Por que utilizar um ERP especialista no meu segmento?

Saiba, neste artigo, o que é e as vantagens de adotar um ERP especialista no seu segmento. Além disso, confira algumas dicas para realizar a melhor escolha.

por WebMais Sistemas
Por que utilizar um ERP especialista no meu segmento?

A transformação digital vem contribuindo muito com o gerenciamento dos negócios, proporcionando soluções cada vez mais eficazes. Dentre elas, o sistema ERP especialista se destaca, pois nada mais é do que um software de gestão desenvolvido com foco nas necessidades de cada setor, ou nicho de atuação.

Saiba mais sobre este novo conceito no nosso artigo de hoje! Veja as vantagens da sua adoção e ainda como escolher o ERP ideal para a sua empresa que atenda processos específicos do seu dia a dia.

O que é um ERP especialista, afinal?

Um ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um software que integra todas as informações gerenciais da sua empresa em uma única plataforma. Com esta solução, sua gestão se torna mais ágil, pois você conta com mais dados e subsídios para as tomadas de decisões estratégicas, sejam elas financeiras ou administrativas.

Além disso, ele simplifica e automatiza diversos processos do seu dia a dia, assim você pode focar em atividades mais estratégicas que trazem um maior retorno para sua empresa.

Entretanto, muitos negócios vêm apostando fortemente nos ERPs especialistas, sistemas desenvolvidos especialmente para um determinado segmento. Como eles são projetados para operar com mais profundidade nas operações, permitem um estudo mais amplo e não demandam a necessidade de customizações.

Ainda, ele auxilia no aumento da produtividade e na manutenção da qualidade dos produtos fabricados ou distribuídos pela sua empresa. Por exemplo: se você trabalha no ramo alimentício, sabe como é importante ter um controle de lote e validade dos produtos, certo?

Com um ERP especialista, você tem este e outros controles em tempo real, como rastreabilidade, que ajudam a garantir a qualidade dos produtos e fazem com que cheguem aos clientes sem avarias, gestão financeira e controle de estoque.

5 vantagens de utilizar um ERP especialista

Como você já viu, um sistema de gestão integrado especialista fornece controles específicos aos setores que atendem. Eles trabalham com foco nas principais necessidades, solucionando problemas que são possíveis de resolver apenas por especialistas.

Confira a seguir, as 5 principais vantagens de contar com um sistema ERP especialista na sua gestão.

1 - Agilidade na implantação

Quando falamos na implantação de um software, os esforços de tempo, energia e investimentos são menores para um sistema ERP especialista quando comparado a um software generalista. Isso porque, normalmente, o ERP já conhece as necessidades do negócio e se encaixa facilmente nos processos da empresa, não necessitando de muitos ajustes.

Além disso, o ROI (Retorno sobre o Investimento) é muito mais rápido. Ainda, o processo de treinamento da sua equipe é mais simples e seguro, já que o software e as pessoas estão falando a mesma língua.

2 - Melhores práticas de mercado

Uma ferramenta especialista compreende as melhores práticas do segmento. E é exatamente por isso que este tipo de ERP acaba adotando as melhores práticas de mercado.

De quebra, o vasto conhecimento do segmento embutido no sistema ainda pode melhorar a produtividade e desempenho dos colaboradores e de todos os processos.

3 - Suporte mais eficaz

Um sistema especialista em determinado segmento, atua nas necessidades e tem a preocupação de resolver cada detalhe solicitado pelos clientes.

A especialidade já começa no desenvolvimento do software, que é feito por pessoas que entendem dos processos e já tiveram alguma relação com o setor. Essa atenção não é diferente com o suporte, que também é composto por especialistas e ocorre de forma mais eficiente e assertiva.

4 - Olhos no futuro

Empresas que optam por utilizar um sistema de gestão especialista, estão bem mais preparadas para o futuro. Afinal, sempre quando surgem novas práticas benéficas para cada negócio, o software tende a incorporar rapidamente esta prática.

Ainda, por meio de feedbacks e pesquisas com usuários, o ERP realiza atualizações e melhorias que atendam novas técnicas e tendências.

5 - Maior segurança

Ao buscar um software ERP, é possível ver esse produto funcionando em várias empresas do mesmo segmento, buscando e comparando cases. Essas referências fornecem à empresa a segurança de que esse software também vai funcionar em seus processos.

Como escolher um ERP especialista para minha empresa

Agora que você já conhece o que é um ERP especialista e as vantagens na sua adoção, é hora de conferir as nossas dicas para escolher o sistema certo para sua empresa.

  • Defina as necessidades da sua empresa: Em primeiro lugar, você precisa definir quais são as necessidades que estão levando a esta busca. Você quer automatizar sistemas? Agilidade na gestão? Redução de custos? Abandonar as planilhas?;
  • Verifique se o fornecedor realmente entende do seu segmento: O segredo não é apenas adquirir as melhores ferramentas, mas também ter um bom atendimento, um suporte para tirar dúvidas e ensinar os usuários sobre como explorar as funções do sistema. Portanto, lembre-se de avaliar o know-how do fornecedor dentro do segmento, a fim de garantir a melhor experiência possível;
  • Faça um planejamento: Os colaboradores devem estar envolvidos na implantação de um novo sistema, bem como estarem cientes do planejamento e cronograma. Caso você não trace uma estratégia para inserir seu pessoal nesta nova realidade, existem grandes chances do projeto não obter sucesso;
  • Avalie a implantação: O desafio não está apenas em escolher o software especialista certo, mas em avaliar como se dará a implantação do mesmo, já que se for realizada de forma equivocada, poderá causar o insucesso de todo o projeto;
  • Mensure seus resultados: Após finalizar o processo de implantação, é importante acompanhar de perto o funcionamento da solução. Um bom desempenho depende também de um monitoramento constante por parte dos gestores.

O momento da escolha de um ERP é decisivo, por isso trouxemos estas dicas! Esperamos que elas ajudem você a tomar a melhor decisão para sua empresa.

Estruture o financeiro e o contábil da sua empresa

Autor

WebMais Sistemas

A WebMais Sistemas é uma empresa de tecnologia que desenvolve e comercializa um ERP online focado em micro a médias empresas, sendo especialista na gestão de indústrias e distribuidoras dos segmentos alimentício, bebidas, cosméticos, metalúrgica, plásticos, química e cervejaria.

Outros posts feitos por WebMais Sistemas

Deixe seu comentário