O que é o Pix QR Code?

Compartilhar

|

Saiba o que é o Pix QR Code e como aplicar os benefícios dessa tecnologia em pagamento para fazer sua empresa faturar mais!

O Pix foi anunciado há cerca de um ano e já mudou completamente a forma como os brasileiros pagam pelos seus produtos e serviços. Através da chave Pix ou do Pix QR Code, é possível realizar transações instantâneas, que estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana.

De acordo com as informações do Banco Central, já existem quase 6 milhões de pessoas jurídicas com chaves Pix cadastradas em seus respectivos bancos e instituições financeiras.

Inclusive, no 2º semestre de 2021 esse meio de pagamento representa cerca de 78% das transações bancárias realizadas no Brasil, ainda segundo o BC.

No entanto, muitas empresas ainda não sabem que além das chaves Pix, é possível gerar um Pix QR Code, onde o pagador precisa somente apontar a câmera do celular e realizar rapidamente a transação financeira.

Mas afinal, o que são chaves Pix?

Através das chaves Pix é possível receber o dinheiro de forma simples e fácil, já que ao invés de adicionar uma série de dados do recebedor, como nome, número da conta e dígito, dentre outros, basta inserir a chave.

Portanto, as chaves Pix servem para identificar a sua conta, conceituados facilmente como identificadores de uma conta. Simples assim!

Logo, se você tem uma conta em um determinado banco e faz o cadastro de uma chave Pix com o seu número de telefone, por exemplo, é só informar o número desse telefone e a pessoa conseguirá realizar a transação.

Em suma, hoje é possível registrar diversos tipos de chaves Pix para receber dinheiro, sendo elas.

  • E-mail;
  • Número de celular;
  • CPF / CPNJ:
  • Chave aleatória;
  • QR Code.

Como funciona o Pix QR Code?

É possível receber Pix QR Code (Quick Responde Code), que em português significa “Código de Resposta Rápida”, uma maneira mais simples e rápida de pagamento instantâneo.

Ele surgiu como um código de barras que possui diversas informações importantes, e que, neste caso, são os dados da conta do recebedor.

Logo, para que o pagador realize a transação, pagamento via Pix com QR Code, basta que ele aponte a câmera do celular para esse código e os dados serão repassados.

Dessa maneira, funciona como uma espécie de atalho que, ao apontar a câmera, é possível adicionar o valor e enviar o dinheiro rapidamente.

Tipos de QR Code Pix

Hoje o Pix QR Code é dividido em dois tipos:

1. Dinâmico;

2. Estático.

Vamos explicar melhor cada um deles.

QR Code Dinâmico

QR Code Pix Dinâmico tem como característica principal ser exclusivo para cada operação, isso significa que ele só pode ser usado uma vez apenas.

Entretanto, ele é interessante por possibilitar que sejam adicionadas informações, tais como a identificação de quem irá receber, por exemplo, ou sobre o serviço/produto.

Por esse motivo, ele tende a ser bastante usado em lojas virtuais.

QR Code Estático

QR Code Pix Estático, por sua vez, pode ser usado várias vezes para os pagamentos de mesmo valor.

Portanto, ele tem um valor determinado e fixo, onde a empresa pode usar para cobrar a mesma quantia de diversos clientes em simultâneo.

Em razão dessa característica, ele tende a ser indicado para empresas do varejo e prestadores de serviços, que possuem valores fixos para cobrar clientes.

Em ambos os casos, é possível usar o gerador de QR Code Pix do cel_cash, que otimiza e automatiza esse processo de cobrança.

Gerar QR Code do Pix no boleto é possível?

Apesar do pagamento com boleto ainda ser muito popular no Brasil, ele acaba sendo mais complicado para o empreendedor, que precisa fazer o pagamento de diversas taxas.

A boa notícia é que hoje é possível gerar QR Code Pix no boleto, solução essa ofertada pelo cel_cash.

Em outras palavras, isso significa que você pode trocar hoje mesmo os seus boletos tradicionais pelo BoleMix, o boleto que pode ser quitado usando o Pix.

Com o cel_cash você gera o boleto com QR Code Pix e recebe o pagamento dos seus clientes em 10 segundos, ou seja, não é mais preciso aguardar a compensação bancária, que acontece em até 3 dias úteis.

Além disso, há vários outros benefícios de usar o boleto cel_cash com QR Code do Pix, como:

  • Você paga somente por boleto pago;
  • O envio dos boletos com QR Code Pix é feito de maneira automática pelo WhatsApp;
  • Emita boletos registrados sem pagar nada por isso;
  • Você consegue receber dos seus clientes até mesmo nos finais de semana;
  • Tem o custo muito baixo para receber;
  • É fácil de pagar, já que basta apontar a câmera do celular, fazer a leitura do QR Code e pagar;
  • Contribuirá para fazer a transição de pagamento em boleto para Pix até por clientes tradicionais.

Receba pagamentos por Pix QR Code

Viu como usar o Pix QR Code é muito vantajoso para a sua empresa? Hoje o cel_cash traz essa funcionalidade para o seu negócio, sendo a mais completa ferramenta de pagamentos do Brasil.

Além de permitir a cobrança com QR Code do Pix pelo boleto, você ainda tem outros recursos importantes à sua disposição, como pagamento recorrente por Pix, cartão de crédito e débito automático, conta digital e automação das suas cobranças.

Incrível, não é mesmo? Para conhecer mais e ficar a par de tudo que o cel_cash pode oferecer para você, preencha o formulário abaixo e aguarde um dos nossos especialistas.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time