O que é Cobrança Recorrente?

Compartilhar

|

Saiba o que é e como funciona a modalidade de cobrança recorrente!

Quando o assunto é cobrança, muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas e principalmente de algumas empresas.

Em meio a tantas novidades e tecnologias ninguém quer ficar desatualizado diante das oportunidades e vantagens que normalmente são oferecidas ou já estão disponíveis no mercado.

Iremos contar um pouco mais para você sobre essa modalidade de cobrança que é totalmente prática, otimiza o tempo e reduz a inadimplência: a cobrança recorrente.

Afinal, o que é a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é uma opção de transação que permite empresas realizarem um débito automático no cartão de crédito do comprador/consumidor, sem que este precise digitar os dados do cartão de crédito sempre que necessário seguindo a periodicidade acordada.

Essa forma de cobrança se tornou muito conhecida e também é muito utilizada principalmente por empreendedores e empresários.

É uma modalidade que possui muita utilidade dentro das empresas e estabelecimentos que costumam trabalhar com contratos periódicos.

Normalmente, essa modalidade de cobrança é utilizada em contratos de serviços que acontecem por um período determinado:

  • Quinzenal (a cada quinze dias);
  • Mensal (a cada 1 mês);
  • Trimestral ( a cada 3 meses);
  • Semestral (a cada 6 meses);
  • Anual ( a cada 12 meses), ou outras opções, dependendo da necessidade da empresa.

Essa é uma modalidade muito comum em assinaturas de TVs ou cobrança de mensalidades, programas de streaming ou planos de academias.

Podemos citar ainda como exemplo de locais que utilizam a modalidade de cobrança recorrente as academias, escolas e cursos de idiomas, faculdades, estacionamentos e clubes de lazer.

Qual o processo utilizado para iniciar a cobrança recorrente?

Para ter um sistema que realize este tipo de cobrança dentro da sua empresa você deverá primeiro contratar uma empresa de Software especializada neste serviço (recorrência), como por exemplo, o cel_cash.

Em seguida você deverá se credenciar em uma das operadoras homologadas pelo sistema, como a Cielo ou Bin.

Uma grande vantagem é que todos os recebimentos são feitos diretamente pelas operadoras, sem que haja a necessidade de intermediários, fazendo com que este tipo de transação seja muito mais segura e tenha um custo muito menor.

modalidade de cobrança recorrente realizará uma cobrança em débito automático no cartão de crédito do consumidor.

Não será necessário que o cliente vá à sua loja ou estabelecimento periodicamente na data de vencimento para passar o seu cartão de crédito na maquininha. Também não será preciso ir em qualquer casa lotérica para efetuar o pagamento dos boletos gerados.

Como funciona a cobrança recorrente?

O sistema de cobrança recorrente fará de forma mais eficiente e de maneira periódica na data acordada com o cliente previamente, a captura do valor acordado.

Ao contratar e começar a utilizar um sistema de cobrança recorrente, você irá otimizar e facilitar a sua rotina de cobranças e minimizar a inadimplência dentro da sua empresa.

Após ser feita a integração do software contratado com o sistema de sua empresa, as próximas etapas serão muito simples e fáceis. Veja abaixo:

  1. Cadastrar o seu cliente: informar os dados pessoais do cliente e os dados do contrato assinado
  2. Cadastrar os dados para realizar a cobrança: informar os números do cartão de crédito do seu cliente, data de vencimento, periodicidade da cobrança e o valor de cada mensalidade;
  3. Aguardar: o recebimento de todos as cobranças realizados após a captura na data informada nos dados da cobrança;
  4. Editar e/ou Remover: cobranças de acordo com atualizações do contrato, por exemplo, se a periodicidade for alterada ou a assinatura for cancelada pelo cliente.

E quais são as principais vantagens de utilizar um sistema como esse?

Já deixamos bem claro algumas das principais vantagens que o uso de um sistema de cobrança recorrente poderá agregar na rotina dentro da sua empresa.

Caso você ainda não tenha sido convencido de como esse sistema pode ser eficiente e trazer ótimas oportunidades e benefícios para sua empresa, ressaltamos e listamos mais algumas vantagens abaixo.

Confira:

  • Redução de inadimplência: com o uso do sistema, não realizar um pagamento não será uma opção para o cliente já que o débito é feito automaticamente do cartão de crédito do mesmo sem que seja necessário digitar seus dados do cartão. Com isso, a garantia de recebimento também é muito maior.
  • Maior controle de pagamentos: você limitará a escolha do cliente de pagar ou não o valor acordado.
  • Comodidade para você e seu cliente: contratando um sistema de cobrança recorrente para a sua empresa, você poderá receber o dinheiro livre de esforços e o seu cliente não precisará sair de casa para realizar o pagamento e se livrará de problemas como tempo, por exemplo.
  • Redução de custos: dispensa o uso de máquinas de operadoras de cartão de crédito e com isso, não será necessário arcar com as taxas mensais do aluguel da máquina.
  • Redução de cancelamentos: a chance do cliente optar por cancelar é muito menor pois terá tempo para pensar se deseja cancelar ou não a assinatura. Normalmente, quando o cliente precisa sair de casa para passar o cartão de crédito ou realizar o pagamento por boletos ou carnês, as chances de enrolação ou desistência são muito maiores.
  • Otimização de tempo: as cobranças realizadas automaticamente são muito mais práticas e rápidas, tornando a rotina da sua empresa muito mais otimizada.

Não perca tempo e nem clientes!

É notável que a cobrança recorrente é uma opção de transação atualizada e que pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, como os citados acima. Não perca clientes decidindo se vai contratar um sistema de cobrança por recorrência. Comece a aproveitar as oportunidades agora!

Ficou interessado em conhecer mais e como funciona na prática um sistema de cobrança recorrente? Conheça nossa solução exclusiva para realizar as cobranças da sua empresa: o cel_cash.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time