Pix para Empresas x Boleto x Cartão de Crédito: compare os principais meios de pagamentos

Se está pensando em implementar o Pix como uma possível forma de pagamento em seu negócio, aqui está a sua oportunidade de entender um pouco mais!

por Time Galax Pay
Pix para Empresas x Boleto x Cartão de Crédito: compare os principais meios de pagamentos

Pix para empresa e outros meios de pagamento: comparando as diferenças

Entre a diversidade dos métodos de pagamento online, o Pix emerge como uma solução funcional e ágil de pagamento eletrônico, que corrobora maior otimização das relações financeiras, sobretudo para as pessoas jurídicas.

E pouco a pouco, frente ao pandêmico cenário nacional, o método de pagamento tem se firmado como uma ferramenta de grande utilidade entre os e-commerces e e-business, popularizando-se cada vez mais no gosto dos consumidores brasileiros.

Afinal, em maio de 2021, a solução já contava com aproximadamente 253,5 milhões de chaves cadastradas, das quais 5,8 milhões diziam respeito a empresas, segundo dados do G1.

O feito justifica-se, sobretudo, pela funcionalidade QR Code do Pix, facilitadora de transações comerciais entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, possibilitando assim maior praticidade no envio e recebimento de pagamentos.

Se está pensando em implementar o pagamento instantâneo como uma possível forma de pagamento em seu negócio, aqui está a sua oportunidade de entender um pouco mais sobre as diferenças entre ele e os demais métodos de pagamento.

Pix para empresa x boleto: entenda as diferenças

Embora, ao emitir o boleto PJ, taxas possam ser cobradas, sabemos que o boleto se constitui como uma das formas mais populares de pagamento entre os brasileiros. Afinal, o pagamento pode ser feito, normalmente, por apps bancários ou ainda, em qualquer agência bancária ou lotérica.

Tal qual o boleto, o Pix para Empresa também possibilita pagamentos rápidos, mas com algumas diferenças que perpassam QR Code do pagamento instantâneo e o código de barras do boleto bancário.

Se pelo nosso bom e velho boleto o pagamento só é debitado em 1-3 dias úteis, sem aviso prévio da finalização da transação financeira e a pessoa jurídica só tem acesso ao dinheiro 1 dia útil após o pagamento realizado pelo consumidor, o Pix sai à frente com as seguintes vantagens:

  • Pagamento disponível em qualquer dia e horário: a compensação do pagamento independe do horário e da data em questão - seja feriado ou finais de semana;
  • Aviso a ambas partes envolvidas na transação: pagador e credor recebem um aviso sobre os status da transação no momento de sua conclusão;
  • Dinheiro debitado em conta em questão de segundos: em cerca de 10s, após o pagamento, o dinheiro já consta na conta do credor.

Pix para empresa x cartão de crédito: qual a melhor solução?

Assim como emitir boleto PJ, receber pagamento no cartão de crédito consiste também em uma solução de cobrança bastante popular, contando ainda com inúmeros benefícios, sobretudo pela facilidade de crédito ofertada.

Ora, se por um lado o cartão de crédito entrega maior poder aquisitivo, dado o limite de compra que disponibiliza, por outro encontramos alguns pontos que podem ser tidos como desvantagens, quando se quer pagar e receber pagamento no cartão de crédito, a saber:

  • Disponibilidade do recebível somente 28 dias, após a efetuação do pagamento;
  • Pagamento mediante cartão de crédito físico ou virtual;
  • O pagamento é realizado em um dia pré-fixado do mês e corre risco de o cliente estar sem limite na dada acordada.

Em contrapartida, nota-se que o Pix para empresas vêm em uma disputa bem acirrada com o método queridinho dos brasileiros, considerando todas as facilidades que oferece na hora de pagar a compra online, tais como:

  • Disponibilidade do recebível em até 10s após o pagamento do consumidor;
  • Pagamento facilitado, podendo ser realizado através dos aparelhos celulares;
  • Liberação imediata do envio do produto ou serviço;
  • O pagamento pode ser realizado em qualquer horário e dia da semana;
  • Dispensa o uso de maquininhas de cartão.

Pix para pessoa jurídica: 3 principais benefícios!

Além das soluções de pagamento online tradicionais, como emitir boleto PJ, cobrança por cartão de crédito e transferências bancárias, agora as empresas possuem mais uma modalidade de pagamento - o pix para pessoa jurídica.

Chega de ficar esperando o seu dinheiro cair somente no próximo dia útil ou no fim do mês. Com o Pix PJ, você recebe de forma instantânea seus pagamentos em poucos segundos, 7 dias por semana e 24h por dia.

As transações comerciais do Pix para pessoa jurídica são efetuadas 100% online a partir de instituições bancárias ou de conta digital feita em sua fintech preferida devidamente homologada pelo Banco Central, como o Galax Pay.

Pelo Galax Pay, a sua empresa pode desfrutar de todos os benefícios do Pix PJ, com segurança e rapidez, e o melhor, por um custo reduzido pelo recebimento de suas cobranças. Conheça mais sobre os maiores benefícios do Pix pessoa física:

Pix para empresas: taxas e custos reduzidos

Sabemos que cada centavo dentro de uma empresa importa e muito, portanto, é normal que empreendedores se preocupem com os custos que possam advir da implementação de qualquer meio de pagamento.

Se por um lado, na emissão de boleto PJ, taxas podem ser geradas, no Pix PJ não é diferente. Acontece que quando falamos em Pix para empresas, taxas e custos são reduzidos, visto a ausência de intermediários credores a cada transação financeira.

Embora gratuito para pessoas físicas, o Pix PJ pode ser tributado a depender da instituição financeira em questão.

Pagamentos mais seguros

Considerando que a base de dados do Pix tem proteção da LGPD, todas as operações financeiras estão devidamente asseguradas.

Além disso, é comprovado que o sistema Pix é criptografado e que o QR Code utilizado é de difícil fraudulência. Somado a isso, devemos considerar que o empreendedor não precisa andar com grandes quantias de dinheiro, visto que as transações são virtuais.

Disponibilidade de recebimento imediata

Não há nada mais complicado para um empreendedor do que esperar o tempo de compensação do boleto, sobretudo, quando o pagamento é realizado em um fim de semana. Ou precisar esperar longos dias para ter no seu fluxo de caixa pagamentos feitos por cartão de crédito.

Por isso, o Pix para empresa se faz mais funcional, afinal, como dissemos acima, o dinheiro é debitado na conta digital da empresa em segundos e instantaneamente, sem ficar retido por longos períodos.

O que nos mostra que, para a pessoa jurídica, o Pix é um método de pagamento com maior assertividade e benefícios, quando se busca por soluções ágeis e rentáveis de recebimento.

Viu só quantas vantagens o Pix PJ possui quando equiparado com os métodos de pagamento convencionais? Então está esperando o que para implementar esta solução de pagamento ainda hoje em seu negócio?

Preencha já o nosso formulário e venha usufruir deste e de mais 11 grandes funcionalidades de automação da gestão financeira de seu empreendimento!
PROMO-PIX

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay

Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!

Outros posts feitos por Time Galax Pay

Deixe seu comentário