa saber!

Afinal, o que é o Pix PJ e como ele funciona para as empresas?

O Pix para PJ se trata de uma nova alternativa para os negócios – uma mais vantajosa por sua agilidade e eficiência.”

O Pix se trata de uma nova forma de pagamento que foi anunciada em fevereiro de 2020 pelo Banco Central. Ele permite o pagamento instantâneo e a transferência entre contas em tempo real – não importa o dia ou horário.

Ele pode ser oferecido por todos os bancos e instituições financeiras do país, sendo uma solução integrada a eles e não um sistema à parte. Para pessoa física, as transferências e pagamentos são gratuitas.

Já no Pix para pessoa jurídica, as tarifas podem ser cobradas pelos bancos e instituições. Fica a cargo delas cobrarem e definirem o valor da cobrança.

Quem pode usar o Pix para pessoa jurídica?

Qualquer empresa, não importando tamanho ou segmento de atuação, pode utilizar o Pix PJ. Basta ter uma conta, carteira digital num banco ou instituição financeira que disponibiliza a solução.

É possível realizar os pagamentos instantâneos entre diferentes entidades, podendo ser:

  • Entre pessoas físicas e empresas (de PF para PJ e vice-versa)
  • Entre empresas (de PJ para PJ)
  • Entre empresas e governo (de PJ para governo e vice-versa)

Como cadastrar o Pix PJ e começar a utilizar dele em pagamentos e cobranças?

Como cadastrar o Pix para PJ e começar a utilizá-lo? Bem, basta que o seu banco ou instituição financeira tenha Pix. Neles, você pode criar a chave Pix, que se trata do seu CNPJ, e-mail ou telefone celular – todos podem virar uma chave.

Além disso, você pode gerar chaves aleatórias, de forma a preservar seus dados pessoais.

A empresa pode ter até 20 chaves Pix, mas geralmente não é necessário tanto. Você escolhe uma das chaves para ser enviada ao cliente, outra empresa ou governo, de forma que realize a transferência bancária.

Como fazer e receber pagamento por Pix?

No pagamento por Pix, a chave pode ser utilizada para recebimento e pagamento. Basta entregar (ou receber) a chave Pix para ser utilizada na transferência de dinheiro.

Outra opção recorrente nos pagamentos e cobranças é o QR Code Pix. Se for pagar, basta utilizar a câmera do celular para realizar a leitura. Se busca cobrar, é necessário apenas gerar o QR Code na sua conta PJ e enviar para o pagador.

QR Code Pix é gerado de duas formas, uma mais simples e outra mais complexa. Elas são:

  • QR Code Estático, sendo usado para pagamentos simples, com pouca informação e sendo opcional a especificação do valor;
  • Dinâmico, que é utilizado para pagamentos mais profissionais, sendo obrigatória a especificação do valor.

Que vantagens do Pix são proporcionadas ao seu negócio?

Há bons motivos para você adotar o Pix PJ como forma de pagamento no seu estabelecimento, seja físico ou digital. E quais são esses bons motivos?

Pagamentos são instantâneos pelo Pix PJ

No Pix, os pagamentos são realizados de maneira instantânea, não importando o dia ou horário de sua realização. A operação pode levar até 10 segundos para ser concluída, o que a torna mais rápida do que transferências TED e DOC.

Você gasta menos com o pagamento por Pix

Apesar do Pix para pessoa jurídica ter uma taxa definida pelo banco ou instituição financeira, ele ainda é mais econômico que outras opções. Entre as formas de transferência de dinheiro, é a opção mais acessível.

Se trata de uma forma de pagamento com vários mecanismos de segurança

No sistema do Pix, você encontra três tecnologias que garantem a segurança no pagamento: criptografiaassinatura digital e autenticação mútua. Dessa forma, o QR Code Pix pode ser utilizado para pagamentos sem riscos de fraude.

Além disso, todas as informações obtidas no cadastro das chaves Pix são armazenadas numa plataforma do Bacen. É garantido o sigilo bancário e a proteção do LGPD.

Pode ser apresentado como um diferencial da sua empresa

Para o Microempreendedor Individual e negócios menores, o Pix para PJ pode se mostrar um grande diferencial. Afinal, ele torna o pagamento mais rápido e prático, enquanto é uma forma de cobrança mais barata.

Onde você pode obter o seu Pix para PJ?

cel_cash é um participante oficial homologado pelo Banco Central para produzir suas chaves Pix e cobranças com QR Code Pix. Trazemos uma das menores taxas do mercado, o que permite que seus pagamentos sejam ainda mais econômicos.

Em nossa plataforma, você pode gerar boletos com QR Code Pix, o que garante que tenha boletos compensados mais rapidamente. Além disso, você conta com toda a estrutura de pagamento do cel_cash e a solução Pix para PJ completa.

Somos uma plataforma de pagamento recorrente, onde você se torna capaz de gerir as cobranças que foram enviadas e pagas pelos clientes de forma automática e em poucos passos. Dessa forma, além do sistema Pix, você tem um sistema de gestão financeira.

Por isso, ao gerar o seu Pix para PJ, conte com uma opção mais completa para o seu negócio. Preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrarão em contato apresentando mais soluções que possuímos!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time