Pagamento recorrente para a cobrança de planos em clínicas odontológicas

Veja como funciona o pagamento recorrente na cobrança de planos odontológicos!

por Lays Xavier

A saúde bucal é um tema cada vez mais reconhecido entre os brasileiros. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) no ano de 2017, foi perceptível o aumento de 7,8% de beneficiários de planos odontológicos em relação ao mesmo período do ano anterior.

As pessoas estão mais conscientes da importância do cuidado com a saúde bucal e tem realizado mais visitas aos consultórios odontológicos. O profissional da área é responsável por deixar o sorriso mais bonito e harmônico, além de identificar doenças que podem ou não ter origem na boca. Para se prevenirem de situações desagradáveis, o brasileiro tem feito cada vez mais visitas ao dentista.

Quando o cliente chega ao consultório odontológico porém, mesmo realizando as avaliações algumas pessoas costumam não voltar. Há casos também em que o tratamento é iniciado e abandonado no meio do caminho.

Os problemas citados anteriormente acontecem frequentemente pois, muitas vezes o consultório não está preparado para atender ao cliente.

Orçamentos muito caros e formas de pagamento engessadas, como pagamento à vista, assustam o cliente que costumam optar por serviços de qualidade inferior, porém que se encaixam no seu orçamento.

Ao observar esse movimento no mercado foi desenvolvido o modelo de pagamento recorrente, para que a contratação de planos odontológicos seja acessível a todos. Você conhece esse modelo de pagamento?

Continue a leitura deste post e saiba como a recorrência pode ser utilizada no seu consultório odontológico.  

O que é o pagamento recorrente

O pagamento recorrente é um modelo de cobrança que consiste na aquisição de um produto ou serviço de forma continuada. Um valor é combinado e cobrado no cartão de crédito do cliente conforme  contratado previamente. Ele é tratado como uma mensalidade e é cobrado segundo o período determinado.

Saiba mais sobre pagamento recorrente assinando nossa newsletter!

Receba o contato de um especialista

Como funciona a recorrência para clínicas odontológicas

Em clínicas odontológicas essa forma de pagamento pode ser utilizada para a cobrança dos planos odontológicos, podendo ser dividido em prestações quinzenais (a cada 15 dias), mensais (1 vez por mês), bimestrais (a cada dois meses), entre outros períodos, variando de acordo com os planos oferecidos por cada clínica.

O sistema é simples. Será necessário inserir os dados do cliente uma única vez validando o seu cadastro na plataforma de pagamentos e cadastrar a cobrança com sua periodicidade. Realizado o processo, as cobranças são feitas de forma automática, sem a necessidade de interferência do paciente ou do financeiro da clínica.

Por que aderir à recorrência?

A recorrência apresenta vantagens que podem deixar o seu consultório mais organizado e também mais atrativo para os clientes. Veja a seguir:  

Controle dos pagamentos

O dentista cuida da saúde bucal dos pacientes e essa deve ser a sua principal função. Caso você esteja passando mais tempo organizando notas, calculando o fluxo de caixa, verificando cobranças em atraso da sua clínica do que atendendo a pacientes, tem algo errado acontecendo.

Para aliviar a parte financeira da sua clínica, o sistema de pagamento recorrente tem como funcionalidade o auxílio na manutenção do controle de pagamentos. É possível montar relatórios, exportar e verificar dados sobre o pagamento de todos os pacientes atendidos.

O controle também ajudará a otimizar todo o processo de cobrança, mantendo o fluxo de caixa saudável.

Gestão financeira facilitada

Que tal saber exatamente quais são as demandas do seu consultório, os procedimentos mais procurados, quando é necessário repor equipamentos, ter o controle de funcionários, entre outras questões?

A gestão facilitada parece inalcançável, certo? E se eu te contar que tem como aliar o controle dos pagamentos da sua clínica a gestão empresarial? Mais da metade dos processos burocráticos serão resolvidos de forma automatizada.

A união permite que seja realizada a integração dos sistemas de gestão da clínica e financeiro de pagamento recorrente. Todas as informações serão disponibilizadas em um único local para que o acesso seja simples e rápido, o que facilita e otimiza a análise de dados e a tomada de decisões.

Redução no cancelamento dos planos

O uso do cartão de crédito é comum para boa parte dos brasileiros. Considerado como facilitador de compra de modo geral, muitos pacientes possuem contato com esse recurso. Ao adotar a recorrência não será necessário que o paciente se preocupe com a data de vencimento distinta, além de que ele irá efetuar um único pagamento, garantindo assim o seu recebimento dos valores.

Facilitar o processo de pagamento evita a redução nos contratos pois o cliente estará pagando o plano de forma cômoda e automática. Caso tenha que cortar recursos, irá optar por serviços que sejam supérfluos e menores, não os ligados ao cartão.

O cancelamento dos serviços de recorrência exigirá que o cliente entre em contato ou faça uma visita a clínica. Essa poderá ser uma oportunidade para identificar quais as causas que levaram ao cancelamento e tentar reverter a situação. Tente transformar uma situação negativa em uma oportunidade!

Previsão de faturamento

É fundamental para todo o negócio que deseje ser bem-sucedido que ele tenha previsibilidade. Você já ouviu falar do termo? Com o pagamento recorrente será possível ter uma previsão de quanto dinheiro entrará em seu caixa por um determinado período.

A previsibilidade facilita a programação dos recursos internos da sua clínica em relação a futuros investimentos, planejamentos de divulgação e as demais melhorias necessárias.

Página de pagamentos

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay, disponibiliza a possibilidade de criar planos que se adequam às necessidades dos seus pacientes, respeitando sua individualidade. Faça a comparação entre os planos oferecidos na sua clínica, deixando-os lado a lado tornando evidente as semelhanças e diferenças de cada um.

A seguir temos um exemplo da página de pagamento de planos oferecidos pelo Galax Pay colocados lado a lado para facilitar a escolha do cliente:

ZabRPj4j7jW4A2QKwjZrN4uq2eE_KpVv7E-aUjIw

Exemplo da página de pagamentos Galax Pay.

O pagamento recorrente ganha cada vez mais força no mercado, estando presente no dia a dia de clínicas odontológicas e muitos outros segmentos. Adquira vantagem competitiva contratando os serviços de pagamento recorrente!

Conheça também o Galax Pay, um sistema que oferece todas as vantagens citadas acima e recursos exclusivos para os seus clientes. Gaste menos de 2 minutos para efetuar o cadastro do cliente e uma cobrança.

Converse com os nossos especialistas!

Receba o contato de um especialista

Sobre o autor
Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando o curso de Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
Outros posts feitos por Lays Xavier
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa