Pix QR Code: diferença entre o dinâmico e o estático

Compartilhar

|

Leia tudo que você precisa saber aproveitar os benefícios do Pix QR Code! Confira nosso artigo.

O Pix é uma das formas de receber e transferir dinheiro mais populares atualmente, tanto para pessoas físicas como para PJ.

Tudo graças a facilidade e rapidez nas transações, no qual é possível enviar e receber dinheiro a qualquer momento usando dados da conta bancária ou as conhecidas chaves Pix, que podem ser dados telefônicos, e-mail ou CPF, por exemplo.

Além desses tipos de chaves, é possível tornar esse processo ainda mais prático com o Pix QR Code, no qual basta aproximar a câmera do celular e fazer instantaneamente transações financeiras.

Excelente, não é? Neste texto vamos falar tudo que você precisa saber aproveitar os benefícios do Pix QR Code.

O que são as chaves Pix?

As chaves Pix tornam o processo de envio e recebimento de dinheiro por Pix muito mais fácil. Ao invés de colocar uma série de dados como nome completo, CPF ou CNPJ, dados bancários e outros, basta informar uma das chaves do destinatário.

Elas funcionam como “apelidos” para identificar sua conta, um código que representa sua conta Pix.

Lembrando que as chaves não são obrigatórias, também é possível realizar o pagamento instantâneo colocando todos os dados da conta, como no TED.

É possível registrar esses tipos de chaves Pix:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de celular;
  • Chave aleatória;
  • QR-Code.

Na prática, para uma pessoa física usar o Pix, é necessário apenas ter uma conta no banco e cadastrar sua chave Pix nesta conta, para receber dinheiro nela. Informe para a pessoa sua chave e a pessoa conseguirá utilizá-lo para completar a transação, de forma gratuita.

Já o Pix para empresas, é um pouco diferente, visto que são cobradas taxas de uso, que podem variar de acordo com a instituição de pagamento que oferece essa opção.

Pix QR Code: como funciona?

O nome QR Code representa Quick Responde Code, que significa código de resposta rápida.

Ele foi criado para ser uma espécie de código de barras capaz de armazenar uma série de informações. O QR Code de modo geral pode ser lido pela câmera do seu celular e os dados serão transmitidos.

Funciona como um “atalho” que, ao apontar a câmera do celular para a imagem, seja possível colocar a quantia e enviar o dinheiro para o destinatário.

Pix QR Code pode ser de dois tipos: dinâmico e estático, além de funcionar de forma muito eficaz unido ao boleto.

Veja agora as diferenças entre ambos e para que serve cada um e como usálos junto ao seu boleto.

QR Code Estático

Basicamente, ele pode ser usado mais de uma vez para pagamentos de um mesmo valor.

É possível fazer várias transações de mesmo valor através do mesmo QR Code.

Funciona como uma etiqueta de um produto de preço fixo, no qual você pode usar para cobrar o mesmo valor de várias pessoas ao mesmo tempo.

É mais versátil e indicado para pequenos varejistas, pessoas físicas e prestadores de serviço.

Vale ressaltar que esse tipo de QR Code pode deve ser utilizado apenas para a cobrança de negócios que não exigem a especificação de quem está realizando o pagamento. Já que o mesmo código é utilizado por diversas pessoas em situações variadas.

QR Code Dinâmico

O QR Code Dinâmico é exclusivo para cada transação, ou seja, só pode ser utilizado uma única vez.

O diferencial do QR Code Dinâmico é permitir que sejam inclusos dados e informações, como a identificação do destinatário.

É mais utilizado em lojas virtuais, em cobranças que exijam maior formalidade, e por empresas que precisam definir os pagamentos.

Benefícios do Pix QR Code

Na teoria, se as pessoas adotarem massivamente o uso do Pix QR Code, é possível que os cartões de débito estejam ameaçados.

Ora, fazer um pagamento instantâneo diretamente do celular que está sempre em seu bolso e em poucos segundos é bem mais prático que utilizar um cartão.

Além do mais, há indícios de que a função de parcelamento por Pix QR Code também esteja disponível em breve. Os maiores benefícios são:

  • Praticidade: Basta apontar a câmera do celular e pronto, pagamento feito!
  • Rapidez: A transação é confirmada quase instantaneamente;
  • Muito útil para estabelecimentos comerciais: empreendedores não precisarão mais passar por intermediários como operadoras de cartão e maquininhas;
  • Mais economia: é possível encontrar taxas muito pequenas para Pix em plataformas de pagamentos e, para o consumidor, não é necessário pagar anuidade ou taxas para manutenção do cartão de débito;
  • Mais vendas: o empreendedor não corre o risco de perder uma venda porque o cliente não está com o dinheiro ou cartão em mãos, a transação pode ser feita pelo celular em poucos segundos.

Boleto com Pix: BoleMix

Essa é uma opção para as empresas que realizam o envio do boleto, e desejam oferecer uma segunda opção de pagamento para o cliente. Para isso, o cel_cash criou o BoleMix, que é um boleto que pode ser pago por Pix.

No cel_cash, por exemplo, você só paga a taxa de boletos que são pagos pelos clientes, além de ter um QR Code que faz parte do boleto, para que o cliente tenha a opção de decidir por qual meio de cobrança ele irá efetuar o pagamento.

A diferença entre o pagamento no boleto ou Pix está na taxa praticada por cada meio e no tempo de disponibilização do valor para a empresa.

Com o boleto, é cobrada uma taxa a partir de R$ 1,99 por boleto pago e demora D+3 para o recebimento.

O Pix por sua vez, cobrará a partir de R$ 0,99 e o valor está disponível em até 10 segundos.

Pix QR Code com o cel_cash!

Como mencionado anteriormente, o Pix para pessoas físicas e MEIs é gratuito, porém o Pix PJ é pago e é necessário que haja uma instituição intermediadora: que pode ser um banco ou plataforma de pagamentos.

Os bancos costumam ter taxas maiores por Pix recebido. As plataformas de pagamento se mostram mais vantajosas tanto nas taxas cobradas quanto nas funcionalidades adicionais.

Dentre as melhores plataformas de pagamento, vale destacar o cel_cash, que oferece para a sua empresa a chance de fazer cobranças tanto por Pix QR Code estático como dinâmico.

Além de oferecer uma cartela de meios de pagamento completa para sua empresa fazer cobranças e receber pagamentos, como boleto, pagamento recorrente por cartão de crédito e Pix para empresas e Bolemix.

Excelente, não é? A plataforma conta com uma série de benefícios extras que vão auxiliar na gestão de cobrança do seu negócio.

Para saber mais, basta preencher o formulário abaixo que um dos nossos especialistas entrará em contato!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time