Neuromarketing: a lógica do consumo na tomada de decisão

Compartilhar

|

Entenda o comportamento de compra do seu consumidor e influencie na decisão com o Neuromarketing

Neuromarketing: a lógica do consumo na tomada de decisão

Neuromarketing é a união dos estudos sobre a Neurociência, a Psicologia e o Marketing, é a ciência que analisa o comportamento do consumidor, desde a mensagem inicial até a decisão final de compra.

O objetivo principal é entender de que forma os estímulos produzidos pelas campanhas de marketing, geram o impulso necessário para que o consumidor opte por determinada marca, produto ou serviço.

NEURO + MARKETING

Quais são os objetivos?

união da ciência com o marketing visa entender motivações, desejos e impulsos das pessoas na hora de consumir.

O estudo tem objetivos definidos e assertivos, como por exemplo, compreender o que leva o consumidor a tomar a decisão de compra e como o cérebro reage diante dos estímulos recebidos (o que o motiva).

Diante do reunião de informações, a intenção é criar um ambiente que seja propício ao engajamento e fidelização com a marca responsável.

Como funciona?

Ao tomar uma decisão, três mecanismos do cérebro podem ser estimulados: a emoção, a razão ou o instinto.

Desde os primórdios da propaganda, os artifícios como cheiros, imagens, textos e cores são utilizados para chamar a atenção e provocar efeito nos consumidores. Hoje, eles recebem o nome de gatilho mental para o consumo.

Por atuar de maneira altamente persuasiva, o neuromarketing vem sendo estudado não só por meio de testes práticos, mas também através do uso de ressonância magnética.

Dessa maneira é possível descobrir quais estímulos afetam as diferentes áreas do cérebro, e como podem estar relacionados ao comportamento decisório.

Neuromarketing e a relação com a persuasão

O ato de persuadir alguém consiste em utilizar de recursos visuais, argumentativos e/ou emocionais para fazer com que o indivíduo compre sua ideia, seja ela qual for.

Aqui, no nosso contexto, a persuasão começa quando a marca consegue passar ao consumidor os benefícios que ele pode ganhar ao adquirir seus serviços ou produtos.

Isso fará com que seu potencial cliente, analise a proposta de forma mais profunda – e até se veja utilizando seu produto/serviço – e se convença a fechar o negócio.

Algumas técnicas textuais podem ser bem úteis para chamar a atenção do consumidor, confira:

  • Cliente: seu foco é o cliente, por isso, utilize palavras que o faça sentir em contato com a marca;
  • Poder das palavras: utilize palavras que instiguem o leitor, tais como “agora”, “aqui” e “grátis”;
  • Repetição: estabeleça padrões através da repetição de palavras e rimas para fixar na memória;
  • Emoções: Aproveite das emoções que influenciam na decisão de compra do cliente.

Principais campos de atuação do neuromarketing

  • Embalagem e design são características responsáveis por causar impacto visual imediato, e o estudo do neuromarketing busca medir esses tipos de reações.
  • Branding é começo de tudo, é como a marca se identifica no mercado e na mente dos consumidores. Use e abuse da criatividade para obter destaque perante os concorrentes.
  • O principal estudo é sobre como certos estímulos agem no cérebro humano e impacta diretamente na tomada de decisão de compra do cliente.
  • Existem comerciais positivos e comerciais negativos. Por que isso acontece? O neuromarketing explica!
  • Entretenimentos são feitos para criar proximidade e experiências capazes de influenciar as pessoas, seja nas atitudes ou nas preferências.

O mundo está em constante evolução, tudo muda o tempo todo. Nada é permanente. Para não se perder em meio a tantos movimentos e mudanças, deve-se estar ligado às novas tendências, principalmente no que diz respeito à tecnologia.

Exemplo disso é o estudo do neuromarketing, responsável por identificar facetas comportamentais das pessoas na hora de consumir.

É um passo fantástico para que as marcas consigam gerar experiências específicas para cada tipo de consumidor, de acordo com seus hábitos, comportamentos e gostos.

Se for analisar bem, o neuromarketing estuda aquilo que qualquer negócio quer para si: probabilidade de obter resultados positivos para sua campanha, além da garantia de um futuro promissor.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time