Meios de pagamento: quais são e por que automatizá-los

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Falar de meios de pagamento é essencial para garantir a saúde financeira da empresa. Acesse e confira este post, onde vamos falar da automatização dos meios.

No centro de todo negócio, físico ou online, estão os meios de pagamento.

A princípio este parece um tema bastante secundário, já que dentro da gestão de uma empresa outros pontos de atenção parecem atrair mais tempo e atenção.

E é verdade. A maioria dos negócios não dedica tempo para refletir ou selecionar bons meios de pagamento.

Mas esse é um grande erro!

Pensar nos meios de pagamento é essencial para garantir bons resultados com as vendas, sobretudo para o varejo.

Esse é um fator de influência na decisão de compra por parte do cliente, e também na lucratividade associada às vendas.

Neste artigo, vamos conhecer, em detalhes, os meios de pagamentos, as vantagens de automatizá-los e muito mais!

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Índice

 O que são meios de pagamento?

 Quais são os meios de pagamento mais usados nas empresas?

 Tendências de meios de pagamentos para os próximos anos

 Vantagens da automatização dos meios de pagamentos

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as possibilidades de caminhos que o dinheiro pode tomar para deixar a conta do cliente e chegar ao seu negócio. Os meios de pagamento são diversos e, por isso, cabe conhecê-los em detalhes.

Para entendermos como funcionam os meios de pagamento, é preciso dar um passo atrás e olhar para todo o funcionamento dos pagamentos.

Os atores desse funcionamento são, além dos meios de pagamento, o cliente, emissor, gateway, adquirente, subadquirente e empresa beneficiada.

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente é uma empresa beneficiada, ou seja, aquela organização que receberá o dinheiro de uma transação financeira.

Imagine que você acessou o site da Magalu e fez uma compra. Ao realizar o pagamento, a empresa beneficiada é a Magalu, enquanto você é o cliente.

emissor, nesse sentido, é uma instituição financeira ou bancária, responsável por liberar as compras e cobrar do cliente o valor gasto.

Já o gateway é uma tecnologia de pagamentos, que faz a ponte entre cliente, banco e operadora do cartão de crédito, por exemplo. Essa tecnologia armazena as informações e permite que um vendedor seja conectado a diferentes adquirentes.

Os adquirentes liquidam as transações feitas através do cartão. Quando uma compra é aprovada, a adquirente recebe do banco e repassa o dinheiro para o vendedor.

Por fim, o subadquirente faz a intermediação entre todos os envolvidos no processo de venda e cobrança. É mais utilizado por negócios menores, devido à praticidade de implementação.

Entenda também: o que é ordem de pagamento?

Quais são os meios de pagamento mais usados nas empresas?

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas, os brasileiros ainda utilizam bastante o dinheiro físico, mas há uma queda vertiginosa nesse uso, influenciada pela ascensão do Pix e dos cartões de crédito e débito, por exemplo.

No gráfico a seguir, você pode conferir os meios de pagamento mais utilizados no Brasil:

Entre janeiro e outubro de 2021, R$ 40 bilhões em dinheiro em espécie deixaram de circular no país, segundo informações publicadas pelo Estadão.

Esse dado revela que cada vez mais as formas de pagamento online tendem a crescer. O Pix é apenas uma das razões aceleradoras desse processo.

71% das pessoas já utilizaram o pix ao menos uma vez, enquanto 52 milhões de brasileiros têm ao menos um cartão de crédito.

A seguir, vamos apresentar os principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros.

  1. Boleto Bancário
  2. Pagamento por aproximação (NFC)
  3. Transferência eletrônica de fundos (TEF)
  4. Pagamento recorrente
  5. Cartão de crédito e débito
  6. Links de pagamento
  7. Gateway de pagamento

Confira cada meio de pagamento detalhadamente::

Boleto bancário

boleto bancário é um meio de pagamento clássico.

Ele está presente nas contas mais básicas que pagamos, desde a de luz, passando pela água, pelo condomínio, enfim, em quase tudo ao nosso redor.

Há pelo menos quarenta anos essa modalidade de pagamento é utilizada e, justamente por isso, sua presença e penetração são tão fortes no dia a dia do brasileiro.

As empresas, nesse sentido, precisam garantir que essa forma de pagamento esteja presente em seu leque.

No entanto, cabe uma análise: o custo envolvido na emissão de um boleto torna-o impensável para produtos com tickets muito baixos.

