Pix recebimento recorrente: redução de inadimplência em escolas

Compartilhar

|

Saiba como o Pix recebimento recorrente pode reduzir a inadimplência e manter sua escola funcionando em pleno vapor!

Gerir as cobranças e pagamentos em qualquer estabelecimento não é uma tarefa fácil, ainda mais em escolas ou outras instituições que movimentam centenas ou milhares de pagamentos por mês.

Dentro disso, se não manter a organização financeira em dia, a instituição pode acabar tendo problemas para lidar com um dos maiores vilões de um empreendimento: a inadimplência.

Você sabia que segundo dados apresentados pelo Proesc, 90% das instituições de ensino no país sofrem com a inadimplência e é a maior causa do fechamento desse tipo de estabelecimento?

Porém, com o Pix recebimento recorrente e outras estratégias é possível reduzir o índice de inadimplência e manter sua escola funcionando em pleno vapor.

Saiba mais neste artigo!

Principais problemas causados pela inadimplência nas escolas

O dinheiro é o que faz qualquer estabelecimento funcionar bem. Toda escola demanda uma quantidade específica de dinheiro para manter suas operações e cumprir seus objetivos.

inadimplência escolar prejudica profundamente o planejamento financeiro e o fluxo de caixa da escola.

Quando o dinheiro não chega ao caixa da escola na data planejada, a mesma pode ter suas atividades comprometidas.

Além disso, a inadimplência prejudica algo ainda mais importante: o relacionamento entre os pais e a escola, o que atrapalha o acompanhamento do estudante e até novas matrículas.

Ficou claro porque sua escola deve evitar ao máximo a inadimplência, não é mesmo?

Para evitá-la, primeiro é preciso entender suas causas, que vamos explicar no próximo tópico.

As principais causas da inadimplência escolar

A falta de controle financeiro da família ainda é a principal causa de inadimplência nas escolas. Ainda mais com a crise econômica que temos enfrentado nos últimos anos.

Mas, acredite, nem sempre a inadimplência ocorre por falta de dinheiro. Falhas na gestão de cobranças da escola – como políticas bem estabelecidas e gestão financeira eficiente – podem causa inadimplência.

Para evitar que isso ocorra, a escola precisa oferecer condições de pagamento que sejam benéficas para a escola e que também mantenham a família dispostas a pagar.

Algumas soluções simples podem ser bastante efetivas nessa empreitada, como o Pix recebimento recorrente e o pagamento recorrente até mesmo por boleto bancário.

Vamos explicar melhor no próximo tópico.

As formas de pagamento mais comuns em escolas

A maior parte das escolas ainda recebem dinheiro vivo, por boleto ou cheque. São formas de pagamento manuais que podem gerar erros humanos ou fraudes e até prejudicar o controle financeiro da instituição.

Além de demandar da escola o investimento em serviços, pessoas e burocracias para fazerem a gestão do dinheiro.

Os pagamentos ficam mais burocráticos e complexos para as famílias, o que interfere diretamente na inadimplência escolar.

Quanto mais dificuldade o responsável enfrenta ao efetuar o pagamento, maiores são as chances de atrasos.

O que para escolas é um problema agravante, já que a instituição não pode negar seus serviços e impedir o aluno em atraso de participar das aulas.

Dicas eficientes para reduzir a inadimplência escolar

Para reduzir a inadimplência, a escola precisa tomar ações baseadas em dois fatores: prevenção e ações de cobrança eficientes.

Veja algumas dicas dentro desses dois fatores para ajudar sua escola a reduzir a inadimplência:

  • Adote a mensalidade via débito automático ou Pix recebimento recorrente no cartão de crédito dos pais;
  • Esteja presente em diversos canais de comunicação: envie as cobranças para mais de um canal de comunicação. Utilize o e-mail, WhatsApp e SMS, por exemplo;
  • Defina políticas para pagamento: Deixe claro as regras de pagamento por contrato com os responsáveis dos alunos, como o valor a ser pago e as formas de pagamento aceitas pela instituição. Também defina os prazos de vencimento, juros e multas por atraso;
  • Crie descontos para os mais compromissados: Crie um sistema de descontos progressivos ou outros benefícios para os pais que pagam em dia ou antecipadamente;
  • Tente automatizar ao máximo os processos e manter os dados organizados: aproveite ao máximo as plataformas de pagamento e softwares de automação de gestão financeira.

Vantagens do pagamento recorrente em escolas

O pagamento recorrente é extremamente benéfico para escolas. Na verdade, é perfeito para esse tipo de estabelecimento.

É uma forma de pagamento totalmente automatizada que realiza as transações de forma online, na data acordada com o responsável pelo aluno e sem precisar que ele digite novamente os dados para a cobrança.

Além disso, o pagamento recorrente em escolas oferece uma série de benefícios como:

  • Maior facilidade para gerir e receber pagamentos e previsibilidade financeira;
  • Redução drástica na inadimplência;
  • Melhora o relacionamento entre pais e escolas;
  • Aumenta o tempo médio de contrato escolar;
  • Redução de custos com terceirização;
  • Maior agilidade e economia de tempo.

Pix Recebimento Recorrente: a redução da inadimplência escolar

Com o pagamento recorrente a família pode cadastrar um cartão de crédito, pagar por boleto ou pagar por Pix todo mês de forma automatizada.

O meio de automação de pagamentos em escola mais prático, rápido e seguro é o Pix. A escola consegue emitir uma cobrança por meio de um boleto com Qr Code via Pix para as famílias, e, em poucos segundos, através de seus smartphones, os pais efetuam o pagamento.

É muito fácil e o responsável só precisa logar em sua conta digital no banco, apontar sua câmera de celular para o QR Code e finalizar o pagamento.

Todo mês a cobrança é gerada e enviada para a família, através de canais online, que facilitarão em poucos cliques e segundos, a transação para todos.

Esse sistema de pagamento auxilia a reduzir a inadimplência nas escolas por dois fatores:

  • A família entenderá que a escola tem políticas de cobrança sérias e organizadas para pagamento e punições aplicáveis como juros ou tarifas de atraso demonstradas na página de pagamento do Pix;
  • A família não vai correr o risco de deixar de efetuar o pagamento por esquecimento ou falta de tempo, já que as cobranças serão enviadas por canais digitais de fácil acessibilidade, inclusive com alertas de cobrança, e o pagamento pode ser feito em segundos.

Pix recebimento recorrente com o cel_cash

Se você está se perguntando qual o próximo posso para contar com o pix recebimento recorrente para a sua escola, nós te contamos.

Você vai precisar de uma plataforma de pagamentos que ofereça essa solução de pagamento e funcionalidades de automatização da gestão financeira.

O cel_cash é a melhor plataforma de automação de cobranças do Brasil e oferece uma série de benefícios e vantagens na gestão de pagamento de qualquer estabelecimento, principalmente quando se trata de recebimento recorrente.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time