O que é Pagamento Recorrente?

Compartilhar

|

Saiba o que é e como funciona essa modalidade de pagamento!

Quando o assunto é pagamento, muitas dúvidas rodeiam a cabeça das pessoas e principalmente de algumas empresas.

Com tantas novidades e tecnologias ninguém quer ficar desatualizado diante das vantagens e oportunidades que são oferecidas ou já estão disponíveis no mercado e para isso, iremos contar um pouco mais para você sobre essa modalidade de pagamento que é totalmente prática, otimiza o seu tempo e reduz a inadimplência: o pagamento recorrente.

Afinal, o que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma opção de transação que permite empresas realizarem um débito automático no cartão de crédito do comprador/consumidor, sem que este precise digitar os dados do cartão de crédito sempre que necessário seguindo a periodicidade acordada.

Essa maneira de pagamento se tornou muito conhecida e também é muito utilizada principalmente por empreendedores e empresários.

É uma modalidade que possui muita utilidade dentro de grandes ou pequenas empresas e estabelecimentos que trabalham com contratos periódicos.

Geralmente, essa modalidade de pagamento é utilizada em contratos de serviços que acontecem tanto por períodos determinados quanto para períodos indeterminados:

  • 3 meses;
  • 6 meses;
  • 12 meses ou outras opções, dependendo da necessidade do consumidor e da disponibilidade da empresa.

Esse formato é muito comum em assinaturas de TVs ou pagamento de mensalidades.

Podemos citar ainda como exemplo de locais que utilizam o pagamento recorrente as academias, escolas e cursos de idiomas, faculdades, estacionamentos, clubes de lazer, etc.

Qual o processo utilizado para iniciar o pagamento recorrente?

Para ter um sistema que realize este tipo de cobrança dentro da sua empresa você deverá primeiro contrataruma plataforma de pagamento recorrente, como por exemplo, o cel_cash.

Em seguida você deverá se credenciar em uma das operadoras homologadas pelo sistema, como a Cielo, Bin ou Stone. Uma grande vantagem é que todos os recebimentos são feitos diretamente pelas operadoras, sem que haja a necessidade de intermediários, fazendo com que este tipo de transação seja muito segura e tenha um custo muito menor.

A modalidade de pagamento recorrente realizará uma cobrança em débito automático no cartão de crédito do consumidor. Por isso, você não precisará contar que o cliente fielmente vá à sua loja ou estabelecimento periodicamente na data de vencimento para passar o seu cartão de crédito na maquininha ou ir em qualquer casa lotérica para efetuar o pagamento dos boletos gerados.

Como funciona o pagamento recorrente?

O sistema de pagamento recorrente fará de forma mais eficiente e de maneira periódica na data acordada com o cliente previamente, a captura do valor do contrato.

Ao contratar e começar a utilizar um sistema de pagamento recorrente, você irá otimizar e facilitar a sua rotina de pagamentos e minimizar a inadimplência dentro da sua empresa.

Após ser feita a integração do software contratado com o sistema de sua empresa, as próximas etapas serão muito simples e fáceis. Veja abaixo:

  1. Cadastrar o seu cliente: informar ao sistema os dados pessoais do cliente e os dados do contrato assinado;
  2. Cadastrar os dados para realizar o pagamento: informar os números do cartão de crédito do seu cliente, data de vencimento, periodicidade da cobrança e o valor de cada mensalidade;
  3. Aguardar: o recebimento de todos os pagamentos realizados após a captura na data informada nos dados do pagamento;
  4. Editar e/ou Remover: cobranças de acordo com atualizações do contrato, por exemplo, se a periodicidade for alterada ou a assinatura for cancelada pelo cliente.

E quais são as principais vantagens de utilizar um sistema como esse?

Ao longo do post já deixamos bem claro algumas das principais vantagens que o uso de um sistema de pagamento recorrente poderá agregar na rotina dentro da sua empresa. Mas, caso você ainda não tenha sido convencido de como esse sistema pode ser eficiente e trazer ótimas oportunidades e benefícios para sua empresa, ressaltamos e listamos mais algumas vantagens abaixo. Confira:

Redução de inadimplência

Com o uso do sistema, não realizar o pagamento não será uma opção para o cliente já que o débito é feito automaticamente do cartão de crédito do mesmo sem que seja necessário digitar seus dados do cartão. Com isso, a garantia de recebimento também é muito maior.

Você não deixará mais nas mãos do cliente a decisão de pagar ou não o valor acordado.

Comodidade para você e seu cliente

Contratando um sistema de pagamento recorrente para a sua empresa, você poderá receber o dinheiro livre de esforços e o seu cliente não precisará sair de casa para realizar o pagamento e se livrará de problemas como tempo, por exemplo.

Redução de custos

Dispensa o uso de máquinas de operadoras de cartão de crédito e com isso, não será necessário arcar com as taxas mensais do aluguel da máquina.

Redução de cancelamentos

Chance do cliente optar por cancelar é muito menor pois terá tempo para pensar se deseja cancelar ou não a assinatura. Normalmente, quando o cliente precisa sair de casa para passar o cartão de crédito ou realizar o pagamento por boletos ou carnês, as chances de enrolação ou desistência são muito maiores.

Otimização de tempo

Os pagamentos realizados automaticamente são muito mais práticos e rápidos, tornando a rotina da sua empresa muito mais otimizada.

Não perca tempo e nem clientes!

É notável que o pagamento recorrente é uma opção de transação atualizada e que pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, como os citados acima. Não perca clientes decidindo se vai contratar um sistema de recorrência. Comece a aproveitar as oportunidades agora!

Ficou interessado em conhecer mais e como funciona na prática um sistema de pagamento recorrente? Acesse o site da nossa solução exclusiva para realizar os pagamentos da sua empresa: o cel_cash. E em caso de mais dúvidas sobre essa modalidade de pagamentos, já sabem com quem contar.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time