É preciso avaliar o custo-benefício da adoção de boleto bancário.

Pagamento por aproximação (NFC)

O pagamento por aproximação é outra novidade recente que tem ganhado cada vez mais espaço.

Essa modalidade de pagamento permite que o cliente realize transações sem precisar inserir o cartão na maquininha ou mesmo digitar a senha.

Com foco na praticidade, bastará aproximar o cartão da máquina para que a compra seja efetuada.

É preciso, no entanto, prestar muita atenção na questão da segurança. Porque pode haver roubos de cartão, e o ladrão fará transações com facilidade.

Hoje em dia também há a possibilidade de realizar pagamentos por aproximação a partir do celular, o que é ainda mais prático e vantajoso.

A tecnologia que permite tudo isso é o NFC, abreviação de Near Field Communication, que pode ser traduzido por “Comunicação Por Proximidade”.

Cada banco configura o limite para transações feitas a partir da tecnologia, sendo opcional a ativação do recurso ou não.

Transferência eletrônica de fundos (TEF)

A transferência eletrônica de fundos é uma tecnologia que dá mais velocidade e segurança para transações feitas através de cartão de crédito.

Também é útil para aumentar a diversidade de opções disponíveis para compra e venda.

Resumidamente, funciona assim: o vendedor instala um software em seu computador que, em seguida, é conectado com uma máquina de cartão de crédito especial, chamada de PinPad.

Quando uma compra é realizada na maquininha, os dados são integrados com o sistema de vendas interno da loja.

O PinPad também permite o recebimento de diversas bandeiras, diferentemente de algumas maquininhas que são limitadas a uma bandeira.

O registro das informações também é um diferencial que facilita o gerenciamento fiscal do negócio, já que basta acessar as informações e organizá-las da melhor forma.

Pagamento recorrente

Precisamos destacar também o modelo de pagamento recorrente, que consiste em receber dinheiro a partir de uma cobrança esporádica diretamente na conta do cliente ou no cartão de crédito.

O pagamento recorrente aumenta a previsibilidade de arrecadação, bem como o ticket médio geral do negócio.

Esse modelo de cobrança recorrente é bastante comum hoje em dia, sobretudo nos serviços de streamings, como Netflix, Amazon Prime e Globoplay, para citar alguns exemplos.

Contar com um sistema de cobrança é essencial para conseguir evitar a inadimplência de pagamentos recorrentes.

Centralizar as cobranças no empreendedor, empresário ou equipe financeira, fará com que erros na cobrança acabem acontecendo, com um nível de inadimplência potencialmente maior do que quando a cobrança é feita automaticamente.

Cartão de crédito e débito

Os cartões de crédito e débito são meios de pagamento bastante utilizados e popularizados.

É muito importante garantir que sua empresa consiga receber essas modalidades de pagamento, afinal, é cada vez mais frequente ver pessoas que não saem de casa com dinheiro na carteira.

Nesse sentido, ter uma diversidade de opções de bandeiras aceitas também é um ponto de bastante atenção.

Não basta receber cartões de crédito e débito, é preciso suportar as bandeiras utilizadas pela maioria dos clientes.

Contar com empresas que ajudam nesse processo de cobrança e recebimento é um ótimo caminho para garantir variedade de bandeiras aceitas e um baixo custo de investimento.

Links de pagamento

Outro meio de pagamento importantíssimo, sobretudo para quem vende online, são os links de pagamento.

Esses links são endereços eletrônicos que podem ser enviados pelo WhatsApp, e-mail ou qualquer outra forma, que permite ao usuário realizar o pagamento de diversas formas, como através do Pix, cartão de crédito e até boleto.

A facilidade desse tipo de pagamento está na não necessidade de que o cliente faça um cadastro, por exemplo.

A praticidade para o cliente é um diferencial enorme, já que, com poucos cliques, o pagamento pode ser realizado de qualquer lugar onde estiver.

Gateway de pagamento

Por fim, precisamos destacar o gateway de pagamento que, mais que um meio de pagamentos, é uma tecnologia que facilita o processo de pagamento e recebimento de transações financeiras.

O gateway de pagamento conecta cliente, banco e operadora do cartão, centralizando todas as operações financeiras do negócio.

Resumidamente, o gateway de pagamento consegue:

  • capturar os dados do cliente;
  • transmitir as informações do cliente para o banco;
  • armazenamento dessas informações;
  • permissão para a conclusão com sucesso da operação.

