O que é um sistema de cobrança recorrente e como funciona?

Compartilhar

|

Conheça mais sobre o sistema de pagamento recorrente e vantagens poderosas que o seu negócio pode ganhar ao aderir!

Um sistema de cobrança recorrente oferece inúmeros benefícios principalmente para os negócios que funcionam sob o modelo da economia da recorrência, ou seja, empresas que oferecem serviços ou produtos através de assinaturas, planos e mensalidades.

Essa modalidade de pagamento também pode ser conhecida por outros nomes: assinatura recorrente, compra ou venda recorrente. Independente da nomenclatura dada, o fato é que esse sistema de recorrência é ideal para quem busca manter sua empresa financeiramente saudável.

Spotify, Amazon, Google, Adobe e Netflix, são grandes e conhecidas empresas que trabalham com o modelo de assinatura e, portanto, usam esse formato de pagamento para prestar seus serviços e venderem seus produtos.

O sistema de cobrança recorrente é uma modalidade que traz vantagens tanto para empresa quanto para os clientes. Se você ainda não conhece esse modelo de pagamento, continue lendo e saiba mais.

O que é um sistema de cobrança recorrente?

cobrança recorrente é uma forma de pagamento utilizada por empresas que fornecem produtos e serviços de maneira periódica através de assinaturas ou mensalidades.

Dados extraídos do relatório Subscription Index de março de 2021, mostram que as empresas com receita recorrente estão em ascensão e cresceram 6 vezes mais do que grandes empresas dos EUA nos últimos 9 anos.

O crescimento dessas empresas aponta para uma tendência do modelo de economia de recorrência. Então, para garantir que os pagamentos aconteçam de forma prática e segura é que o sistema de cobrança entra em cena.

Essa tecnologia voltada para pagamentos online automatiza o modelo de cobrança do seu negócio funcionando também como uma maneira de diminuir os índices de inadimplência.

Leia também: Billing: o que é e vantagens da automatização

Como receber pagamento recorrente em minha empresa?

Para que essa automação se torne realidade na sua empresa é fundamental que você utilize uma plataforma de cobrança especializada e segura que disponibilize esse serviço.

Ao acessar a plataforma será necessário criar um cadastro para cada um dos seus clientes. Nesse processo alguns dados são essenciais:

  • Nome completo do cliente ou razão social;
  • CPF e/ou CNPJ;
  • E-mail e contatos do cliente para contato;
  • Valor, periodicidade, data de vencimento e número do cartão.

Ao registar no sistema todos os dados, nas datas combinadas as cobranças serão feitas de forma automática, prática e rápida para todos. Contar com o serviço de um sistema de pagamentos com certeza vai facilitar o recebimento dos pagamentos e ajudará a criar um relacionamento duradouro com seus clientes.

Caso o seu negócio ainda não utilize um sistema de pagamento recorrente, vamos listar algumas vantagens para você entender ainda mais os benefícios dessa modalidade de cobrança.

Principais funcionalidades de um sistema de cobrança recorrente

É ideal para que seu negócio tenha uma gestão financeira completa que o sistema de cobrança recorrente apresente as seguintes funcionalidades adicionais que irão auxiliar na gestão e automatização de processos:

  • Contrato digital gratuito;
  • API de integração;
  • Emissão e envio automático de NFS-e;
  • Link de pagamento;
  • Envio de notificações;
  • Conta digital e mais!

cel_cash é uma plataforma de pagamento recorrente completa que oferece todos esses benefícios e ainda apresenta soluções variadas de pagamento como: cartão de créditoboletodébito em conta e Pix.

Como funciona o Pagamento recorrente para o cliente?

Os clientes também se beneficiam quando esse método de pagamento é implementado porque gera praticidade e comodidade no seu dia a dia. Na prática, o que eles precisam fazer é, basicamente, seguir o passo a passo abaixo:

  • Escolha do serviço ou produto;
  • Aceitação dos termos: o cliente aceita as condições do contrato e confere valor cobrado, periodicidade, taxas e juros;
  • Fornecimento de dados pessoais: o cliente informa seus dados de pagamento, no caso de cartão de crédito, débito em conta, solicita o envio de boletos ou Pix;
  • Acesso ao serviço: o cliente ganha acesso imediato ao serviço e passa a ser cobrado conforme termos estabelecidos previamente em contrato, sem se preocupar com realizar o pagamento de forma manual.

Principais Vantagens de implementar um sistema de cobrança recorrente

Agora que você entende um pouco mais sobre o sistema de pagamento recorrente e que grandes empresas estão se beneficiando com ele, vamos conhecer algumas vantagens de implementar esse sistema na sua empresa.

Previsibilidade de faturamento

O sistema de pagamento recorrente garante uma melhor gestão financeira do seu negócio. Por isso, o planejamento e administração da sua empresa podem ser mais assertivos e as previsões de faturamento mais claras.

Mais tempo, menos gastos

sistema de cobrança recorrente consegue organizar o fluxo de operações financeiras. Isso significa que o controle de faturas, emissão de boletos, notificações de cobranças fica por conta do sistema, diminuindo gastos e otimizando tempo.

Fidelização de clientes

Caso seu modelo de negócio seja de economia recorrente, quando você começa a utilizar esse sistema de cobrança, a possibilidade de tornar os seus clientes fiéis a sua empresa é muito maior por conta da facilidade e comodidade que o sistema de cobrança recorrente oferece.

Redução das taxas de inadimplência

O sistema de cobrança recorrente trabalha de forma automática, o que significa que as possibilidades de ausência do pagamento são praticamente nulas. Nos casos de integração da cobrança ao cartão de crédito, por exemplo, as taxas de inadimplência acabam reduzindo drasticamente.

Automação de pagamentos

Outro benefício é que o sistema de cobrança recorrente automatiza as transações de pagamento, o que é ideal para evitar erros manuais. Dentro desse sistema você pode fazer a gestão completa das cobranças da sua empresa.

Crescimento sustentável

Um sistema de cobrança recorrente faz o seu negócio crescer de forma sustentável e conquistar até mesmo a escalabilidade. Quem não quer ver o seu negócio crescendo, oferecendo boas experiências aos seus clientes e com lucro todos os meses?

Mas, para isso é necessário também escolher uma boa plataforma que ofereça todos esses benefícios de forma segura e completa.

Qual a melhor plataforma de sistema de cobrança recorrente?

cel_cash é a plataforma de pagamento recorrente ideal para seu negócio. Ele é voltado para profissionais liberais e pessoas jurídicas, oferecendo soluções de pagamento especializadas e completas.

Segue abaixo alguns benefícios do cel_cash:

  • Retentativas inteligentes;
  • Roteamento por bandeiras;
  • Uma simples e gratuita API para integrar com sistema de gestão;
  • Multi Adquirência.

No cel_cash você encontra diversos especialistas que vão te ajudar a esclarecer tudo sobre o melhor sistema de pagamentos recorrentes.

Não perca tempo e preencha o formulário para que um dos nossos especialistas entre em contato com você.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time