Pagamento recorrente: uma estratégia para fidelizar seus clientes

Para fidelizar os clientes, é preciso usar as tecnologias e diversas estratégias. Veja aqui algumas delas!

por Ideal Sales
Pagamento recorrente: uma estratégia para fidelizar seus clientes

Atualmente, para fidelizar os clientes, é preciso usar as tecnologias e diversas estratégias, não somente para aperfeiçoar produtos e serviços, mas para entregar uma nova forma de atendimento e pagamento. Em relação ao check-out, uma das técnicas desenvolvidas é o pagamento recorrente.

Os pagamentos recorrentes - e toda a economia que gira em torno deles - são usados em mensalidades, assinaturas e contratos periódicos.

Segundo o economista estadunidense Jeremy Rifkin, nos anos 2000, o sistema de pagamentos não seria mais para ter a posse deles, mas sim, para que as pessoas tivessem acesso à eles.
Ele não estava errado. Os pagamentos recorrentes apresentam uma série de vantagens em relação a outros pagamentos e trazem novas estratégias para a fidelização de clientes, conferindo principalmente dados ao CRM para tornar a experiência do usuário mais efetiva.

No presente artigo abordaremos sobre os processos referentes ao pagamento recorrente e seus benefícios.

O que é o pagamento recorrente?

As assinaturas mensais são um tipo de pagamento bastante comum no mercado, entretanto, com os novos desafios que começaram a aparecer, novas formas de cobrança começaram a ser pensadas.

Antes de entrar nas novas formas de pagamento, é necessário entender que os pagamentos anuais e a assinatura parcelada dominaram o mercado, entretanto, os índices de inadimplência continuam altos.

Com os dados adquiridos por meio do sistema CRM, é possível identificar os gargalos quanto aos pagamentos referentes aos serviços. Com isso, uma nova forma começou a se desenvolver, chamada de pagamento recorrente, podendo ser aplicada em diversos setores.

O sistema de pagamentos recorrentes consiste em eliminar os empecilhos quanto aos limites dos cartões e ter uma grande parcela para pagar todos os meses, já que o sistema debita automaticamente o valor do cartão de crédito no dia do vencimento.

Dessa maneira, o mês que está mais apertado, o cliente pode descadastrar a forma de pagamento e não usar o serviço e, no mês seguinte, se melhorar, renovar o serviço automaticamente.

As empresas podem definir períodos de pagamento que melhor atendem às necessidades dos clientes, não tendo o comprometimento do cartão para além do vencimento. Deste modo, é uma solução eficiente para a empresa e para o cliente.

Abaixo abordaremos sobre algumas das vantagens de adotar o sistema de pagamentos recorrentes.

Vantagens do sistema de pagamentos recorrentes

A grande ideia do sistema de pagamentos recorrentes é o cliente ter controle sobre os serviços que usa.

Assim, existem vantagens para as empresas, como otimização do negócio e modernização dos sistemas, bem como para o cliente. Abaixo conheça melhor essas vantagens.

Redução da burocracia

Uma das grandes vantagens neste tipo de cobrança é que o cliente tem maior facilidade na adesão de um serviço e também na descontinuidade.

Por conta disso, a empresa tem menor barreira de conversão, entretanto, possui uma liberdade maior para testar prazos e preços. O pagamento recorrente é mais rápido, prático e eficiente.

Maior segurança

Os pagamentos recorrentes são compostos por sistemas de informações mais seguras, principalmente para evitar fraudes ou vazamento de dados para o cliente.

Hoje, com a Lei Geral de Proteção dos Dados, a famosa LGPD, a segurança é ampliada, havendo variados protocolos que devem ser seguidos para realizar a compra.

Fidelização dos clientes

A grande simplicidade de pagamento e adesão permite que os serviços tenham uma maior aderência. Por se tratar de uma cobrança no crédito ou em débito, é possível oferecer aos clientes descontos e outras facilidades.

Isso permite que os clientes se fidelizem ao seu serviço e marca.

Como implantar esse tipo de pagamento?

Para começar a implantar esse tipo de pagamento, é necessário escolher uma boa plataforma que opera as transações financeiras. Existem variadas empresas que oferecem esse serviço.

Desta maneira, é preciso apostar em um gerenciamento integrado, que visa aliar facilidade e acompanhamento de forma rápida e eficiente.

Depois é necessário investir em uma plataforma de segurança de dados, para que tudo esteja em ambiente livre de ameaças, principalmente por lidar com serviços de cunho sensível como nomes, dados bancários e de contato.

Por fim, é preciso monitorar os resultados. A vantagem é que os pagamentos recorrentes geram dados que permitem mensurar o sucesso dos novos tipos de pagamentos.

As empresas que querem atingir um grande público precisam investir em novas formas de pagamento, sendo o pagamento recorrente a principal forma para os cenários atuais, seja para o oferecimento de produtos/serviços em ambientes físicos ou digitais.

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Ideal Sales

Desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados

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