O que é e como funciona receber pagamentos online?

Compartilhar

|

Deseja otimizar o seu negócio e saber mais sobre como Receber Pagamentos Online? Leia nosso artigo.

Receber pagamentos online é uma prática que tem se popularizado e ganhou ainda mais força durante o período de isolamento social. Por ser uma modalidade de pagamento que oferece praticidade, ela proporciona benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Os dados confirmam essa tendência de comportamento. Segundo a Ebit/Nielsen55,1% das vendas online foram feitas por celulares, o que mostra um crescimento significativo de pagamentos no meio virtual.

Como os clientes não precisam pegar em dinheiro físico, os procedimentos acabam sendo mais práticos e seguros o que, de certa forma, acaba melhorando a experiência de compra do consumidor.

Se você deseja otimizar o seu negócio e saber mais sobre como receber pagamentos online, continue lendo esse artigo.

O que é pagamento Online?

Como acabamos de ver, o recebimento de pagamentos por meios digitais só cresce, por isso é fundamental que você conheça e invista nesse recurso. Então, o que é, na prática, o pagamento online?

Basicamente estamos falando de um procedimento financeiro realizado entre uma empresa e seus clientes de forma totalmente digital através do fornecimento de informações e dados pessoais.

Um aspecto fundamental para receber pagamentos online é que para que essa transação de fato aconteça, é necessário a intermediação de uma plataforma de pagamento.

Como funciona o pagamento Online?

Para entender melhor como funciona todo esse processo podemos usar como exemplo as lojas virtuais, que vendem seus produtos ou oferecem seus serviços por meio de uma plataforma digital.

Na maioria dos e-commerces o fluxo de compra funciona da seguinte maneira:

O cliente navega entre as ofertas da loja > seleciona o que é do seu interesse > adiciona no carrinho > é direcionado para a área de finalização de compra onde seleciona a forma de pagamento de sua preferência.

Caso o cliente escolha pagar por meio do cartão de crédito, o banco que o emitiu recebe instantaneamente a informação dessa solicitação e a operadora cobra o valor final da compra do limite desse cartão.

Para otimizar e automatizar todo esse processo é fundamental contar com um bom sistema de pagamento que intermediará os procedimentos entre as instituições financeiras, operadoras e adquirentes.

Usando o cel_cash, por exemplo, você recebe pagamentos online através de cartão, boleto, pix e débito em conta, independente da sua plataforma de e-commerce. Ele é uma ferramenta de gestão completa para qualquer negócio.

Quais empresas podem receber pagamentos online?

Diversos segmentos do mercado receber pagamentos online. Veja alguns setores:

  • Contabilidade;
  • Academias;
  • Streamings;
  • Luz, água, internet;
  • E-commerces;
  • Planos de saúde;
  • Apólices de seguro e outros.

Principais meios de pagamentos online

Os métodos mais populares para recebimentos dos pagamentos no ambiente virtual são:

Cartão de crédito

A Associação Brasileira das empresas de Cartões de Crédito (Abecs), realizou um estudo onde constata que os brasileiros fizeram aproximadamente R$ 2 trilhões em compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos em 2020.

Podemos perceber então que quem opta por receber através de cartão de crédito online está aumentando a oportunidade de crescimento do seu negócio. Essa modalidade de pagamento se torna atrativa para os clientes já que é muito versátil, permitindo, por exemplo, o parcelamento de compras.

É importante ressaltar que para que o seu cliente tenha uma experiência agradável com o seu negócio, é fundamental proporcionar um ambiente virtual seguro e com comodidade, disponibilizando as principais bandeiras utilizadas no país.

Débito em conta

Essa é outra modalidade de pagamento amplamente utilizada pelos consumidores. O débito em conta oferece praticidade e agilidade nos procedimentos de pagamento, principalmente para aqueles clientes que não usam cartão de crédito ou não querem comprometer o seu limite.

O débito automático se trata de um trâmite financeiro em que é dada uma autorização ao banco para retirar um valor determinado de uma conta e creditar em outra.

Oferecer essa opção de pagamento para os seus clientes é, sem dúvida, uma ótima estratégia, especialmente se o seu negócio oferece serviços recorrentes porque evita atrasos nos pagamentos beneficiando ambos os lados.

Boleto bancário

boleto é um meio de pagamento tradicional, disponível para uma parcela maior de pessoas e pode ser gerado e pago facilmente. Emitir boleto é fundamental para a empresa que deseja oferecer formas diversificadas de pagamento.

Sem falar que anualmente no Brasil são pagos cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários segundo o Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ou seja, é essencial contar com essa forma de pagamento em seu negócio também.

PIX

É a forma de pagamento mais recente lançada pelo Banco Central em novembro de 2020. Segundo a pesquisa feita pela Zetta em parceria com o Datafolha, o Pix já tem uma penetração no público maior que a do cartão de crédito (74%) e do boleto bancário (53%).

O serviço traz inúmeros benefícios: fica disponível 24 horas por dia, as transações são concluídas em menos de 10 segundos, a maioria da população já aderiu a essa forma de pagamento, entre outras vantagens.

Você já ouviu falar sobre o Buy Now Pay Later? Também conhecido por sua sigla BNPL, o novo método de pagamento a prazo tem tudo para ser uma nova tendência pagamentos online.

Sua empresa já oferece pagamentos online?

A solução de pagamentos online gera valor para os consumidores porque eles podem comprar com maior conforto e segurança. Essa modalidade está se popularizando e tende a crescer cada vez mais.

Se você não sabe por onde começar e tem dúvidas em relação a qual sistema implementar, conheça agora mesmo a plataforma mais completa do mercado: o cel_cash.

cel_cash é um Gateway de pagamento que age como intermediador em todas as transações bancárias.

Ele oferece as principais soluções de pagamentos online (Pix para empresas, cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta) para facilitar ainda mais todos os procedimentos financeiros do seu negócio. Além de oferecer mais de 11 funcionalidades que irão automatizar e impulsionar a estratégia de crescimento da sua empresa.

Preencha o formulário abaixo para conversar com um dos nossos especialistas. Esperamos você!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time