Pix para empresa é seguro?

Quer saber se o Pix para empresas é realmente seguro? Leia este artigo!

por Time Galax Pay
Pix para empresa é seguro?

O PIX é um dos novos meios de pagamento que está sendo utilizado em quase todos os e-commerces e lojas físicas. Descubra mais neste artigo se o PIX para empresa é realmente seguro.

O PIX, sigla que deriva do termo “pixel”, é um sistema de pagamentos e transferências instantâneas que foi lançado pelo Banco Central em 16 de novembro de 2020, e, apesar do pouco tempo de existência, já mostra uma grande adesão pela população brasileira.

Isso é constatado através de um levantamento feito pelo site 6 minutos, que se baseou em dados do Banco Central e da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), que mostra que de todas as transferências bancárias realizadas no Brasil, 78% delas foram feitas pelo PIX.

Esse meio de pagamento tem esse nome, pois representa a velocidade da transformação digital, e inovação na tecnologia do sistema financeiro.

Mas será que mesmo com todas essas qualidades, o PIX é seguro?

O PIX é seguro?

Sabe-se que todas as formas de pagamento estão sujeitas a tentativas de golpes e fraudes. Mas o PIX possui todos os protocolos de segurança que são adotados pelo sistema financeiro oficial do Brasil.

Isso mostra que os dados usados para fazer as transações estão protegidos e que a chance de interceptação é extremamente baixa, considerando que estão sendo constantemente prevenidas. Apesar de tudo isso, é necessário ficar atento.

Segundo o Manual de Segurança do PIX, concebido pelo Banco Central, a segurança foi um ponto crucial para desenvolver esse sistema de pagamento. Até porque, as chaves do PIX são dados pessoais, como o CPF, e-mail, número do celular. E é aqui que o PIX se torna mais vulnerável.

O uso de PIX para empresa é seguro, uma vez que ele possui camadas de criptografia e autenticação que são utilizadas no DOC ou TED (outras formas de transferência bancária).

Ele usa a mesma rede de todas as formas de pagamento eletrônicos existentes no país, o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Além de que as instituições financeiras possuem seus próprios meios de segurança, como o uso de biometria.

O PIX para empresa possui diversas vantagens, como:

● Redução dos custos;

● Recebimento do pagamento de forma rápida;

● Facilidade de fazer o fluxo de caixa, considerando que o dinheiro cai instantaneamente.

Entretanto, quais são os mecanismos de segurança usados pelo PIX? Continue lendo e saiba mais!

Como funciona a segurança do PIX?

Existem vários mecanismos que o PIX utiliza para tornar maior a segurança deste meio de pagamento. Saiba detalhadamente os principais:

Criptografia

Todos os dados presentes nas transações são criptografados, ou seja, recebem uma proteção por meio de protocolos. Isso impossibilita que haja interceptação das informações ou acesso das mensagens.

O servidor em que está o PIX (Banco Central) e a instituição devem possuir o certificado ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas). Isso dá garantia de que as informações dos usuários vão estar em sigilo.

Verificação do usuário

A autenticação do usuário é realizada pela instituição (banco, carteira digital) onde está sendo realizado o PIX, que deve oferecer senha, token, biometria ou alguma outra forma para constatar a identidade do usuário.

Assinatura digital

Todas as informações que passam pelo PIX são assinadas digitalmente. Utiliza-se o padrão de assinatura chamado de XMLDSig, que tem recomendação mundial.

Mecanismo antifraude

Para ajudar na complementação da segurança, o PIX possui um serviço chamado de Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DCIT). Ele é responsável por fazer buscas minuciosas nas contas para fazer a identificação das chaves de endereçamento.

Proteção dos QR Codes

Para a proteção dos QR Codes, há um mecanismo que obriga o cadastramento prévio dos sites, além dos certificados que são associados aos QR Codes Dinâmicos e da assinatura digital que corresponde.

Essa mesma ferramenta faz várias validações nos aplicativos das instituições.

Motores Antifraude

São algoritmos e protocolos que fazem a identificação de operações que estão fora do comum. Esse mesmo mecanismo é utilizado por operadoras de cartão e te dizem quando uma compra é feita, mas não está de acordo com o seu perfil.

Caso ele encontre algum tipo de transação como essa, ele pode fazer o bloqueio durante o dia por até 30 minutos, e à noite por até 60 minutos.

Faça transações financeiras por Pix PJ com a Galax Pay

Por isso, o Galax Pay é a melhor plataforma de pagamento online para realizar o PIX para empresa, pois é uma empresa que está homologada pelo Banco Central para fazer operações com o PIX.

Além disso, conta com uma conta digital completa, onde você pode realizar relatórios e ter um dashboard personalizado para o seu negócio. Dessa forma, você poderá ter maior controle sobre o seu negócio.

Você pode utilizar também a cobrança recorrente com o PIX para empresa, que não está disponibilizada pelo Bacen, e por isso é necessário que se use uma plataforma intermediadora.

Se deseja fazer a integração desse meio de pagamento, preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas vão entrar em contato com você.

PROMO-PIX

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay

Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!

Outros posts feitos por Time Galax Pay

Deixe seu comentário