O que é Pagamento Instantâneo (PIX)?

Conheça sobre o novo tipo de transação bancária que irá transformar o mercado.

por Time Galax Pay

Já pensou em realizar uma transferência através de sua conta bancária para outro banco com recebimento do valor na mesma hora?

Esse é um sonho para todos que dependem dessas operações financeiras em seu dia a dia, principalmente para quem precisa de agilidade em seus processos. A melhor parte, é que esse sonho se tornará realidade em breve.

O Bacen (Banco Central), já anunciou que será lançado um novo modelo de pagamento no dia 16 de novembro de 2020. Essas transações serão conhecidas como pagamentos instantâneos ou PIX.

Quer entender melhor sobre o que é esse sistema? Continue a leitura!

O que é o Pagamento Instantâneo (PIX)?

Esse será um tipo de transação que pretende extinguir de vez as famosas TEDs, já que também realizará a transferência de valores para outros bancos, com a diferença de que a liquidação será realizada em até 10 segundos e as taxas cobradas serão bem menores.

O Bacen desenvolveu uma plataforma unificada, chamada Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e para realizar uma transação, será necessário somente um dado identificador como o CPF, um número de celular ou e-mail.

A revolução que chegará com o pagamento instantâneo é o horário, que será 7 dias por semana, 24 horas.

Quem poderá usar o Pagamento Instantâneo?

Todos poderão receber por algum tipo de conta ativa, seja ela em bancos tradicionais, fintechs ou instituições de pagamento — não havendo necessidade de ser através de uma conta corrente, sendo os principais;

  • P2P: entre pessoas físicas;

  • P2B: pessoas e empresas, como estabelecimentos comerciais, incluindo o ambiente virtual com os e-commerces;

  • B2B: para transações entre empresas, o que facilitará e tornará mais ágil o pagamento a fornecedores, por exemplo.

  • P2G: entre pessoas e governo, ou seja, transferências de pessoas físicas para órgãos governamentais.

  • B2G: transações entre empresas e o governo;

  • G2P: o governo realiza os pagamentos para pessoas, como benefícios e salários sociais;

  • G2B: para pagamentos de serviços e convênios do governo.

Para efetivar as transações há duas maneiras, sendo:

  • Informações como: e-mail, CPF, CNPJ ou celular.

  • Via QR Code.

Haverão variações nos tipos de transação via QR Code.

Poderá ser feita através de QR Code dinâmicos, sendo exclusivos para cada transação. Essa operação permite a inserção de dados diferentes, como a ordem do pedido e ainda facilita a automação comercial, além do processo de conciliação bancária.

O QR Code estático é mais prático, podendo ser utilizado para diversas transações. Este é indicado para prestadores de serviço, pessoas físicas e pequenos varejista, já que a opção permite que um valor fixo seja cobrado por suas soluções.

A melhor parte é que muitas instituições de pagamento e fintechs já começaram o processo de cadastro para a integração do sistema.

O Galax Pay está sempre em busca de melhorias e novidades, por essa razão, a partir do mês de novembro, já estará disponibilizando a opção de pagamento instantâneo em sua plataforma.

Como você pode usar o PIX na sua empresa?

A maior vantagem do pagamento instantâneo é a agilidade que ele oferece para a sua empresa, além da economia que será realizada por transação individual.

Os QR Codes poderão substituir o boleto bancário em transações que necessitam de faturamento instantâneo, além de que o pagamento via cartão de crédito, poderá ter algumas de suas parcelas substituídas pelo envio do código.

A revolução nas transações financeiras está prestes a acontecer e sua empresa não pode ficar de fora dela, certo?

Faça parte da mudança, fale com um especialista Galax Pay! Assim que o PIX for disponibilizado, você realizar seus pagamentos de forma prática e ágil.

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay
Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna).
Outros posts feitos por Time Galax Pay
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa