Pix e ERP: como a integração pode ajudar a sua empresa

Compartilhar

|

Integrar o Pix ao ERP não só traz mais eficiência ao setor financeiro da sua empresa, mas também ajuda a empresa a se desenvolver mais. Entenda mais sobre!

Cada dia mais a tecnologia está transformando o modo em que vivemos e fazemos algumas coisas, especialmente quando nos referimos às transações financeiras. De acordo com pesquisa feita pela Febraban, as transações financeiras por meio do celular no Brasil cresceram cerca de 41% em 2019, passando de 3,2 bilhões para 4,5 bilhões.

Com o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo, desenvolvido pelo Banco Central, as empresas serão impactadas ainda mais com o aumento de disponibilidades de recursos de pagamento. Isso visto que, o Pix, representa uma guinada na adaptação da gestão financeira das empresas.

Entenda como um sistema de gestão ERP integrado ao Pix pode ajudar sua empresa a crescer fazendo a gestão financeira e acelerando o processo de pagamento.

O que é e como funciona o Pix

Criado pelo Banco Central, o Pix, foi desenvolvido para agilizar e facilitar o pagamento por transações financeiras. Nessa nova modalidade de pagamento, as transações ocorrerem em até 10 segundos e ficam disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive sábados, domingos e feriados.

O Pix, além de aumentar a velocidade em que os pagamentos ou transferências são feitos, possui baixo custo, proporciona mais segurança às experiências dos clientes e também veio com a finalizada de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado.

Como otimizar os processos

Com o crescimento das transações bancárias realizadas pelo Pix, a gestão de um negócio poderá sofrer grandes impactos, principalmente no setor financeiro. Isso, porque, ao acelerar o processo de pagamento, as empresas, precisarão de um módulo financeiro eficiente para controlar e estruturar as transferências recebidas e realizadas.

Com o módulo financeiro, as empresas terão um controle preciso dos seus resultados, assegurando a gestão em todas as movimentações financeiras da organização em tempo real.

Assim sendo, um módulo financeiro eficiente também irá contribuir para a transparência nos processos fiscais e de finanças da organização, uma vez que, essa ferramenta poderá ser customizada conforme as características e metodologias da empresa, garantindo mais sistematização nas transferências realizadas pelo Pix.

Por que Integrar o PIX ao sistema ERP

Devido à criação do Pix, o Banco Central irá liberar algumas API’s (Interface de Programação de Aplicativos) para serem realizadas as integrações entre instituições bancárias e empresas.

O intuito é que cada operadora de transação, sejam elas bancos, adquirentes e fintechs, tenham os seus próprios API’s para poderem integrar a diversos sistemas ERP web.

sistema ERP web realiza um controle automatizado dos dados da empresa e entrega informações precisas e confiáveis, essenciais para a tomada de decisão.

No entanto, é de responsabilidade de cada operadora estabelecer outras camadas de segurança, como autenticação biométrica, reconhecimento facial, entre outras. Esse recurso permite que o usuário realize transações de qualquer instituição financeira cadastrada por meio do ambiente de seu ERP, otimizando processos e evitando retrabalhos.

Sendo assim, integrar o Pix ao ERP não só traz mais eficiência ao setor financeiro da sua empresa, mas também ajuda a empresa a se desenvolver mais.
Acesse o Blog da W3ERP e saiba mais sobre o sistema ERP e como ele pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa, na produtividade e na organização de seus negócios.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time