Pix recebimento recorrente: como funciona?

Compartilhar

|

Saiba como funciona o Pix recebimento recorrente e as vantagens que sua empresa poderá aproveitar!

Mais de 50 milhões de pessoas já fizeram o uso do Pix, segundo o Banco Central. No entanto, o que talvez muitas empresas não saibam é que existe a possibilidade do Pix recebimento recorrente.

Em outras palavras, isso significa que os empreendimentos que trabalham com mensalidade agora contam com essa nova forma de pagamento instantâneo.

Pix para empresas não é vantajoso somente para os negócios, mas é benéfico também para o cliente.

Isso porque, agora ele não precisa digitar várias informações do pagador, como CPF, número da conta, dígito, nem mesmo terá que pagar para transferir, como acontece com o Doc.

Sem contar que o consumidor ainda tem a garantia de que o dinheiro será recebido rapidamente pela empresa, podendo então usufruir do serviço contratado sem suspensão.

Há muitas dúvidas ainda sobre como funciona o Pix recebimento recorrente e abaixo está tudo que você precisa saber. Confira!

Mas afinal, o que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente pode ser conceituado facilmente como uma modalidade de pagamento onde as cobranças são feitas em períodos predeterminados.

Dessa forma, após estabelecida a quantia e a data de vencimento, o pagamento passa a ser processado a partir do que foi acordado automaticamente.

Assim sendo, é uma modalidade de pagamento muito interessante para quem trabalha com serviços de mensalidade, como academiasclubes de assinaturaescolasprovedores de internet e muito outros.

Portanto, os empreendimentos que adotam esse tipo de pagamento acabam usufruindo de muitas vantagens, em especial por permitir a redução extrema da inadimplência.

Porém, é importante tornar as cobranças recorrentes automatizadas, o que é possível com o uso de um sistema de pagamento, como o cel_cash.

Como funciona o Pix recebimento recorrente?

Na prática é muito simples: o pagador recebe um QR Code Pix de maneira automática, através de canais digitais, para assim fazer o pagamento da mensalidade na frequência estabelecida pela empresa.

Para isso, como dito, uma plataforma de pagamento que ofereça essa função é necessária.

Com o cel_cash, é feito a emissão do QR Code de pagamento segundo o valor de cobrança combinado, bem como a periodicidade, tudo configurado previamente na plataforma pelo empreendedor.

No caso do pagamento recorrente, é utilizado um QR Code estático, para a cobrança específica do valor mensalmente, sendo este valor fixo. Caso exista uma variável no valor do Pix cobrança, o indicado é um QR Code dinâmico. Saiba mais sobre a diferença entre esses dois tipos de QR Code em outro artigo.

Então, o cliente realizará o pagamento deste código usando o aplicativo da instituição financeira que ele tem conta ou através de uma carteira digital.

Quais são os custos?

Para o cliente existe uma grande vantagem: o Pix é totalmente gratuito, ou seja, ele não paga nada para realizar o pagamento da sua mensalidade recorrente.

Contudo, para pessoas jurídicas existem taxas aplicadas no recebimento dos pagamentos.

Banco Central permite que as empresas e instituições financeiras estabeleçam a taxa que considerarem justa.

Dessa maneira, o Pix para empresas pode ter custos de até R$ 10,00 por transação, a depender da instituição financeira.

Porém, há alguns detalhes que vale se atentar. Por exemplo, os empresários individuais e microempreendedores estão isentos do pagamento dessas taxas.

Sem contar que há também as plataformas de pagamento, como o cel_cash, que cobram taxas baixíssimas pelo Pix recebimento recorrente e oferecem uma série de outras funcionalidades que auxiliam na automação financeira da empresa.

Vantagens do Pix recebimento recorrente

Você não precisa esperar dias para receber o pagamento do seu cliente, principalmente se você trabalha com mensalidade.

Afinal de contas, o Pix para empresas surge para acabar de uma vez por todas com esse tipo de problema.

Isso porque, o objetivo dele é ser uma modalidade de pagamento rápida, fácil e barata, tanto para as empresas quanto para os clientes.

Desta forma, receber pelo Pix tem muitas vantagens, conheça algumas abaixo:

  • Agilidade para o consumidor – para o cliente tem a agilidade, pois ele paga rapidamente e mantém a sua mensalidade em dia, sem suspensão por falta de pagamento, o que pode acontecer no débito automático quando não há dinheiro na conta na data de vencimento;
  • Segurança – o pagamento tem a confirmação na hora, diminuindo assim os riscos de ter o cartão de crédito clonado, transferências canceladas e desistências;
  • É possível automatizar a cobrança com o Pix – não existe necessidade de emitir manualmente um QR Code de pagamento, hoje existem plataformas que integram e fazem essa cobrança automaticamente, como o cel_cash;
  • Automatizar a baixa e indentificação: com o cel_cash você não precisa perder tempo conferindo comprovantes de pagamento via Pix.

Cobre por Pix Recorrente

As empresas que cobram mensalidade se beneficiam bastante do Pix recebimento recorrente, principalmente com a possibilidade de automatizar o processo de cobrança através do cel_cash.

Com isso, é possível ter uma série de vantagens, como aquelas que você viu acima e que contribuem diretamente para um melhor fluxo de caixa da sua empresa e relacionamento com o cliente.

Aposte no Pix Recorrente e automatize todo o processo com o cel_cash. Fale com um especialista!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time