Os lojistas que implementam gateways de pagamento experimentam um aumento significativo nas taxas de conversão, já que até mesmo os carrinhos abandonados diminuem.

Tendências de meios de pagamentos para os próximos anos

A tecnologia deve invadir cada vez mais os meios de pagamento digitais, isso porque a forma como as pessoas se comportam está cada vez mais tecnológico.

Para os próximos anos, portanto, podemos esperar uma série de novidades que continuarão a transformar o modo como as pessoas realizam transações financeiras. O pix é só a ponta do iceberg.

Deve se popularizar, no futuro próximo, o conceito de carteira digital, por exemplo, que permite às pessoas fazer a gestão do seu dinheiro e das suas contas diretamente de uma ferramenta digital, que poderá ser um aplicativo de celular ou um relógio inteligente.

As criptomoedas e as moedas digitais também deverão passar por um processo de maturação e popularização.

Leia também “Buy Now Pay Later (BNPL): o que significa e como funciona no Brasil” para conhecer um novo método de pagamento a prazo!

Vantagens da automatização dos meios de pagamentos

Com tudo o que trouxemos até aqui ficou evidente que falar de meios de pagamento exige considerar uma série de nuances e particularidades desse assunto.

Além disso, exige também considerar a forma como o seu cliente se comporta e costuma realizar pagamentos.

Deve, ainda, colocar na balança que nem todos os clientes farão pagamentos com facilidade, exigindo uma estrutura de cobrança que diminua a taxa de inadimplência.

Por fim, fica evidente que fazer a gestão dos meios de pagamento é uma tarefa que carece de muito trabalho.

A solução para conseguir lidar com tudo isso é a automatização dos meios de pagamento.

Com essa automatização, sua empresa poderá gozar de todo o potencial dos meios de pagamento e evitar inadimplência e dores de cabeça.

Conheça, a seguir, algumas das vantagens da adoção da automatização:

Rapidez nas transações

A automatização traz maior velocidade para as transações, tanto do ponto de vista do cliente, que poderá escolher a forma de pagamento que mais lhe agrade, como também para sua empresa, que não precisará dedicar tempo para fazer a gestão de cobranças e recebimentos.

Além disso, a automatização permite efetuar cobranças para clientes inadimplentes, garantindo um faturamento maior no final do mês.

Segurança

Sem precisar fazer a gestão por conta própria, a automatização de cobranças dá mais segurança para a empresa.

Os riscos envolvidos no transporte ou armazenamento de dinheiro são enormes.

Além disso, a segurança também alcança o cliente, que não precisará mais andar com espécie ou ir ao banco pagar um boleto, por exemplo.

Todas as transações poderão ser feitas de onde a pessoa estiver, com descrição e o máximo de segurança possível.

Disponibilidade 24 horas

Um recebimento no PDV com certeza tem um horário fixo de funcionamento.

Pagar um boleto no banco, também, tem limites de horário que mudam a cada instituição bancária e agência.

Por meio da automatização de cobrança, no entanto, as cobranças poderão ser emitidas a qualquer hora, enquanto o cliente poderá fazer um pagamento em qualquer momento.

Há, ainda, uma facilidade no processo que permite o controle financeiro das vendas, já que relatórios e informações são disponibilizadas e atualizadas em tempo real.

Redução de custos operacionais

A automatização de meios de pagamento permite, também, reduzir os custos operacionais.

Uma empresa que não conta com uma automatização do tipo precisará, para manter a saúde financeira, contratar uma equipe especializada em cobranças, que fará a ligação para os clientes inadimplentes buscando a regularização.

Outra solução é a contratação de empresas de acordos, que prestarão um serviço semelhante ao descrito acima, mas agora tomando parte do dinheiro levantado como comissão e ainda dando grandes descontos para incentivar o pagamento.

A automatização de meios de pagamento, em contrapartida, realiza a cobrança de forma automática através de diversos canais, aumentando as taxas de regularização.

Fácil integração a outros sistemas

A automatização de meios de pagamento também permite a fácil integração com outros sistemas como, por exemplo, softwares de gestão comercial ou gestão financeira.

O modo como essa integração é feita pode variar bastante de um serviço de automatização para outro.

No caso do cel_cash, essa integração é feita através de uma API de fácil utilização e documentação simplificada, dando ainda mais velocidade para o processo.

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