O que acontece se eu gerar um boleto registrado e ele não for pago?

Compartilhar

|

Entenda como funciona e como gerar um boleto registrado e taxas associadas ao seu uso. Leia nosso artigo!

Desde 2018, estão em vigor as normas da FEBRABAN que eliminaram os boletos não registrados do mercado. Dessa forma, as empresas passaram a gerar o boleto registrado, mas ainda existem algumas dúvidas quanto ao seu funcionamento.

Claro que as dúvidas não impedem o seu uso. Segundo a FEBRABAN, são produzidos cerca de 3,6 bilhões de boletos bancários anualmente no país. Entre os consumidores online, cerca de 75% optam por essa forma de pagamento.

Então, considerando a sua popularidade, é melhor entender como funciona o boleto registrado. E qual é a principal dúvida sobre emitir boleto registrado? Veja isso abaixo!

Como funciona o boleto registrado e o que acontece quando não é pago?

O principal objetivo ao emitir o boleto registrado é acrescentar segurança à transação financeira. Contudo, isso também adicionou burocracia.”

boleto bancário é um documento produzido para a cobrança de um serviço ou produto. Anteriormente, como boleto não registrado, ele era emitido por qualquer instituição bancária. Agora, sua emissão é mais restrita.

Ao emitir um boleto registrado, a empresa cedente envia um arquivo digital para o banco em que o pagamento é feito. Nesse arquivo, estão todas as informações do cedente e do comprador, além do valor da cobrança, vencimento e taxas.

Ao ser realizado o pagamento do boleto, é feita uma consulta automática na Nova Plataforma da FEBRABAN. Se as informações forem validadas, o pagamento é efetivado.

Essa é a principal vantagem do boleto registrado: não há pagamentos duplicados ou risco de fraude. Contudo, há uma desvantagem: o boleto é pago por emissão.

O que acontece quando o boleto registrado não é pago?

Quando era um boleto não registrado, a cobrança era realizada pela instituição bancária apenas quando o pagamento era efetuado pelo comprador. Agora, com o registro do boleto por um banco tradicional, o documento é cobrado na emissão.

Dessa forma, o não pagamento significa que além de não ganhar dinheiro, você ainda vai ter de arcar com as taxas do boleto.

Quais são as taxas de boleto que são cobradas na emissão?

Ao ter um boleto não pago, você acaba tendo de arcar com as taxas sem receber o dinheiro do cliente. Além da taxa de emissão, há ainda as taxas de:

  • Registro, mesmo que o documento não seja pago;
  • Liquidação, cobrada após ocorrer a confirmação do pagamento;
  • Cancelamento, que ocorre após o boleto ser cancelado. Em caso de boleto atrasado por 90 dias, o cancelamento é automático;
  • Manutenção, cobrada pelo banco no caso do boleto permanecer em aberto;
  • Alteração, caso seja necessário alterar os dados de um boleto.

Essas taxas não podem ser repassadas ao cliente através do valor cobrado, pois é proibida essa prática pelo Código de Defesa do Consumidor.

Quais são as outras desvantagens de optar pelo gerador de boletos dos bancos tradicionais?

Com o gerador de boletos registrados dos bancos tradicionais, há um grande aumento da burocracia. Afinal, é necessário informar os dados do cedente e do comprador e as informações sobre a cobrança para o banco.

Aliás, essas informações devem sempre serem inseridas nos boletos emitidos. Por esse motivo que o boleto registrado costuma ser uma dor de cabeça – pior, um custo a mais quando o boleto não é pago.

Contudo, é possível ter os benefícios do boleto registrado sem pagar por boletos que não foram quitados.

A plataforma do cel_cash é a opção mais econômica para gerar boleto registrado

Galax Pay se trata de uma alternativa para quem busca gerar boleto registrado sem toda a burocracia e os custos de sua emissão. Nós somos uma fintech (abreviação de financial technology, ou tecnologia financeira) com anos de atuação no mercado.

Fintech se trata de uma empresa que desenvolve soluções financeiras totalmente digitais. Elas podem ser cartões, contas digitais, empréstimos, seguros e, no nosso caso, soluções em pagamento.

É por sermos uma empresa digital que podemos fornecer a principal solução para quem busca um gerador de boletos: a cobrança apenas por boleto pago.

Com nosso programa para gerar boleto, você paga apenas por boleto pago

Nossa principal diferença dos outros bancos e demais sistemas de pagamento é que você paga apenas quando o boleto é quitado pelo cliente. Dessa forma, não é necessário que fique com o prejuízo ou precisar pagar outras taxas.

E o valor cobrado por boleto pago não é alto: apenas R$ 1,99 nos primeiros 30 dias usando o programa para gerar boleto do cel_cash. Após isso, apenas R$ 2,99, ainda abaixo do preço praticado na taxa de emissão dos bancos tradicionais.

Para empresas que possuem grande volume de pagamento por boletos no mês, ainda é possível negociar essa taxa.

Não existe mais burocracia pelo nosso programa para gerar boleto

Todo o processo de registro dos boletos é deixado para trás, pois a baixa dos documentos é automática. Não é necessário enviar arquivos de remessa ou de retorno, pois os boletos são emitidos, registros e baixados automaticamente aqui. Tudo online.

Além disso, o boleto pode ser gerado automaticamente todo mês, no caso de cobrança recorrente. Com isso, nada de produzir um por vez para cada cobrança.

O processo de emissão do boleto é muito mais prático

Além da falta de burocracia e da cobrança apenas por boleto pago, você ainda recebe em benefícios:

  • Integração gratuita do gerador com o seu website, podendo criar quantas páginas de pagamento quiser e facilmente integrar ao site em poucos cliques;
  • Notificações automáticas para diminuir o risco do cliente esquecer do pagamento. Também é possível enviar boleto pelo WhatsApp;
  • 2ª via online disponibilizada para o cliente;
  • Gestão de assinaturas simples e com relatórios.

Otimize a sua geração de boletos conosco!

O boleto registrado emitido por um banco tradicional se torna um belo prejuízo quando não é pago. Agora, quando emitido por uma solução totalmente digital, o boleto registrado é gratuito até que seja quitado pelo cliente.

Dessa forma, você consegue gerar boletos registrados mantendo os seus benefícios e afastando os seus problemas. Preencha o formulário abaixo para podermos te apresentar mais sobre as nossas soluções digitais para boletos!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time