Pix PF x Pix PJ: qual a diferença?

Compartilhar

|

Descubra as principais diferenças entre o Pix PF e o Pix PJ. Saiba o que sua empresa ganha ao receber por Pix!

Descubra as principais diferenças entre o Pix PF e o Pix PJ

Que o Pix consiste em um dos métodos de pagamento mais promissores da atualidade, isso não podemos negar, afinal, a modalidade de pagamento já conta com milhões de chaves em marcadores identitários tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.

Dada a facilidade de pagamentos e recebimentos instantâneos e a disponibilidade quase que perene da ferramenta, o Pix PJ tem se mostrado a solução de pagamento mais efetiva para aqueles que buscam meios rápidos e seguros de efetivação de transações financeiras.

É certo que o objetivo do Pix é um só, independentemente se falamos de pessoas físicas ou pessoas jurídicas – seja a efetivação de pagamentos de forma dinâmica, mas sobretudo rápida.

Contudo, embora a finalidade seja única, não podemos deixar de dizer que existem algumas diferenças entre o Pix para pessoa jurídica e o Pix pessoa física que merecem esclarecimento. Vejamos algumas delas:

Custo da solução de pagamentos

É certo que pessoas físicas podem utilizar o Pix gratuitamente, visto que nestes casos nenhuma taxa pode ser cobrada pelas instituições financeiras envolvidas em cima dos pagamentos ou das transferências realizadas.

Já no que diz respeito ao Pix PJ, é possível que a pessoa jurídica seja tarifada. Nesse sentido, no Pix para empresas taxas podem ser cobradas de acordo com critérios das instituições financeiras envolvidas na operação.

Chaves Pix por CNPJ ou CPF

Em se tratando de pessoas físicas, informações como e-mails, número de celular e CPF podem ser utilizados como chave Pix, o mesmo não acontece com as empresas, afinal, o uso do CPF de ambos sócios do empreendimento é impossível.

Desta forma, às empresas só cabe o uso do CNPJ de registro como a chave de identificação da conta bancária enquanto às pessoas físicas, é negado o registro do CNPJ das empresas, nas quais possuem sociedade, como chave de acesso própria.

Além disso, vale dizer que enquanto pessoas físicas possuem a prerrogativa de criarem até 5 chaves Pix, pessoas jurídicas podem cadastrar cerca de 20 delas.

CNPJ visível e CPF oculto

Outra diferença que podemos elencar ainda é a visibilidade do CNPJ, quando um pagamento é feito para empresa, o que possibilita ao pagador ter maior transparência na transação comercial.

Em contrapartida, em se tratando de uma pessoa física como instância recebedora, o mesmo não ocorre, uma vez que somente poucos dígitos do CPF ficam visíveis para assegurar a privacidade e confidencialidade identitária da pessoa.

Pix para PJ: custo e funcionamento

A verdade é que o Pix PJ segue a mesma lógica de funcionamento que o Pix pessoa física, embora como citado antes, no Pix para PJ custos possam ser gerados, obedecendo às normas da instituição financeira escolhida.

Por outro lado, a solução de pagamento online interessa a todas as empresas, independente do nicho, sendo necessário apenas a abertura de uma conta digital em um sistema bancário ou fintechs homologadas pelo próprio Banco Central.

Aliás, em se tratando de fintechs, o uso de uma plataforma de pagamento como o cel_cash pode ser um facilitador na hora de fazer a gestão dos seus recebíveis via Pix. Afinal, em questões de minutos você consegue gerar o QR Code com todos os dados pertinentes à cobrança e enviá-lo diretamente ao consumidor, fácil não?!

Leia também: O que é Pix PJ e quanto custa?

Pix para Empresas: vale mesmo a pena?

Agora, se ainda te restam dúvidas acerca dos benefícios do Pix para Empresas enquanto um dos possíveis meios de pagamento online de seu negócio, confira a seguir o que você tende a ganhar ao utilizá-lo:

  • Automação do gerenciamento dos recebíveis: considerando que as transações são realizadas por meio de plataformas de pagamento online, os processos de pagamento e recebimento ficam ainda mais assertivos e otimizados;
  • Maior velocidade das transações: o tempo de processamento tende a ser mais rápido, quando comparamos com soluções de pagamento tradicionais, visto que em até 10 segundos o dinheiro já está na conta de vinculação da chave Pix;
  • Redução de custos com pagamentos: embora no Pix para empresas taxas possam ser cobradas, de todos os métodos de pagamento, ele certamente é um dos mais rentáveis, além de propiciar recebimentos sem a necessidade de aluguel das famosas maquininhas de cartão;
  • Controle otimizado do fluxo de caixa: pagamentos imediatos e menos custos levam à otimização da entrada e saída do capital do empreendimento;
  • Segurança nas relações comerciais: como o sistema Pix opera por criptografia, os dados de ambas partes envolvidas nas transações são preservados contra qualquer tipo de ação fraudulenta.

Pessoa Jurídica: esteja a dois passos à frente da concorrência

Embora promissor, muitos e-commerces ainda operam por métodos convencionais de pagamento, logo, utilizar o Pix para PJ é também uma forma de estar à frente nas vendas online, oferecendo aos seus clientes uma solução mais dinâmica, rápida e prática.

E para chegar mais longe no mercado, é preciso dar o primeiro passo. Então, preencha o formulário logo abaixo e venha aproveitar as vantagens da solução Pix PJ, disponibilizadas pelo melhor gateway de pagamento – o cel_cash.

Com este gateway de pagamento, você fica mais perto de mudar a cultura de recebimentos de sua empresa e, consequentemente, mais perto de alcançar maiores possibilidades de fechamento de vendas, ao passo de um clique.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time