Planejamento orçamentário: tipos, quando usar e como fazer

Compartilhar

|

Para que a empresa cresça no mercado e mantenha essa crescente é preciso que ela tenha uma boa saúde financeira. Monte o seu planejamento orçamentário!

Você já ouviu falar de planejamento orçamentário? Foi uma pergunta bem direta, mas que faz todo sentido para o seu negócio.

Essa ferramenta é utilizada pelo departamento financeiro. Através dele, as empresas identificam os melhores caminhos que o empreendimento deve seguir, financeiramente.

Através dessa estratégia, a gestão orçamentária de um negócio pode ser estruturada, guiando ainda o seu planejamento de receita, custos, despesas e até mesmo os investimentos futuros.

Desta forma, a empresa tem uma projeção para estruturar um caminho a seguir nos próximos meses ou até anos seguintes.

Existem diversos tipos de planejamento orçamentário que podem ajudar o negócio a decolar de uma vez por todas.

Além disso, se você possui dificuldades para enxergar um panorama futuro da sua empresa, é imprescindível que você tenha um planejamento.

Uma pesquisa feita pela consultoria Falconi revelou que das 100 empresas entrevistadas durante o trabalho, apenas 10% delas possuem estratégias para os anos seguintes.

Se você tiver a sua, estará à frente no mercado.

O que é planejamento orçamentário?

Para que a empresa cresça no mercado e mantenha essa crescente é preciso que ela tenha uma boa saúde financeira.

Essa ferramenta proporciona o controle de orçamento, baseado em previsões pautadas através do histórico da empresa, seus objetivos e alguns outros fatores que importam dentro desse processo.

É como se o planejamento orçamentário buscasse prever o futuro do negócio para que a empresa possa se preparar melhor para os eventuais compromissos e percalços que vem enfrentando pelo caminho.

Para ser mais preciso, o planejamento de uma empresa é uma ferramenta para o seu controle financeiro. Está elaborada de acordo com os histórico de transações e objetivos que a empresa precisa.

Além disso, é responsável por projetar ou simular as movimentações que estão no caixa de uma empresa para os próximos meses ou até mesmo os próximos anos.

Tipos de planejamento orçamentário

Estático a base zero

Este é um tipo de planejamento bem popular no mundo dos negócios. Mas tudo depende do estilo da pessoa.

Por exemplo, o planejamento orçamentário do tipo estático é o que não se altera, independente dos resultados que a empresa apresenta.

Normalmente, isso acontece em grandes negócios, até por ser um facilitador dos controles das finanças.

Vamos supor que o seu negócio colocou R$100.000 para serem investidos com comunicação. Mesmo que perceba que a comunicação está sendo favorável ao negócio, ou seja, está dando resultado, esse valor orçamentário não pode ser alterado.

Flexível

O planejamento orçamentário flexível é totalmente o inverso do estático. Este tipo de planejamento pode ser alterado, a depender da quantia que está sendo gasta durante todo o processo.

Por isso é importante que o gestor do negócio crie suas considerações e margens para respectivas mudanças no orçamento.

É importante salientar que é necessário um acompanhamento mais contínuo e frequente deste plano para evitar problemas no futuro.

Incremental e ajustado

Este tipo de planejamento está mais relacionado com a frequência que este plano é revisado pelo departamento financeiro ou gestores da empresa.

Geralmente, o planejamento orçamentário contínuo precisa ser sempre atualizado e revisado. Assim como todo o planejamento orçamentário empresarial, que deve ser feito com cautela, esse é um dos mais utilizados, dentro dessa alçada.

Geralmente o perfil da empresa que costuma usá-lo e de quem costuma ditar muito bem os ganhos e despesas do negócio por isso, organização e atualização do orçamento é sempre uma das pautas principais da empresa.

Matricial

E você pode não conhecer, mas existe um tipo de planejamento orçamentário que é bem utilizado no ramo dos negócios. Basicamente, ele cruza, em uma matriz, dados relacionados às receitas, despesas, custos e os investimentos do negócio.

Neste quesito, o planejamento pode ser uma subdivisão de apartamentos. Cada pessoa deve ser responsável por um departamento da Matriz.

Por exemplo, a verba é distribuída entre a comunicação, treinamentos, recursos humanos, logística e outros departamentos da empresa.

Beyond budgeting

Este é um tipo mais atual de modelo de gestão aumentaria. Essa metodologia possui alguns princípios específicos.

Este tipo de planejamento, as metas não são fixadas. Geralmente, são pré-requisitos alterá-las. Simplesmente as metas são ajustadas, sem uma alta complexidade do negócio.

Outra característica definida por esse tipo de orçamento é a autonomia do gerente ou gestor para tomar decisões e alcançar resultados, sendo assim balanceados os indicadores de operação, gastos e eficiência no negócio.

Ou seja, é como modelo de agilidade para automatizar os ganhos de velocidade dentro dos processos da empresa

Benefícios do planejamento orçamentário

Possibilidade de investimentos operacionais

Este faz parte da composição do planejamento orçamentário. Os investimentos são realizados por empresas para compra de bens ou serviços para incrementar ainda mais a qualidade do seu serviço.

