Pix no E-commerce: como funciona e quais as taxas?

Compartilhar

|

Quer receber em poucos segundos dos seus clientes no E-commerce? Saiba como funciona o Pix para E-commerce!

Não são somente as pessoas físicas que podem se beneficiar do Pix, os e-commerces e lojas virtuais também podem oferecer o pagamento por Pix para os clientes e usufruir uma série de vantagens.

Quer saber mais? Neste artigo explicamos tudo que você precisa saber sobre Pix para e-commerce e como adotar em sua loja online. Acompanhe!

Como as transações entre os bancos acontecem?

Os bancos, antes do Pix – que foi lançado em outubro de 2020 – permitiam a realização de envio de dinheiro entre contas de 2 formas: TED e DOC.

· DOC: A sigla que significa “Documento de Ordem de Crédito” transfere o dinheiro entre contas, porém o prazo de compensação é no dia seguinte após a transferência e pode levar até mais de 1 dia útil. Há um valor limite de transferência, de R$ 4.999,00.

· TED: A sigla significa “Transferência Eletrônica Disponível”. O dinheiro é transferido entre contas bancárias e só são creditados na conta destino até às 17:00 do mesmo dia. O valor limite por transação é de R$ 5.000,00.

Esses dois tipos de transação só são realizados em dias úteis (fim de semana e feriados nacionais não contam) e podem levar dias a serem compensados.

O que muda com o Pix?

Com o Pix, o envio e recebimento de transações financeiras entre quaisquer bancos e instituições ficam disponíveis 24/7 de forma instantânea e online.

A transação demora apenas até 10s para acontecer e o dinheiro é creditado na conta destino instantaneamente.

Isso acontece por conta do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), gerido pelo Banco Central pelo Deban – Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos.

O SPI permite os pagamentos instantâneos entre as instituições participantes e homologadas pelo Banco Central do Brasil.

O pagamento por Pix pode ser feito:

· Entre pessoas físicas;

· Entre pessoas físicas e pessoas jurídicas;

· Entre pessoas jurídicas;

· Entre entes governamentais (taxas e impostos).

É necessário que tanto o pagador quanto o recebedor tenham uma conta em alguma instituição bancária, plataforma de pagamento ou fintech para transacionar o dinheiro.

O impacto do Pix no Mercado

A tendência é que o Pix se torne o principal meio de transacionar dinheiro entre contas nos próximos anos.

No comércio, o Pix é uma verdadeira revolução, proporcionando um meio de pagamento mais prático, econômico, rápido e seguro que dinheiro em espécie ou boleto bancário.

Já para os consumidores, o Pix é uma opção interessante como meio de pagamento, pois, também, oferece muito mais agilidade e praticidade nas transações.

Afinal, são mais de 60% de consumidores que afirmam fazerem compras regulares pelo smartphone. O Pix vem para facilitar ainda as compras feitas pela internet e dispositivos móveis.

Veja alguns dos benefícios do Pix para E-commerce

São 5 os maiores benefícios que os lojistas podem usufruir ao integrar o pagamento por Pix em suas lojas virtuais. Olha só:

· Compras feitas instantaneamente a qualquer hora: O pagamento por Pix é aprovado em segundos e o vendedor recebe o dinheiro na hora! Mesmo se a transação ocorrer de madrugada ou em um feriado, o dinheiro é creditado imediatamente.

· Pagamento mais rápido, entrega mais rápida: Com a aprovação do pagamento feito na hora, você pode acelerar o envio dos produtos para o cliente, permitindo entregas mais rápidas e clientes mais satisfeitos.

· Maior acessibilidade nas compras online: Torna menos burocrático o processo de pagamento de compras e permite que o lojista venda seus produtos para todos os tipos de público!

· Maior segurança na venda: Com o boleto, os lojistas ficam na incerteza se o cliente irá ou não efetuar o pagamento após fazer a emissão do documento. A taxa de abandono nos pagamentos por boleto são bem altas e isso prejudica muito o planejamento financeiro da loja.

· Custos bem mais baixos: Você já deve saber que em todos os meios de pagamento oferecidos você paga taxas. As taxas de boleto e cartões de crédito são altas, dependendo da instituição financeira intermediadora. Porém, o Pix para E-commerce se mostra a opção mais econômica que todos os outros meios de pagamento para lojistas. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Quais os custos do Pix para E-commerce?

A economia para lojistas é de até 80% em comparação as taxas cobradas na emissão de boletos e cartão de crédito, segundo dados do E-commerce Brasil.

Veja um levantamento das taxas cobradas pelas principais instituições bancárias do país:

· Banco do Brasil: 0,99% do valor total da transação;

· Bradesco: 1,40% do valor total da transação;

· Caixa Econômica Federal: Isento;

· Itaú: 1,45% do valor total da transação;

· Santander: 1% do valor total da transação.

Em todos os bancos, os valores cobrados do Pix para PJ são menores que os de TED, DOC e emissão e manutenção de boletos bancários.

Adote uma plataforma financeira completa para receber pagamentos por Pix!

Os valores apresentados anteriormente são referentes às instituições bancárias.

Porém, você pode encontrar gateways de pagamento com preços muito mais em conta e com uma série de recursos adicionais que podem auxiliar na gestão financeira do seu negócio.

O cel_cash, por exemplo, é uma plataforma financeira que oferece um gateway de pagamento completo que integra ao seu e-commerce não somente o pagamento por Pix, mas os outros principais métodos de pagamento do mercado.

Além de proporcionar outros benefícios como gestão de clientes e cobranças, conta digital completa, relatórios e dashboards do seu negócio, por um baixíssimo custo.

cel_cash é um participante oficial homologado pelo Banco Central e traz todas as vantagens e segurança que você precisa no pagamento porPix para e-commerce.

Vale a pena conferir. Preencha agora mesmo o formulário abaixo e fale com um dos nossos especialistas!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time