Pagamento Instantâneo (Pix): 3 motivos para começar a usar no seu negócio

Veja o porque você deve aderir ao PIX em sua empresa.

por Time Galax Pay

O mercado financeiro passa por grandes mudanças a cada dia e com isso, mais bancos digitais e instituições financeiras surgem buscando o seu espaço. Por essa razão, pode ser complicado entender quais mudanças são revolucionárias e necessárias para o seu negócio.

Saiba que o PIX é uma dessas mudanças que vai alterar o cenário financeiro, já que tornará os processos cada vez mais ágeis e acessíveis, além de tornar meios tradicionais obsoletos.

Veja a seguir 3 razões para começar a usar o PIX no seu negócio e entenda o porque você não deve ficar para trás.

1. Praticidade nas transações

Devido a praticidade que o pagamento instantâneo oferece, muitas empresas de diversos segmentos poderão utilizá-lo.

O PIX permitirá a transferência de pagamentos de forma instantânea. Ao pensar nesse benefício de forma prática, é possível observar que o empresário ganha horas, em algumas situações e dias de vantagem em relação aos demais tipos de transferência.

A TED, quando realizada para instituições de pagamento diferentes, pode demorar mais de meia hora para ser concluída. Quando a transferência é via DOC, o prazo se torna ainda maior podendo levar de 2 a 3 dias para a transação ser compensada.

O Pagamento Instantâneo, como o próprio nome diz, acontecerá na hora de sua confirmação e demorará cerca de 10 segundos para a sua liquidação e disponibilidade na conta do recebedor.

Considere ainda que o PIX não está sujeito a barreiras de horário como os demais tipos de transferência. O Sistema de Pagamento instantâneo poderá ser utilizado a qualquer horário, em todos os dias da semana.

O PIX facilitará ainda mais a cobrança das empresas que oferecem serviços como sua solução, já que é necessário a confirmação do pagamento antes de iniciar as suas atividades junto ao cliente.

As empresas que ofertam produtos também poderão usufruir do PIX, visto que conseguirão gerar um pagamento e ter a sua liquidação imediata, possibilitando a entrega das mercadorias.

2. Melhoria no modo de pagamento

O Pagamento Instantâneo não será obrigatório, mas por possuir taxas menores e ser mais rápido no tempo de liquidação, entende-se que ele tornará os outros modelos de transferência obsoletos.

Devido às características do PIX, empresas que optarem pela utilização desse tipo de transferência poderão oferecer aos seus clientes melhores condições de pagamento, garantindo os seus recebimentos e fidelizando os usuários de suas soluções.

Imagine que ao usar o PIX, você possa oferecer ao cliente 5% de desconto. Ele ficará satisfeito pelo desconto e a empresa conseguirá receber o valor de forma instantânea, sem a necessidade de esperar 30 dias, como é o caso das empresas que cobram por maquininhas ou que o cliente deixa o pagamento para depois e não o realiza.

Nesse tipo de transação, tanto empresa quanto cliente saem ganhando.

3. Garantia e segurança para o seu negócio

O Pagamento Instantâneo consegue ser ágil devido à diminuição de intermediários entre o pagador e o recebedor.

Entenda: ao realizar uma transferência ou um pagamento, o banco confere a veracidade da transação tanto por parte do recebedor quanto do pagador e isso gera a demora da liquidação.

O PIX será regido pelo Bacen (Banco Central), sendo assim, todas as transações serão realizadas dentro de seu sistema, garantindo a segurança e rapidez das transações. Participarão do Sistema de Pagamento Instantâneo, bancos tradicionais e digitais, bandeiras de cartão, fintechs e outras prestadoras de serviços financeiros, que serão monitoradas para garantir o recebimento dos pagamentos.

A integração entre as instituições financeiras dentro do sistema, garante a agilidade nas transações.

Devido a essas e outras razões, o PIX irá causar uma grande mudança no mercado, podendo ocupar até mesmo o lugar dos meios de cobrança tradicionais, como o boleto e as maquininhas de cartão de crédito.

Como começar a utilizar o PIX?

O Banco Central prevê o lançamento do PIX para o dia 5 de outubro de 2020. A partir de então, todo usuário que possuir conta em alguma das instituições de pagamento cadastradas poderá utilizar este recurso.

Para as empresas, no entanto, é recomendado o uso do PIX através de uma plataforma que facilite a automatização dos processos de pagamento.

Isso porque gerar cobranças de forma manual, além de exaustivo, pode ser perigoso.

Imagine que você gera duas cobranças de valores distintos e envie para um cliente distraído que acidentalmente paga a cobrança no valor errado. Essa situação pode causar desconforto e trazer prejuízos para a empresa.

Outros erros que podem acontecer, são os não envios da cobrança na data correta ou envio duplicado.

Um sistema de pagamentos, além de automatizar todos esses processos de envio após o cadastro do cliente, permite que a liquidação seja feita de forma automática, sem a necessidade de ficar conferindo número de pagamento e cobranças.

Por essa razão, é uma dica de ouro o uso de um sistema de pagamentos automatizado.

O Galax Pay é um sistema de pagamento completo que permitirá o pagamento via PIX aos clientes assim que lançado e já facilita a rotina de centenas de empresas através de opções de pagamento como a recorrência no cartão de crédito e o boleto bancário.

Saiba mais motivos para adotar o PIX em seu negócio e as facilidades oferecidas pelos sistema de pagamento. Fale com um especialista Galax Pay.

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay
Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Galax Pay
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa