Por que softwares de gestão para Pix são úteis?

Compartilhar

|

O Pix pode ser usado por todas as instituições cadastradas no Sistema desenvolvido pelo Banco Central. Veja aqui qual é o papel dos softwares de gestão na revolução do mercado financeiro.

Falar sobre o Pix é cada vez mais comum, o sistema de pagamento veio para facilitar o dia a dia. Todas as pessoas, sendo elas físicas ou jurídicas podem aproveitar deste recurso de pagamento.

A facilidade de pagamento foi aumentada, e junto a ela criou-se uma certa dificuldade para que as empresas consigam acompanhar todos os recebimentos. Assim, alguns pagamentos podem passar batido, cobranças serem duplicadas ou as vezes, passam despercebidas.

Por essa razão um software de gestão para Pix se torna muito útil e ajuda a retomar o controle financeiro, além de proporcionar ao empresário uma visão mais clara de seu negócio.

Ah, e vale lembrar que, apesar de todas as pessoas e empresas poderem aproveitar dos pagamentos oferecidos pelo Pix, nem todas as instituições financeiras poderão oferecê-la. Só é seguro contar com empresas devidamente credenciadas, ok?

Agora vamos retirar suas dúvidas para que você possa gerenciar seus pagamentos da melhor maneira com a utilização de um software especializado!

A utilização do Pix poderá ser feita desde que você possua uma conta em alguma instituição financeira cadastrada para utilização do novo método de pagamento. Sendo assim, é necessário apenas ter o cadastro em um banco tradicional ou digital, além da opção de fintechs e bandeiras de cartão de crédito.

É válido ressaltar alguns detalhes, que farão uma grande diferença para os empreendedores. Confira a seguir!

Disponível somente para instituições de pagamento cadastradas

O Pix veio para substituir as TED’s e as DOC’s tradicionais. Porém, ao contrário do que se imagina, o seu surgimento não fará com que essas transações deixem de existir. Elas ficarão obsoletas e, por essa razão, deixarão de ser utilizadas no meio financeiro. Afinal, o pagamento instantâneo traz agilidade e praticidade.

Para disponibilizar o Pix como possibilidade de transação, as instituições de pagamento deverão se cadastrar no sistema do Banco Central desenvolvido especialmente para o pagamento instantâneo.

A participação obrigatória do cadastro no Sistema do Pix, se dá para as instituições que possuem mais de 500 mil contas ativas, caso contrário, a adesão é opcional.

As micro e médias empresas precisarão ficar atentas às condições que serão oferecidas pelas instituições para a utilização do Pix.

Por que softwares de gestão de Pagamento Instantâneo (Pix) são úteis?

Para as empresas que desejarem utilizar o Pix e que não possuam um software para auxiliar nas atividades financeiras, todos os processos serão realizados de forma manual. Este pode ser um problema a partir do momento que uma grande quantidade de transações passem a ser realizadas.

Imagine que você conte com uma cartela que tenha de 50 a 100 clientes. Próximo à data de cobrança, será necessário salvar com os dados corretos cada cobrança de forma individual e depois encaminhá-las aos respectivos clientes.

Lançar os pagamentos na data correta e fazer a conferência da liquidação, além de ser um processo muito trabalhoso, pode ocasionar em erros.

O pagamento através do Pix, pode ter duas formas de cobrança, ambas realizadas através de um envio manual. Entenda a seguir!

A transação feita de forma manual exige o cadastro dos dados do cliente, como o nome completo, o CPF ou CNPJ e em alguns casos, um número de telefone ou e-mail.

Há também a opção de envio do pagamento via QR Code, que é um pouco mais simples, visto que é necessário apenas cadastrar um valor para que o código seja gerado e possa ser enviado ao pagador.

Gerar um QR Code, ainda que seja uma transação simples, requer atenção e o envio deste para os clientes, pode ser demorado e confuso quando realizado em grandes quantidades.

Os softwares de gestão, facilitam todo esse trabalho para que as cobranças não sejam realizadas de forma equivocada. A geração do débito, o envio e a conferência de pagamento, é feita de forma automatizada e nenhuma cobrança é esquecida.

Todo o processo, quando se utiliza um software de gestão de Pagamentos, é muito simples. Basta realizar o cadastro do cliente e os detalhes da cobrança, como a data de vencimento, valor, se haverá ou não juros após o vencimento e o número de parcelas.

Feito isso, o software se encarrega de gerar a cobrança, enviá-la ao cliente e fazer a liquidação assim que o pagamento é realizado.

Umsoftware de gestão ainda facilita a criação de relatórios personalizados e possibilita ter uma visão mais clara a respeito das cobranças realizadas pela sua empresa.

Com a adesão do Pix o software conseguirá gerar um QR Code e enviar diretamente para o cliente ou no caso de pessoas mais resistentes a mudança, haverá a opção de realizar um envio mesclado, gerando um boleto com os dados do QR Code em seu arquivo para que a pessoa opte pela forma que melhor irá atendê-la.

Aproveite para saber como realizar o controle de pagamento dos seus clientes ou colaboradores de uma forma fácil e que auxilie a saúde financeira da sua empresa.

Sua empresa está preparada?

Em meio a tantas mudanças que estão ocorrendo, sua empresa está preparada para aderir à nova realidade do mercado financeiro?

Cada dia mais se fala em Pix e não oferecer isso em sua empresa pode ser muito perigoso, trazendo uma imagem de obsoleta. Diversifique os meios de pagamento e esteja pronto a oferecer os melhores meios para o seu consumidor. Com a ajuda certo este processo se torna ainda mais fácil e rápido.

software de pagamento cel_cash oferece soluções práticas de automação de processos financeiros.

Retome o controle financeiro da sua empresa, converse com um consultor e entenda mais sobre a utilidade de um software de gestão de pagamentos para o seu negócio.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time