Professores particulares precisam de um método de cobrança eficiente!

Assim como todo profissional liberal, os professores precisam de formas eficientes de gerenciar seus pagamentos. Veja aqui como fazer isso!

por Lays Xavier

A carreira do professor particular muitas vezes pode ficar comprometida por carência de algumas informações mais comerciais do seu negócio.

É importante ter em mente que o professor particular está prestando um serviço e, assim como os demais profissionais, ele irá se preparar para as aulas, criar materiais e muito mais.

O que muitas vezes ocorre, é que as pessoas têm dificuldade de valorizar o serviço deste profissional e acabam não se comprometendo com ele.

A situação anterior cria uma grande instabilidade para o profissional, principalmente para os que tiram a sua renda primária deste serviço.

Os professores particulares, geralmente possuem dificuldade de comercializar o seu serviço e acabam optando por métodos de pagamentos ineficientes.

Caso você seja um professor particular, sabe bem a realidade das palavras até então ditas.

Aprenda a organizar a sua rotina de aulas de forma comercial e justa!

O seu trabalho deve ser valorizado

Os profissionais que dão aulas particulares, devem valorizar o que oferecem.

A aula é mais que transmissão de conhecimento. Todo o processo envolve a adaptação ao ritmo do aluno, experiências pessoais do professor, didática para facilitar o entendimento, capacitação profissional e mais.

Durante a aula o professor está dedicando o seu tempo, além de que, as aulas são preparadas de maneira prévia.

Os preços pagos devem ser justos para arcar com as despesas que o professor terá, além do tempo que será gasto para o preparo da aula e o encontro em si.

A rotina deve ser planejada, os ganhos e os gastos devem ser colocados no papel para que haja um maior controle financeiro da atividade profissional exercida. É possível se organizar e com um método de cobrança que cria vínculos e estipula prazos, fica ainda mais fácil!

Estipule quanto vale a sua hora, compare com os valores praticados em sua região e defina qual você irá praticar. . Quer saber como? Veja a seguir.

Quanto cobrar pela aula particular?

Uma série de fatores deve ser considerada antes de o valor ser definido, como:

  • A aula será na sua casa ou na do aluno? Quanto tempo e recursos serão usados para o possível deslocamento?
  • Qual o seu grau de formação?
  • O quanto você pode agregar para o aluno?
  • Qual o método de ensino utilizado?
  • O programa de ensino foi desenvolvido por você?
  • Como funciona a sua didática?
  • Você possui experiência?
  • Qual será o cronograma de aulas: dias e horários?

Todas as questões são variáveis para definir o preço.

Professores iniciantes ainda estão desenvolvendo seus métodos e por esta razão, costumam cobrar um valor mais em conta. Profissionais mais experientes e com formações mais avançadas como, pós-graduações, podem subir um pouco o valor.

Será necessário ir à casa do aluno? Este valor deve ser somado ao valor da aula, podendo fazer com que o preço suba, já as aulas oferecidas em casa não terão tantas despesas.

Você pode calcular um valor fixo para a sua aula e adicionar uma variante referente ao transporte para a casa do aluno, por exemplo.

Entre as regiões do Brasil, o valor das aulas particulares variam bastante, porém a média para professores com pouca experiência e que dominam a matéria, ficam entre R$50,00 e R$80,00 a hora.

Observe o valor praticado pelos professores em sua região, para não destoar tanto dos demais, mas sempre valorizando suas formações e experiências.

Estipulando um valor fixo por hora/aula fica mais fácil se organizar financeiramente, porém, as incertezas ainda são grandes devido à falta de previsibilidade encontrada pela profissão.

Para solucionar este problema, será necessário adotar um método de cobrança eficiente.

Com tanta incerteza com relação à lista de alunos, é possível ter alguma previsibilidade e firmar compromissos à prazo com os alunos ou pais?

A resposta, é SIM! Com um sistema de cobrança eficiente, você pode fazer muito.

Continue a leitura e saiba os benefícios de ter um sistema que facilite o acompanhamento de seus pagamentos.

Método de cobrança eficiente

O método mais eficiente é aquele que faz com que os seu clientes paguem. Independente de ser em dinheiro vivo, no cartão de crédito ou no cheque, todo professor deseja receber ao final de seu trabalho.

O que tem na cobrança ideal? O fato de disponibilizar o pagamento via cartão de crédito, aplicar juros ou multas, criar contratos de forma rápida, realizar a cobrança de forma automática e economizar o seu tempo?

Caso você tenha respondido sim para a pergunta acima, o uso de um sistema de gestão recorrente dos pagamentos é ideal para você.

Com o sistema de gestão, você consegue:

  • Realizar a cobrança sem sair de casa: não é necessário encontrar com o aluno para que ele realize o pagamento diretamente a você;
  • Previsibilidade: é possível saber quanto você receberá no mês seguinte;
  • Transações financeiras livres do cartão de crédito: as cobranças são realizadas no cartão de crédito, pelo sistema, sem a necessidade de uma maquininha;
  • Contratos: você pode criá-los com cláusulas de fidelidade para estimar um tempo mínimo de compromisso com o cliente. Uma vez que o contrato é assinado, ele fica registrado na web de forma segura.

Estas são apenas algumas das vantagens de adquirir um sistema de pagamentos para gerir uma cobrança eficiente. Como professor particular, você precisa de ter a previsibilidade em suas mãos.

O Galax Pay é um sistema que oferece todos os benefícios citados acima e muito mais por um preço justo para auxiliá-lo na sua profissão.

Converse com um especialista e entenda melhor como usá-lo em seus pagamentos.

Receba o contato de um especialista

Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
Outros posts feitos por Lays Xavier
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa