Conheça a melhor API de boletos, Pix, e Cartão

Compartilhar

|

Entenda de uma vez por todas como o usar a melhor API de boletos para gerencias as cobranças do seu negócio. Continue a leitura e confira.

Uma API de pagamentos permite que qualquer site ou sistema possa automatizar o recebimento de pagamentos.

Ela vem para simplificar o pagamento online e integrar vários métodos de pagamento em um único sistema, automatizando esses processos financeiros.

Com essa tecnologia, o empreendedor não precisa mais registrar dados manualmente, evitando gastos de tempo e erros que poderiam prejudicar a gestão do seu negócio.

Quer saber mais sobre o que é uma API de Boletos, como usá-la e quais seus benefícios? Acompanhe a leitura!

O que é uma API de pagamentos?

A sigla API, em inglês “Application Programing Interface”, define um conjunto de padrões de programação que permite integrar várias aplicações, formando uma troca de dados entre si para um determinado fim.

Resumidamente, a API serve como uma ponte entre aplicações.

No caso de uma API de boletos, ela coleta dos dados de pagamento do cliente, faz a comunicação com o banco, emite o boleto registrado e envia para o cliente, sem ser necessário intervenção humana, o mesmo se aplica para o uso do Pix.

Para o uso do cartão a API faz a integração com a adquirente, em alguns casos permitindo que sejam utilizados multiadquirentes, possibilitando o uso das melhores taxas.

O recebimento do dinheiro é prático e rápido, o banco de origem identifica o pagamento do documento e faz a conexão com a sua conta digital, disponibilizando o valor.

Qual o objetivo de uma API de pagamentos?

Uma API consegue atender um grande volume de transações com várias barreiras de proteção que identificam possíveis ataques cibernéticos e bloqueiam acessos suspeitos.

O principal objetivo de uma API é proporcionar maior rapidez e segurança no processamento de dados e confirmação de pagamentos.

Dois exemplos de APIs de pagamento são os Gateways de Pagamento de cartão de crédito e os Sistemas de Pagamento.

Gateway de pagamento

Coleta os dados do cartão de crédito vinculados à interface de pagamento, envia os dados à bandeira e ao banco e confirma o pagamento. Sendo ideal para e-commerces, que precisam de uma quantidade variada de métodos de pagamento e bandeiras de cartão.

Sistema de pagamento

Também faz essa intermediação de pagamento, coletando e confirmando os dados. Porém, também atua na gestão de cobranças, permitindo organizar boletos, transferências e pagamentos a fornecedores diferentes, etc.

Você tem um painel com informações específicas sobre os seus clientes e o seu negócio como um todo, podendo ser integrado, inclusive, também, a um software de gestão financeira.

Quais são as principais vantagens de uma API de pagamentos?

Confira os principais benefícios de uma API de Boletos:

Automatização de atividades

Com a API de boletos você pode automatizar a realização de cobranças, identificar a compensação dos pagamentos, verificar inadimplentes, notificar atrasos e emitir 2° via, por exemplo.

Segurança

Se a API utiliza o protocolo HTTPS para segurança, os dados são criptografados e o cliente pode realizar as compras com segurança, podendo, inclusive, se sentir mais confortável ao ver na barra de pesquisa que o site possui o certificado SSL.

Redução no volume de dados

O que, consequentemente, otimiza a performance do seu site ou plataforma, evitando que o sistema sobrecarregue e fique lento.

Integração de várias formas de pagamento

Seu cliente terá acesso a diversos métodos de pagamento disponíveis que podem ser mais úteis no momento da compra, como Cartão de crédito, Boleto e Pix, por exemplo. Isso irá agregar mais valor para sua empresa e contribuirá para a fidelização do cliente.

Relatórios e análise de métricas

Você terá acesso a dados de pagamento para contribuir na sua análise financeira ou engajamento de produtos, por exemplo.

Através do sistema de pagamentos você conseguirá visualizar informações reais de transações financeiras realizadas na sua loja online dentro de um período de tempo.

Como integrar com uma API de pagamentos

integração da API com sua loja virtual é extremamente simples e o uso de todas as funcionalidades da plataforma é bastante intuitivo.

Com a integração você terá acesso a:

  • Serviço de cobrança recorrente: no qual você poderá emitir cobranças recorrentes em qualquer método de pagamento – boleto, cartão de crédito, débito em conta ou Pix;
  • Emissão de contrato digital e NFS-e gratuitos;
  • Conta digital completa e funcionalidades com poucos cliques;
  • Relatórios e dashboards personalizados.

Após compensação, o dinheiro é enviado automaticamente para sua conta digital na plataforma e você pode tê-lo em mãos a qualquer momento.

Tudo com total segurança para você, sua empresa e seus clientes.

API de pagamentos cel_cash: mais facilidade e economia

Com a API de pagamentos do cel_cash, você vai ter acesso a todos os benefícios citados acima, com condições especiais oferecidas de acordo com os meios de pagamento de sua preferência, confira:

Boletos

A API permite que você tenha acesso as melhores condições de pagamento, com descontos e ofertas especiais, como:

  • Geração de carnês;
  • Totalmente livre de mensalidades e taxas adicionais.
  • Boleto a R$1,99 nos primeiros 30 dias.

Pix

  • Recebimentos de Pix via QR Code;
  • Oferecimento de desconto condicional para pagamentos feitos em até uma data determinada;
  • Condição especial para receber Pix a partir de R$ 0,99.

Cartão de crédito

  • Conciliação bancária;
  • Multiadquirencia, permitindo que você escolha a operadora para a realização da cobrança;
  • Pre autorização;
  • Taxas especiais de até 2,5% na transação.

Documentação de API para pagamentos

A documentação de uma API é muito importante e deve ser o mais simples possível. É importante que as coisas sejam bem definidas para que a integração desempenhe o seu papel da forma correta.

Quando for considerar, observe se na documentação estão registradas todas as opções de pagamentos e funcionalidades que poderão ser utilizadas para que não apareçam surpresas futuras.

Confira os processos de:

  • Configuração;
  • Autenticação;
  • Fluxo de integração;
  • Métodos;
  • Respostas as integrações;
  • Plugins e outros.

A ordenação por esse processo faz com que toda a integração funcione de forma mais simples e segura, garantindo que aconteça sempre o que foi programado para aacontecer.

Além de oferecer um processo simples e seguro, o cel_cash permite que os desenvolvedores testem a API de pagamentos antes da contratação para entender melhor o seu funcionamento.

O cel_cash oferece junto de sua documentação os exemplos de script para que todo o processo seja feito de forma clara.

Você pode conferir como funciona, em: API de pagamentos – Configurar documentação, cel_cash, e testar de forma prática o seu funcionamento.

Gostou e quer saber mais? Preencha agora o formulário abaixo e deixe que um de nossos especialistas vá até você para tirar suas dúvidas!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time