Por que usar o pagamento recorrente com Pix?

Compartilhar

|

Conheça o Pagamento Recorrente com Pix e as vantagens de automatizar o recebimento também deste método de pagamento.

De acordo com a CNDL/SPC Brasil, o Pix é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil em razão da facilidade e praticidade. Logo, as empresas que trabalham com modelos de vendas de assinatura poderão ainda se beneficiar do pagamento recorrente com Pix.

Afinal de contas, o Pix revolucionou a maneira como as transações são realizadas, provocando mudanças incríveis nos meios de pagamento, eliminando a burocracia e os custos com taxa de maquininha.

Sendo assim, as pessoas físicas foram as primeiras a abraçar e aprovar o novo meio de pagamento.

No entanto, as empresas não demoraram para notar as vantagens e começaram a fazer uso do Pix também nas suas operações e transações.

Logo, o que talvez você não saiba é que, além de ser ótimo para pagamentos únicos, é possível usar o pagamento recorrente com Pix também.

O que são cobranças recorrentes?

O Pix é uma das melhores soluções de pagamento para cobrar clientes de forma recorrente. Todavia, o que são cobranças recorrentes? Elas são realizadas em três modelos:

  1. Assinaturas;
  2. Planos;
  3. Mensalidades.

Com elas, é possível acordar com o cliente o meio de pagamento e data de pagamento para acontecer as cobranças durante os meses firmados.

Dessa forma, se você tem a cobrança recorrente de uma academia por 12 meses, por exemplo, o Pix débito automático, bem como os recebimentos, só irá acontecer durante esse período.

Todavia, isso é totalmente personalizável, podendo haver planos mensais, semestrais, anuais, a depender do seu tipo de negócio e da necessidade do cliente.

Nos dias de hoje, o pagamento recorrente é adotado em vários segmentos: provedores de internet, academias, clubes de assinaturas, planos de saúde, TV a cabo e mais.

Para o consumidor é vantajoso, pois ele ganha em comodidade. Já para as empresas,

existe o benefício de poder contar com o fluxo de caixa calculável.

Há pouco tempo, no pagamento recorrente, só haviam três formas de fazer a cobrança:

  1. Débito automático;
  2. Boleto bancário;
  3. Cartão de crédito.

Porém, hoje é possível usar o pagamento recorrente com Pix, tendo todas as vantagens deste meio de pagamento também nesta modalidade de negócio.

Por que usar o pagamento recorrente com Pix?

O Pix recorrente possui diversas vantagens e são úteis para as cobranças recorrentes do seu negócio. Confira abaixo!

Facilidade de utilização para o cliente e para a empresa

A facilidade do uso do Pix é um fator muito interessante, uma vez que para realizar a transferência é preciso somente ter os dados do recebedor ou usar a chave Pix.

A operação é feita de maneira manual pelo cliente, bem semelhante ao TED tradicional, porém com o diferencial de funcionar a qualquer momento e as informações usadas serem básicas, como CNPJ ou e-mail do recebedor.

Logo, é interessante para o cliente que não precisa mais preencher CPF, nome, conta bancária, agência e dígito. Com a chave Pix, o pagamento é enviado rapidamente.

Dessa maneira, após enviado o dinheiro, o valor já fica disponível na conta do recebedor.

Rapidez e praticidade para a empresa e para o cliente

Um dos grandes benefícios de usar o pagamento recorrente com Pix é a rapidez e praticidade.

E isso é uma grande vantagem tanto para empreendedores – que conseguem emitir a cobrança de maneira muito fácil e até com a possibilidade de ser automatizada – quanto para clientes, que em poucos segundos fazem o pagamento pelo seu celular.

Afinal de contas, as transações são realizadas de maneira muito simples e o valor fica disponível na conta em poucos segundos, geralmente em torno de 10 segundos.

Inclusive, com o Pix débito automático as operações podem ser feitas a qualquer momento do dia, pois esse meio de pagamento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Logo, não há mais necessidade de aguardar por tempo demais a confirmação do pagamento do cliente e amplia suas chances de fazer negócio após horário comercial.

Integração com outras ferramentas

Ainda é vantajoso usar o pagamento recorrente com o Pix pela integração que ele tem com outros sistemas, como ERP, por exemplo, possibilitando uma visualização mais completa dos dados financeiros relacionados ao pagamento.

Logo, fazer a utilização desse recurso é uma forma de visualizar de modo mais efetivo os pagamentos, facilitando com isso, o controle financeiro do seu negócio.

Segurança

As instituições financeiras usam toda a tecnologia necessária e segurança cibernética dos outros meios de pagamento também no Pix.

Inclusive, as instituições financeiras precisam ser homologadas pelo Banco Central para oferecer pagamentos por Pix, dando um nível de segurança maior para as transações.

Para o cliente ainda há uma grande vantagem, ele não vai precisar digitar os dados um por um do recebedor, como nome, CPF, número da conta e dígito, que aumentava as chances de erros.

Taxas reduzidas para o cliente e empresa

Usar o pagamento recorrente com Pix é vantajoso também pelas taxas reduzidas, em especial quando comparada às transações no cartão de crédito ou por boleto quitado.

Para fazer uma análise, o Banco Central divulgou que o custo do Pix para as empresas é de 0,99% por transação, enquanto as demais formas de pagamento, como cartão de crédito, possui taxas que podem variar até 1,40%.

Para o cliente há a vantagem também das taxas, pois caso fosse fazer um TED ou DOC, teria que pagar no mínimo R$ 10,00 por operação, chegando até a R$ 20,00 em algumas instituições financeiras, já o Pix para pessoas físicas é gratuito.

Automação dos pagamentos

Para usar o pagamento com Pix recorrente é necessário que a cobrança seja realizada de maneira manual.

Todavia, o que talvez você não saiba é que o Pix pode ser inserido facilmente dentro de um sistema de automação de pagamentos.

Desse modo, se torna bem mais simples e prático acompanhar a situação financeira do seu negócio.

Para automatizar o pagamento recorrente com Pix, você pode contar com sistema de automação, como o cel_cash.

A partir dele, é possível gerar e enviar automaticamente as cobranças em Pix para os seus clientes e minimizar assim os erros nas operações.

Conheça o Pix Recorrente do cel_cash

Usar o pagamento recorrente com Pix tem uma série de vantagens em gestão financeira para as empresas. Contudo, para automatizar o processo de cobrança, o ideal é aderir a um sistema de gestão.

Com o cel_cash, você pode facilmente começar a usar o Pix recorrente, além de contar com diversos outros meios de pagamento e funcionalidades da plataforma.

Sendo assim, automatize as suas soluções de pagamento. Converse com um consultor cel_cash.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time