O que é uma API de Boletos?

Entenda de uma vez por todas o que seria uma API de Boletos. Aprenda neste artigo!

por Time Galax Pay
O que é uma API de Boletos?

Uma API de pagamentos permite que qualquer site ou sistema possa automatizar o recebimento de pagamentos.

Ela vem para simplificar o pagamento online e integrar vários métodos de pagamento em um único sistema, automatizando esses processos financeiros.

Com essa tecnologia, o empreendedor não precisa mais registrar dados manualmente, evitando gastos de tempo e erros que poderiam prejudicar a gestão do seu negócio.

Quer saber mais sobre o que é uma API de Boletos, como usá-la e quais seus benefícios? Acompanhe a leitura!

O que é API de Boletos?

A sigla API, em inglês “Application Programing Interface”, define um conjunto de padrões de programação que permite integrar várias aplicações, formando uma troca de dados entre si para um determinado fim.

Resumidamente, a API serve como uma ponte entre aplicações.

No caso de uma API de boletos, ela coleta dos dados de pagamento do cliente, faz a comunicação com o banco, emite o boleto registrado e envia para o cliente, sem ser necessário intervenção humana.

O recebimento do dinheiro é prático e rápido, o banco de origem identifica o pagamento do documento e faz a conexão com a sua conta digital, disponibilizando o valor.

Qual o objetivo de uma API de pagamentos?

Uma API consegue atender um grande volume de transações com várias barreiras de proteção que identificam possíveis ataques cibernéticos e bloqueiam acessos suspeitos.

O principal objetivo de uma API é proporcionar maior rapidez e segurança no processamento de dados e confirmação de pagamentos.

Dois exemplos de APIs de pagamento são os Gateways de Pagamento de cartão de crédito e os Sistemas de Pagamento.

Gateway de pagamento:

Coleta os dados do cartão de crédito vinculados à interface de pagamento, envia os dados à bandeira e ao banco e confirma o pagamento. Sendo ideal para e-commerces, que precisam de uma quantidade variada de métodos de pagamento e bandeiras de cartão.

Sistema de pagamento:

Também faz essa intermediação de pagamento, coletando e confirmando os dados. Porém, também atua na gestão de cobranças, permitindo organizar boletos, transferências e pagamentos a fornecedores diferentes, etc.

Você tem um painel com informações específicas sobre os seus clientes e o seu negócio como um todo, podendo ser integrado, inclusive, também, a um software de gestão financeira.

Quais são as principais vantagens de uma API de Boletos?

Confira os principais benefícios de uma API de Boletos:

Automatização de atividades

Com a API de boletos você pode automatizar a realização de cobranças, identificar a compensação dos pagamentos, verificar inadimplentes, notificar atrasos e emitir 2° via, por exemplo.

Segurança

Se a API utiliza o protocolo HTTPS para segurança, os dados são criptografados e o cliente pode realizar as compras com segurança, podendo, inclusive, se sentir mais confortável ao ver na barra de pesquisa que o site possui o certificado SSL.

Redução no volume de dados

O que, consequentemente, otimiza a performance do seu site ou plataforma, evitando que o sistema sobrecarregue e fique lento.

Integração de várias formas de pagamento

Além do boleto, o seu cliente terá outros métodos disponíveis que podem ser mais úteis no momento da compra, como cartão de crédito e Pix, por exemplo. Isso irá agregar mais valor para sua empresa e contribuirá para a fidelização do cliente.

Relatórios e análise de métricas

Você terá acesso a dados de pagamento para contribuir na sua análise financeira ou engajamento de produtos, por exemplo.

Através do sistema de pagamentos você conseguirá visualizar informações reais de transações financeiras realizadas na sua loja online dentro de um período de tempo.

API de Boletos Galax Pay: Mais facilidade e economia

Com a API de Boletos do Galax Pay, você vai ter acesso a todos os benefícios citados acima por um preço muito acessível de R$1,99 por boleto quitado. Totalmente livre de mensalidades e taxas adicionais.

A integração da API com sua loja virtual é extremamente simples e o uso de todas as funcionalidades da plataforma é bastante intuitivo.

Além da emissão de boletos registrados, você terá acesso a:

  • Serviço de cobrança recorrente: No qual você poderá emitir cobranças recorrentes em qualquer método de pagamento – boleto, cartão de crédito, débito em conta ou Pix;

  • Emissão de contrato digital e NFS-e gratuitos;

  • Integração com todos os meios de pagamento do mercado, com as principais adquirentes no Mercado, na API de pagamentos;

  • Conta digital completa e funcionalidades com poucos cliques;

  • Relatórios e dashboards personalizados.

Por não possuírem arquivo de remessa e retorno, os boletos são enviados para o seu cliente em poucos minutos para pagamento.

Após compensação, o dinheiro é enviado automaticamente para sua conta digital na plataforma e você pode tê-lo em mãos a qualquer momento.

Tudo com total segurança para você, sua empresa e seus clientes.

Gostou e quer saber mais? Preencha agora o formulário abaixo e deixe que um de nossos especialistas vá até você para tirar suas dúvidas!

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay

Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!

Outros posts feitos por Time Galax Pay

Deixe seu comentário