O que é uma API? Quais sistemas podem usar essa ferramenta?

Compartilhar

|

É comum escutar o termo API, mas o que ele significa? Descubra aqui!

O termo API é muito utilizado por empresas que oferecem sistemas de gestão, sejam eles empresariais ou de pagamento.

Boa parte das pessoas no entanto, não fazem ideia do que seja uma API.

Essa situação é mais comum do que se imagina, principalmente porque ela não está visível a todo usuário que acessa uma plataforma.

A API é conhecida principalmente pelos programadores, no entanto, é uma ferramenta que facilita muito o trabalho do gestor, além de proporcionar a eles um sistema ainda mais completo e integrado.

Caso você tenha interesses em saber mais sobre o que é uma API, sua finalidade e suas vantagens, continue a leitura!

O que é uma API?

Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida, afinal, o que esse termo quer dizer?

API é uma sigla, que quer dizer Application Programming Interface, traduzindo para o bom e claro português, significa: Interface da Programação de Aplicações.

Sua funcionalidade nós veremos a seguir!

Qual a finalidade da API?

API faz a integração entre sistemas, permitindo que duas plataformas diferentes se conectem, estabelecendo um fluxo de comunicação.

Uma aplicação prática do uso das APIs, por exemplo, é o funcionamento de uma loja virtual utilizando os serviços que envolvem práticas de pagamento, integrados a gateways ou bancos.

De forma resumida, as APIs podem ser consideradas uma espécie de ponte que conecta aplicações entre plataformas e sistemas.

Para quem são as APIs?

As APIs são para as empresas que desejam realizar a integração em seus sistemas com a intenção de facilitar a sua rotina. Você pode pensar que é uma definição muito ampla para darmos ao termo, porém se analisar o que a integração pode fazer, perceberá que está correto.

Uma integração que está presente em nosso dia a dia e nem percebemos, por exemplo, é o acesso da Netflix através da Smart TV.

O sistema da Smart TV é um e a Netflix possui outro, mas através da integração, eles funcionam juntos, facilitando a visualização e acesso do usuário aos programas da plataforma deStreaming.

Uma utilização muito recorrente da API é a integração entre os sistemas de pagamento e os sistemas de gestão.

Essa junção agiliza os processos internos, a visualização de relatórios e tomadas de decisão para a empresa. Imagine só ter que acompanhar todas as demandas de forma manual?

uso de sistemas possibilita a visualização de relatórios em questão de minutos. Fica muito mais simples gerenciar uma empresa dessa forma.

Pode-se considerar o pagamento e a gestão como pilares empresariais. Quando é simples visualizar o que acontece na empresa, é mais fácil realizar ações.

Como uma API pode ser útil para a minha empresa?

Talvez você já tenha contratado um sistema para auxiliar no gerenciamento de sua empresa. A API oferecerá mais praticidade, não tendo a necessidade de gastar recursos investindo no desenvolvimentos de funções muito específicas para o seu negócio.

API também deixa o processo mais simples. Após a integração, o cliente precisará de menos processos dentro de sua loja virtual para fazer uma aquisição.

O mesmo acontece com sistemas empresariais. Ao realizar a integração através de uma API, você poderá cadastrar as informações do cliente em uma plataforma e deixar que os sistemas compartilhem as informações.

API em sistemas de pagamento

Os sistemas que mais tem necessidade de integração através de APIs são os sistemas de pagamento. Assim você consegue conectar toda a empresa de forma segura e deixa o seu dia a dia mais facilitado.

A integração de um sistema de pagamento ao sistema de gestão faz com que o gestor cadastre os dados do cliente e a cobrança uma única vez. A conexão entre os sistemas faz toda a distribuição entre as principais informações.

Para utilizar o cel_cash, por exemplo, basta solicitar o contato de um especialista e após a ativação do sistema, realizar de forma simples o cadastro dos clientes informando para cada um, os seguintes dados:

  • Nome completo do cliente ou razão social;
  • CPF e/ou CNPJ;
  • E-mail do cliente para contato;
  • Números de telefones do cliente para contato;
  • Endereço se for necessário e outros.

Uma vez ativado o sistema, você pode realizar a integração e conseguir ter um controle 360° da sua empresa.

A integração entre o sistema de gestão empresarial e o sistema de pagamento cel_cash, é rápida. Caso seja necessário, há um time de especialistas disposto a ajudar.

Converse com os nossos consultores e confira todas as vantagens e facilidades de integrar o seu sistema de gestão ao cel_cash.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time