Pagamento recorrente ajuda na retenção dos clientes de minha empresa?

Entenda como o uso do pagamento recorrente pode diminuir a taxa de evasão da sua empresa!

A retenção de clientes funciona como uma estratégia de negócios que visa evitar a dispersão do cliente em relação a sua empresa. O objetivo dessa tática é ter uma quantidade de clientes que trazem receita para o seu negócio de forma ativa.

Vender para clientes que você já possui um relacionamento é uma maneira mais simples de aumentar o faturamento, já que não é necessário fazer todo o processo de prospecção e conquista do cliente por ele já conhecer as práticas de sua empresa. Dedicar parte do foco da sua empresa para a retenção de clientes é considerado uma estratégia eficiente, pois dessa forma, você está direcionando seu tempo para pessoas que já demonstram interesse pelo seu serviço e confiam em suas soluções.

Após conversas com empreendedores como você, o Galax Pay preparou este post com dicas para a retenção de clientes e explicando o motivo do sistema de pagamento recorrente auxiliar nesse processo. Veja a seguir!

 

Conquiste o cliente

- Atendimento: O atendimento ao cliente é algo que se tornou diferencial no mercado. Muitos cliente frequentam um estabelecimento, ou optam por algum produto pela forma que são tratados, ou seja, pela experiência com a empresa e seus colaboradores.

Treine sua equipe de atendimento para representar os valores de sua empresa. É preciso empatia, entusiasmo e cuidado com todo o atendimento ao cliente para que ele não se sinta desprezado e apenas mais um número em seu estabelecimento. Isso vale para os novos e principalmente, os atuais clientes.

É comum ouvir reclamações de clientes que se sentem abandonados após efetuarem a compra de algum produto ou serviço. É nesse momento, que todo o encanto com a empresa é perdido. O cliente passa de satisfeito para insatisfeito e será difícil convencê-lo a comprar novamente uma solução de sua empresa.

 

- Pesquisa de mercado: Analise o mercado no qual o segmento de sua empresa se encontra. Prestadores de serviços recorrentes, ou que oferecem produtos que tem alto consumo devem ficar atentos ao perceberem a diminuição no fluxo de clientes.

Uma empresa não deixa de ter clientes da noite para o dia. O processo ocorre de forma gradual, e deve ser acompanhado para o planejamento de melhores estratégias de competitividade. Observe a concorrência e ofereça melhores preços, faça upgrades em seus serviços, entre outros. No mercado competitivo é impossível ser bem sucedido parado.

 

- Pagamento facilitado: Ofereça formas de pagamento atrativas e facilitadas para o seu cliente. A dificuldade encontrada na hora de quitar dívidas pode desanimar o consumidor e até mesmo, fazê-lo buscar o concorrente. Se adeque as tendências de mercado e ofereça o maior número de opções possíveis para que o cliente fique satisfeito e opte pelos seus serviços.

 

Por que reter clientes?

Segundo um dos maiores especialistas em marketing da atualidade, Philip Kotler, manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais atrativo do que adquirir novos. Sabendo disso, é interessante se dedicar a retenção de clientes em sua empresa. Lembre-se que esse processo começa no primeiro contato do consumidor com o seu negócio.

 

Como a recorrência auxilia na retenção de clientes?

Para entender como o sistema de recorrência auxilia na retenção de clientes, é necessário ter em mente de forma clara o que ele é. Contaremos para você logo abaixo!

 

O que é o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma opção de transação financeira comercial. Essa modalidade pode ser aplicada em empresas que possuem segmentos que oferecem serviços ou produtos de forma periódica e funciona da seguinte forma: um valor é acordado e debitado todos os meses diretamente no cartão de crédito do cliente, conforme o tempo estabelecido em contrato, ou a duração do serviço.

As conhecidas, Netflix e Spotify, são exemplos de empresas que usam o débito recorrente.

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Sabendo agora o que é o pagamento recorrente, veja como ele irá auxiliar na retenção dos seus clientes:

 

- Automatização: É necessário contratar o serviço apenas uma vez e durante todo o tempo de uso, ou conforme estabelecido em contrato, trimestral (3 meses), semestral (6 meses) ou anual (12 meses) por exemplo. O cliente não terá a necessidade de ir ao banco, lotéricas ou a empresa para efetuar somente o pagamento do seu serviço, pois tudo será realizado de forma automática.

A facilidade de pagamento incentiva o cliente a não mudar de prestadora de serviço. A comodidade é cada vez mais visada, e por isso, proporcionar meios mais simples de pagamento é uma estratégia atrativa e eficiente.

 

- Não consome o limite do cartão: Como cada parcela é cobrada de forma automática e mensal, o limite do cartão de crédito do cliente não é comprometido.

Entenda: o valor não é descontado totalmente de uma única vez, e depois reposto com o pagamento das mensalidades como ocorre no parcelamento. No caso do pagamento recorrente, é estabelecido um tempo por contrato, e devido a isso, as parcelas podem ser cobradas de forma separada, ocupando no limite do cartão apenas o valor da mensalidade daquele mês.

 

- Controle financeiro: Por ser feito diretamente no cartão de crédito, o cliente consegue planejar os seus gastos. Ao invés de ter que lembrar de datas de pagamento separadas, o cliente pode ficar despreocupado com a data de vencimento dos serviços contratados, pois será debitado automaticamente no cartão. Sendo assim, é uma data a menos para ter que se policiar e lembrar.

 

- Fidelização: Ao se comprometer em fazer um contrato por período com sua empresa, o cliente estará sendo beneficiado com alguns descontos oferecidos por aquele pacote. Como ele pagará um valor inferior ao serviço avulso, se sentirá mais confiante na empresa. Uma vez que o serviço já tenha sido pago, o cliente se sentirá mais motivado a continuar o utilizando.

Para solicitar a suspensão das cobranças, será necessário comparecer ao financeiro de seu estabelecimento ou fazer contato por outros meios. Essa é uma grande oportunidade para identificar as possíveis causas do cancelamento para tentar reverter a situação.

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Reter clientes é muito importante para uma empresa que deseja expandir e se manter no mercado. Alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de determinar como os procedimentos serão realizados.

Para adquirir um sistema de recorrência é necessário entrar em contato com uma empresa especializada nesse tipo de software. Antes de fazer essa contratação é importante verificar se a empresa é confiável, apresenta bons resultados e cumpre o proposto.

 

Conheça o Galax Pay

O Galax Pay, é um sistema de pagamento recorrente que proporciona vários benefícios para os clientes, e pode ajudar sua empresa a manter um padrão de previsibilidade financeira, além de reduzir em até 90% o número de inadimplência.

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