Negócios online: Como formular uma ideia de negócio escalável

Acompanhe o nosso guia e fique por dentro das nossas dicas sobre como formular uma ideia de negócio escalável. Confira!

por eNotas

Um negócio online escalável é aquele que tem um ótimo potencial de crescimento sem a necessidade de grandes investimentos.

Dentro desse cenário existem diferentes tipos de negócios online e você precisará definir qual utilizar.

Por isso, conhecer melhor as características de cada um deles, as vantagens e desvantagens, e trabalhar bem a estratégia voltada para aquele tipo de negócio, é um passo fundamental para ser bem-sucedido neste meio.

Pensando nisso, montamos um guia para te auxiliar nesse processo estrutural de modo a te ajudar a definir sua ideia de negócio escalável. Confira!

Porque é importante definir uma ideia de negócio?

Definir a ideia de negócio é, na verdade, o ponto-chave da questão. Trata-se do ponto de partida para qualquer empreendimento.

Portanto, você, que é empreendedor, precisa definir bem a sua ideia e planejamento para evitar frustrações no futuro.

Essa é uma forma de avaliar as possibilidades, entender os pontos altos e baixos de cada tipo de negócio e tomar decisões mais assertivas.

Assim, as chances de estar preparado para enfrentar os diversos obstáculos que podem surgir pelo caminho, com certeza, serão bem maiores.

Quais são os tipos de Negócios Online

Neste tópico, montamos um guia com os principais tipos de negócios online que existem no mercado para te auxiliar nessa busca. Observe:

E-commerce ou loja virtual

O e-commerce ou a loja virtual é um dos modelos de negócio online mais difundidos atualmente, principalmente com o acontecimento da pandemia causada pelo COVID-19.

Em comparação aos negócios físicos, esse tipo de iniciativa é bastante acessível. Afinal, não há a necessidade de gastos com aluguel de espaços ou contratação de funcionários.

Tudo que você precisará é um meio para receber pagamentos online, ferramentas para otimizar o seu negócio, uma plataforma para hospedar o seu site e bons fornecedores.

Nesse ponto, a estratégia de dropshipping passa a ser também uma alternativa a ser pensada.

Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de negócio apresenta empresas bem consolidadas, portanto, esteja preparado para se destacar da concorrência.

Marketplace

O marketplace é sem dúvida uma grande tendência para negócios online e um mercado escalável. Empresas de sucesso como: Uber, Americanas, Airbnb, Amazon e Mercado Livre são exemplos consolidados desse modelo de negócios.

Há quem diz que o marketplace é a evolução de um e-commerce. Isso, pois grandes empresas como a Amazon, por exemplo, começaram como lojas virtuais e, com o tempo, transacionaram para marketplaces.

De toda forma, vale dizer que esse tipo de negócio online funciona como um shopping virtual, onde são reunidos diferentes fornecedores. Dessa forma, os clientes podem comparar os itens com praticidade e rapidez.

Além disso, se você quer criar um marketplace de sucesso, uma boa dica é apostar em ramos com pouca concorrência e que tenham uma maior possibilidade de crescimento. Dentro desse panorama surgem os marketplaces de serviços ou marketplaces B2B.

Atenção! Uma questão que você precisa ficar atento caso escolha esse modelo é o split de pagamentos, que consiste na divisão dos pagamentos entre os fornecedores - de produtos ou serviços.

SaaS ou Software as a Service

O SaaS é um serviço oferecido na nuvem, cuja cobrança geralmente acontece por assinatura. Um bom exemplo desse modelo de negócio é a Netflix.

Ou seja, são soluções tecnológicas em que você adquire um serviço pela internet. Você não instala nada em sua casa ou em seu computador ou celular. Apenas aproveita os seus serviços por meio da web.

Outro exemplo, é a ContaAzul, uma plataforma de gerenciamento financeiro que integra todas as suas informações para facilitar o fluxo de dados da sua empresa, garantindo mais transparência.

Entre as vantagens do modelo SaaS, podemos destacar:

  • Custo baixo

  • Acesso rápido

  • Atualizações frequentes

  • Integração fácil

Infoproduto

Os Infoprodutos são materiais de informação como eBooks, por exemplo, que são criados e distribuídos, de forma paga ou gratuita, em formato digital.

Grande parte desses produtos são voltados para cursos online, fator que comprova ainda mais a força que o mercado de EAD (Ensino à Distância) tem ganhado ao longo dos anos.

Esse tipo de empreendimento também é muito escalável, uma vez que você pode oferecer produtos a um público diverso.

Como Formular uma Ideia de Negócio

Neste tópico, montamos uma lista com alguns critérios que você não pode deixar de analisar quando for formular uma ideia de negócio. Acompanhe:

Defina o Nicho de Mercado

Um dos primeiros critérios que deve ocupar a sua mente é o nicho de mercado. Isso porque com um segmento bem definido, você consegue criar ações de marketing mais direcionadas e eficazes.

Vale dizer que uma boa dica é optar por um nicho no qual você possua experiência e contatos.

Faça um estudo sobre a concorrência

Outra dica valiosa para formular suas ideias de negócios online é pesquisar concorrentes.

Portanto, se você está pensando em criar um negócio online o indicado é que faça um benchmarking.

Conheça o modelo de negócios, teste a usabilidade, descubra a precificação, etc. Essa é uma técnica que pode te ajudar a desenhar o seu próprio negócio digital.

Crescimento do Mercado

Você não vai arriscar entrar em um mercado sem saber se tem uma tendência de crescimento naquele meio, não é mesmo?

Ao avaliar a estimativa de crescimento nos próximos anos, você conseguirá perceber se o nicho escolhido é de fato uma tendência.

Para efetuar essa análise, você deve utilizar os portais da imprensa e institutos de pesquisa como fonte.

Ticket Médio do Negócio

O Ticket Médio é um tipo de métrica que busca mostrar qual o valor médio de consumo de cada cliente no seu estabelecimento.

Considerar o ticket médio é essencial para você planejar a rentabilidade do negócio. Ou seja, para você saber em quanto tempo terá lucro. E, quando será possível atingir o ponto de equilíbrio do empreendimento.

Começar um negócio online escalável possui diversas vantagens, como o baixo investimento inicial e a praticidade.

Além disso, existem diversas formas de empreender no ambiente digital hoje em dia e, com certeza, uma delas irá se adequar aos seus objetivos.

Mas lembre-se: Independentemente de qual modelo escolher, contar com um emissor de notas fiscais eletrônicas é fundamental para a gestão financeira do seu negócio de modo a mantê-lo em dia com a legislação.

Autor

eNotas
Parceiro Galax Pay
Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.
Outros posts feitos por eNotas
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa