O sucesso do pagamento recorrente

Você conhece o pagamento recorrente e sabe o motivo dele ter crescido tanto nos últimos anos? Venha com a gente e descubra!

por Lays Xavier

O serviço de pagamento recorrente é mais comum do que você imagina! Afinal, você não precisa ligar todos os meses na Cemig para pedir a sua conta, ela simplesmente chega na sua casa. 

A recorrência também é usada por outros serviços que são muito comuns em casa, como TV a cabo, Internet, a conta de luz e outros. 

Esses serviços porém são tão comuns em nosso dia a dia, que acabamos não prestando atenção em seu funcionamento. 

De forma simples, podemos definir a recorrência como algo que se repete e no caso do pagamento recorrente, é um serviço que se repete em um tempo determinado. 

Agora que essa ideia de recorrência já está mais clara, vamos entender o motivo dessa modalidade de pagamento ganhar cada vez mais espaço no mercado. 

A expansão da recorrência

Já é comum encontrar mais do que a Cemig ou uma prestadora de serviços de telefonia e internet usando a recorrência. 

Isso acontece porque outros segmentos como escolas, academias, clubes de lazer e de assinaturas, clínicas odontológicas, estacionamentos, entre outros, perceberam que a recorrência é aplicável ao seu negócio. 

Todo o serviço que é cobrado mensalmente, por período predeterminado ou por uso constante, pode ser enquadrado na recorrência. 

Uma escola, por exemplo, cobra mensalidades. Todos os meses era necessário conferir uma lista de boletos e pagamentos que deveriam ser cobrados dos responsáveis pelos alunos. 

Esse trabalho era muito desgastante e manual. Com a recorrência, existe a opção da cobrança ser feita de forma automática no cartão de crédito do responsável ou a possibilidade de serem programados boletos para envio automático para a pessoa. 

Tudo o que é necessário para a escola fazer isso, é um sistema de pagamento recorrente. Os gestores fazem o cadastro dos dados necessários no ato da matrícula do aluno.

Depois disso, as cobranças serão realizadas mês após mês sem a necessidade de uma interação humana. 

Case de sucesso da recorrência

O uso da recorrência pode trazer o sucesso para muitas empresas. Quer ver?

A Netflix é uma empresa que adota essa modalidade de pagamento e é muito conhecida. 

Que tal pararmos para pensar o que ajudou essa empresa a alcançar a posição e destaque em que se encontra?

Basta perguntar em um grupo de whatsapp quem usa, conhece e até mesmo, divide a sua conta da Netflix e o número será significativo. A assinatura pode ser para um filho, uma sobrinha, a questão é que ela está presente nos lares brasileiros. 

Antes da Netflix, a forma de assistir filmes e séries, era através do aluguel de DVDs ou contratando um serviço de Tv a cabo. O problema aqui está no valor e na quantidade. 

A Tv a cabo te proporciona um canal que você paga e tem acesso aquela programação. O aluguel de um filme podia variar entre 5 e 15 reais e aos poucos esse serviço parou de ter demanda. Imagine quanto seria gasto caso todos os filmes que você deseja ver fossem  pagos individualmente? 

A rede de streaming Netflix inovou, pois ela estabeleceu um valor fixo para disponibilizar o maior número de filmes e séries possíveis. Um outro diferencial está no valor pago pelo produto. Ela oferece diferentes planos, com custos e benefícios diferentes, sendo:

  • Plano básico: plano de 1 tela SD (assista em 1 aparelho de cada vez em definição padrão) com o valor de R$21,90;
  • Plano padrão: plano de 2 telas HD (assista em 2 aparelhos de cada vez e em alta definição, quando disponível) com o valor de R$32,90;
  • Plano premium: plano de 4 telas HD/Ultra HD 4K (assista em até 4 aparelhos de cada vez e em alta definição ou ultra-alta definição, quando disponível) no valor de 45,90.

Com os planos tão em conta para os serviços que oferece, você pode estar se questionando como a Netflix fatura. O grande diferencial é o modo de pagamento adotado pela empresa. 

Por cobrar as assinaturas de forma recorrente, a empresa consegue oferecer bons planos, pois sabe que a qualidade de seu produto garante o interesse para o mês seguinte. 

Imagine se a Netflix cobrasse o valor anual de uma vez. Seria:

  • Plano básico: por apenas R$262,80;
  • Plano padrão: por R$394,80;
  • Plano premium: por 550,80. 

O cliente ao pagar o valor do plano de uma única vez iria ocupar todo ou quase todo o valor de limite do seu cartão de crédito. Com certeza a aderência ao seu serviço seria muito menor. 

Seguindo a lógica da Netflix, outros segmentos que prestam serviços recorrentes estão apostando nessa modalidade. 

O maior atrativo encontrado na recorrência é o fato de não ter a necessidade de juros, a possibilidade de oferecer descontos e de ser muito mais atrativo para o seu cliente, garantindo o seu recebimento e evitando tirar o cliente de casa para realizar o pagamento pelo serviço. 

Galax Pay

Veja como exemplo o modelo de pagamento recorrente do Galax Pay. Com ele você pode optar pela recorrência por fidelidade, na qual é possível você combinar com o cliente via contrato, um período de cobrança mensal. 

Devido à segurança oferecida pelo contrato, você pode oferecer maiores descontos para o cliente, sendo ideal para escolas, estacionamentos e clínicas odontológicas. Assim, tanto a empresa quanto o cliente ganham. 

Outra opção é adotar a recorrência no estilo da Netflix, na qual você oferece um serviço pelo tempo em que o cliente está adquirindo os seus serviços até que seja solicitado o cancelamento. Como é o caso de provedores de internet e clubes de assinatura. 

O pagamento pode ser debitado diretamente no cartão de crédito dos clientes mais modernos e que preferem deixar as suas contas pré-programadas para que não tenham o trabalho de enfrentar filas no  início do mês. 

Já para os mais conservadores, existe a opção de recorrência por boleto. O cliente receberá o boleto sempre no dia programado e o envio pode ser feito por e-mail e WhatsApp garantindo o recebimento 

A recorrência veio para aliviar o dia a dia das empresas em relação ao pagamento de seus clientes e é possível ver isso em vários outros casos de sucesso, como o Spotify e o próprio Galax Pay. 

Conheça mais sobre o sistema e converse com um de nosso especialistas. 

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Leia também o post: Galax Pay é confiável? e tire as suas dúvidas.

Como você chegou até aqui e está empenhado em ter cada vez mais resultados para a sua empresa, separamos mais alguns cases de sucesso da recorrência para você conferir. Veja!

Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
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