Para que serve um gateway de pagamento e como ele funciona?

Descubra o que é um gateway de pagamento e suas principais vantagens, além de aprender como aplicá-lo na realidade de seu negócio online.

por Time Galax Pay
Para que serve um gateway de pagamento e como ele funciona?

Com a maior utilização da internet e da prestação de serviços virtualmente, maior é a preocupação do lojista quanto à infraestrutura da loja virtual. Afinal, ele precisa garantir que o cliente conclua a compra. Por isso, ele precisa garantir o gateway de pagamento.

Um negócio digital iniciante costuma contar com um intermediador de pagamento na loja. Contudo, essa opção muitas vezes acaba não sendo eficiente conforme a empresa cresce. Uma empresa consolidada precisa de outra opção.

Mas o que é gateway de pagamento?
Como funciona? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre esse processador de pagamento!

O que é gateway de pagamento?

“O uso do gateway no pagamento online é o primeiro passo para obter independência como lojista.”

O gateway de pagamento se trata de uma interface que possibilita a transmissão de dados entre os clientes, bancos e comerciantes numa compra virtual. Essa compra pode ser feita por várias formas de pagamento:

· Cartão de crédito;

· Cartão de débito;

· Boleto bancário;

· Assinatura;

· Transferência bancária;

· Carnê.

Sendo assim, o gateway de pagamento funciona como maquininha de cartão usada em estabelecimentos. Contudo, é um pagamento online e apresenta taxas menores.

Como funciona o gateway de pagamento?

Basicamente, ele apresenta as funções de coleta e armazenamento das informações do cliente. Com essas informações, ele se conecta aos bancos e operadoras de cartão – conhecidas como adquirentes.

O gateway checa com elas se o cliente apresenta saldo suficiente e se existe alguma restrição que afete a continuidade da compra. Por fim, se tudo estiver certo, a compra é finalizada e o seu negócio digital recebe o pagamento.


O que é gateway de pagamento na prática?

Para ilustrar melhor como funciona o gateway de pagamento, aqui vai:

1. Primeiramente, o consumidor A adiciona os itens da loja virtual B ao carrinho e faz o checkout. Não há redirecionamento, isso é feito na página do e-commerce. O consumidor fornece seus dados para pagamento e finaliza a compra.

2. Depois, a processadora de pagamento entra em contato com as adquirentes C (operadora ou banco), a fim de que elas validem os dados. Se estiverem corretos, o gateway finaliza a compra.

É importante salientar uma coisa: o gateway não recebe o pagamento, ele apenas permite que ocorra a comunicação entre as instituições bancárias ou de crédito com o e-commerce.

Por esse motivo que se o cliente fizer uma compra parcelada, o lojista também receberá de maneira parcelada!

Obs: todo esse processo da processadora dura uma questão de segundos.

Gateway de pagamento ou intermediador de pagamento: qual é a diferença?

Em propósito, o intermediador de pagamento assume a mesma função: conectar cliente, comerciante e as adquirentes. Contudo, o intermediador presta um serviço financeiro, assumindo a responsabilidade e os riscos pela cobrança.

Dessa forma, é como um serviço terceirizado para a sua empresa, inclusive tendo uma página própria para checkout, existindo assim um redirecionamento de página.


Enquanto isso, o gateway de pagamento funciona somente como uma processadora de pagamento, sem precisar assumir um serviço financeiro. Ele estabelece a comunicação para que você diretamente receba o dinheiro do cliente.

Limitações do intermediador de pagamento para e-commerce

· Formas de pagamento: o número de bandeiras de cartão pode ser limitado;

· Plataforma de e-commerce: certas plataformas de e-commerce podem estar fora do alcance do intermediador.

Quais são as vantagens do gateway de pagamento?

Afinal, para que serve o gateway de pagamento? Basicamente, para trazer mais independência na transação financeira entre cliente e loja virtual. O gateway apresenta mais opções personalizadas para cada tipo de loja.

Com isso, garante mais vantagens. E quais são elas?

Maior segurança na compra

Dependendo do gateway que obter, você recebe junto sistema antifraude e certificado SSL. Esses dois permitem que você:

· Evite a clonagem ou roubo de cartões dos clientes;

· Forneça criptografia e proteção dos dados informados no checkout.

De quebra, a maior segurança permite outra coisa: maior conversão. Afinal, o cliente sente segurança em realizar a compra.

Maior taxa de conversão

Sem redirecionamento de página, com boa velocidade de carregamento e segurança garantida, maior é a chance de alta taxa de conversão. O checkout é decisivo para a conclusão da compra e o gateway torna ele uma etapa bastante agradável.

Reduz custos

Através do gateway de pagamento, você tem a oportunidade de negociar diretamente com as instituições financeiras. Com isso, você pode obter as taxas mais compatíveis com o orçamento do seu negócio digital.

Além disso, também são diminuídos os custos de manutenção do sistema financeiro!

Oferece um painel administrativo

Gestão é algo essencial para o seu negócio, principalmente no caso de adotar o modelo de pagamento recorrente. Por isso que o gateway de pagamento traz uma interface administrativa para administrar a loja e as cobranças.

Além disso, traz relatórios e dashboards com métricas relevantes para melhor gerir o seu negócio!

É necessário ter um gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é o próximo passo para qualquer empreendedor. Ele garante a independência do seu negócio, lhe fornecendo a chance de negociar diretamente com as adquirentes.

Contudo, sua grande vantagem é a administração das cobranças, algo que você pode obter pela plataforma do
Galax Pay. Ela é intuitiva para iniciantes, traz fácil integração por API com qualquer negócio e apresenta o melhor custo-benefício.

Com o Galax Pay, é possível ter um gateway de pagamento eficiente para qualquer modelo de negócio.
Inscreva-se abaixo e deixe que um de nossos especialistas vá até você!
PROMO-CARTAO

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay

Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!

Outros posts feitos por Time Galax Pay

Deixe seu comentário