Com planejamento orçamentário isso fica muito mais fácil de acontecer. Até porque com o panorama geral das finanças, é possível ver o que está demandando mais serviço ou trabalho para garantir um investimento maior em determinada área.

Por isso, com planejamento em mãos, você sabe onde investir e onde deve colocar o seu dinheiro, sempre buscando um retorno em cima daquilo.

É por isso que a possibilidade de investimentos operacionais é um dos benefícios de quem tem um planejamento orçamentário feito de forma sólida.

Quando falamos em operação, o investimento pode ser de qualquer natureza, para compra de máquinas, equipamentos, veículos e até mesmo outros recursos.

Todo investimento possui um retorno e vale a pena ser feito. Mas para isso, é necessário ter todo o planejamento orçamentário com solidez.

Definição de preços

Para garantir os preços é necessário ver qual está sendo gasto é um investimento sobre ele a fim de colaborar para que ele chegue ao seu cliente final.

E a partir disso, com orçamento bem feito, você vai poder definir os valores dos seus canais de distribuição e planejamento de vendas. Qual seria o custo por produção? Essa pergunta é bem respondida por um planejamento orçamentário.

definição de preços é gerada através das necessidades de matéria-prima, insumos e até mesmo mão-de-obra da empresa para assim chegar no preço final para o cliente.

Não há outra opção tão favorável para definir preços, senão um planejamento orçamentário de qualidade.

Otimização da receita financeira

Você possui uma boa otimização do seu orçamento, quando coloca o seu planejamento em prática.

É a partir do direcionamento que ele dá, que você consegue ter uma ótima condição financeira, tendo um panorama geral da sua empresa, através dos fluxos de entrada e saída.

Esse é um dos grandes benefícios apresentados aqui, que fazem parte do planejamento orçamentário para criar uma boa base e começar a determinar os planos financeiros para sua empresa.

Quando fazer um planejamento orçamentário

Diferente de um planejamento orçamentário público, o planejamento orçamentário empresarial visa a obtenção de lucros, de acordo com acesso das receitas sobre as despesas.

O momento de fazer um planejamento orçamentário vai de acordo com as necessidades orçamentárias de cada empresa, sempre avaliando todas as informações. Dentre elas, as vendas, os custos dos produtos e serviços, além das metas de investimento e despesas no geral.

Esse planejamento não é obrigatório de ser feito, mas é muito importante que ele seja realizado no momento ideal e, sinceramente? O quanto antes. Essa ferramenta deve ser cotidiana e avaliativa dentro do seu negócio.

Ela facilmente pode aumentar o potencial de desenvolvimento de uma empresa, além de sua base estrutural financeira, que passa ser mais organizada.

Como fazer um planejamento

Analise as perspectivas de crescimento da empresa

Passei a conhecer a sua empresa em todos os seus aspectos. Tenha metas claras sobre ela e conheça bem todas as estruturas para fazer lá decolar, com pensamento estratégico e a longo prazo.

É interessante que você tenha em mente o porte do seu negócio, o número de funcionários, quais os orçamentos atuais e do futuro, como ele está se comportando no mercado, qual o nível de concorrência e como você pode aumentar os ganhos.

Algo primordial é que você analise de forma cética. E algumas coisas importantes para o sucesso do planejamento orçamentário exemplo:

  • Onde o seu negócio está?
  • Aonde você quer chegar com ele?
  • O que é preciso para chegar ao sucesso?

Entenda as despesas e gastos operacionais

A partir da etapa anterior em mãos, observe os elementos financeiros da sua empresa. Planejamento financeiro e orçamentário são coisas totalmente distintas. No entanto, os dois se complementam.

Digo isso porque quando o assunto é planejamento e organização financeira, os dois casam muito bem. É interessante que você também conheça os principais elementos do núcleo financeiro:

  • Orçamento mensal;
  • Orçamento anual;
  • O seu fluxo de caixa.

Separe uma parte para investimentos

Sempre utilize parte dos seus ganhos e coloque uma taxa específica para ser destinada para os investimentos.

Nunca se esqueça, se você quer crescer, é necessário abrir mão de uma parcela dos seus dados para investir e dobrar esse lucro que tanto almeja.

Atualize sua forma de pagamento com a cel_cash

Se você desejar encontrar uma plataforma de gestão de cobrança e recebimento de valores, você está no lugar certo.

Gostaria de te informar que se você quer estar um passo à frente da sua concorrência, tem que buscar sempre o melhor serviço.

cel_cash tem tudo que você precisa. Sendo a sua empresa iniciante ou veterana, você conseguirá implementar uma rede de cobrança com link de pagamento para o seus clientes, sejam estes pagamentos feitos através de parcelas, no cartão de crédito, ou mesmo pagamentos feitos no Pix.

Ter uma plataforma de pagamentos completa, aliada a uma boa gestão de cobrança e recebimento, preciso te dizer que você encontrou e possuímos as melhores soluções para você!

Fale com um de nossos consultores e atualize já a sua forma de pagamento e gestão com o cel_cash!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time