Pagamento recorrente: 3 motivos para começar a usar no seu negócio

Você tenha uma empresa, mas ainda não conhece o pagamento recorrente? Você está perdendo tempo e dinheiro. Saiba como reverter essa situação agora!

por Lays Xavier

Como está a sua empresa? E a saúde financeira dela? Acompanhar o que está acontecendo em seu negócio é fundamental para que ele se mantenha competitivo e ativo no mercado. 

Toda decisão financeira tomada terá impacto sobre o que acontece em sua empresa. O meio de pagamento utilizado, por exemplo, afeta de forma direta as suas vendas. 

Observando isso, muitas empresas têm adotado o pagamento recorrente como opção de cobrança. 

Essa modalidade de pagamento tem chamado a atenção devido a sua praticidade. Uma vez adotada a recorrência, o gestor não precisa se preocupar em mensalmente gerar a cobrança para o seu cliente. 

Veja como funciona essa forma de pagamento e entenda porque ela é ideal para aplicar em seu negócio. 

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente não é algo novo para os brasileiros. Essa modalidade já é usada por grandes empresas de telefonia e provedores de internet. 

Esse tipo de pagamento pode ser usado por todas as empresas que prestam serviços por períodos, sejam eles mensais, trimestrais, semestrais e em outros casos, até mesmo gerar uma cobrança única. 

A recorrência pode ser aplicada de duas formas, sendo estabelecido um período por contrato ou a cobrança pelo tempo de uso do serviço. 

Quando é estabelecido um tempo em contrato, a empresa pode oferecer melhores condições para o cliente, já que ela projeta uma garantia de recebimento. 

Entenda: ao assinar um contrato de 6 meses, o cliente está se predispondo a realizar os pagamentos naquele período, trazendo mais previsibilidade para o seu negócio.

Você nessa situação pode oferecer um desconto de 10% nas parcelas, já que foi estabelecido esse período de cobrança. 

A recorrência por tempo de serviço prestado é o modelo adotado pela Netflix. Nesse caso, apesar de o cliente não ter assinado um contato predefinindo o tempo de uso, o simples fato de possuir a assinatura já o incentiva a continuar com os seus serviços. 

Como é realizada a cobrança do pagamento recorrente?

A cobrança pode ser feita por boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta

Muitas pessoas ainda hoje não possuem cartões de crédito ou não se sentem à vontade em fornecer os dados dele para as empresas. 

Para essas situações, a recorrência via boleto bancário é a mais recomendada. Assim você continua a oferecer os serviços para o seu cliente nas condições em que ele se sente mais confortável.

Por outro lado, caso o seu público seja mais ligado a internet e prefira os serviços de forma mais automatizada, a opção da cobrança no cartão de crédito é a ideal. 

Essa opção é mais cômoda, já que a cobrança é realizada diretamente no cartão de crédito, sem a necessidade de se preocupar com a data ou realizar transações semelhantes todos os meses. 

O serviço de recorrência facilita o dia a dia dos gestores e dos clientes. A sua praticidade o torna ideal para todo tipo de negócio por assinatura. 

Veja a seguir 3 motivos pelos quais o pagamento recorrente é ideal para o seu negócio!

3 motivos para usar o pagamento recorrente em meu negócio?

1. A recorrência é diferente de parcelamento

Muitos clientes podem sentir insegurança ou desconforto em contratar um serviço via cartão de crédito por receio de impossibilitar novas transações no cartão

Isso acontece pois no parcelamento, o limite do cartão é consumido de forma integral no valor das parcelas do serviço e mês após mês é disponibilizado com o pagamento das parcelas. 

No pagamento recorrente o limite não é consumido. Todos os meses são realizadas transações no valor da parcela de forma automática

A empresa realiza a cobrança automaticamente na data estabelecida e o cliente não precisa se preocupar com datas ou com o comprometimento do limite em seu cartão. 

2. Diminui o risco de inadimplência

Como é estabelecido um valor que é automaticamente descontado no cartão de crédito do cliente, as chances do pagamento serem realizados são muito maiores. 

No caso do cliente que prefere a recorrência via boleto bancário, alguns sistemas de pagamento facilitam bastante o processo de envio. 

Além de poder predefinir um dia para o envio do boleto é possível configurar lembretes para alertar sobre a data de pagamento. 

Outra vantagem é a possibilidade de enviar o boleto bancário para meios de comunicação muito acessados, como o whatsapp, para que o acesso a ele seja facilitado. 

3. Previsibilidade financeira

Quando se fala em pagamento recorrente, uma das vantagens mais visadas pelos gestores é a previsibilidade financeira. 

Com essa modalidade de pagamento é possível fazer uma estimativa de quanto a empresa irá receber dentro de determinado período. 

Saber sobre essas informações, é importante para planejar os futuros investimentos e aquisições de seu negócio. 

Essas são as 3 principais razões para que você comece a usar essa modalidade em seu negócio, mas não pense que os benefícios da recorrência param por aí. 

O pagamento recorrente também permite que você ofereça os melhores preços, reduza o cancelamento dos serviços, entregue comodidade aos clientes e facilite a gestão empresarial.

O uso de um sistema de pagamentos mais completo, como o Galax Pay, permite que você tenha acesso a relatórios completos com apenas alguns cliques. Além disso, as cobranças podem ser geradas em menos de 3 minutos. 

Fale com um especialista e veja mais benefícios que a recorrência pode trazer ao seu negócio. 

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Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
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