Marketing e Vendas ou Marketing de vendas? Qual a melhor?

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Você conhece esses termos? Sabe as particularidades de cada um ou como eles interferem em sua empresa?

Toda empresa precisa de ter conhecimento sobre Marketing e Vendas.

Independentemente do tamanho de seu negócio, ou do tempo de mercado, criar esse tipo de planejamento é fundamental.

Como uma empresa vai crescer e se adaptar ao mercado se não estiver em contato com novos clientes e não conseguir oferecer suas soluções?

Ter uma estratégia nesse momento é fundamental. Afinal, quando se sabe quem são as pessoas para quem o seu produto é direcionado, fica mais simples convencê-las.

Nesse momento surgem as dúvidas. Investir em Marketing, em Vendas, ou no Marketing de vendas? Qual o caminho ideal para a empresa seguir?

Continue a leitura e entenda as particularidades de cada um, além da importância deles para o seu negócio!

Marketing e Vendas ou Marketing de vendas?

O Marketing está relacionado a estratégia de comunicação utilizada para a promoção de um produto ou serviço, seja ele físico ou para o ambiente virtual.

A Venda se trata de convencer o consumidor a adquirir a solução oferecida pela empresa.

Somando essas duas forças e colocando os colaboradores da área de comunicação e do setor comercial para trabalhar em equipe, está o Marketing de vendas. Essa estratégia tem como objetivo selecionar as soluções da empresa que são interessantes para os clientes de forma mais assertiva.

Veja de forma um pouco mais detalhada quais são esses setores para que essa definição fique mais clara.

Marketing

As estratégias de Marketing podem e devem variar de uma empresa para outra, afinal, cada uma possui uma necessidade de mercado.

O Marketing trabalha em cima da necessidade de mercado encontrada e visa quebrar as barreiras de comunicação. Seu principal intuito e buscar soluções para elas.

Além disso, o Marketing é fundamental para que uma empresa e suas soluções se tornem visíveis e conhecidas.

É pouco comum que uma empresa nova no mercado consiga visibilidade com a venda de seus produtos sem algum tipo de comunicação voltada para o seu público.

Pode-se dizer que o Marketing é como um elo que conecta clientes e empresas.

Vendas

A Venda de modo geral é feita por profissionais preparados que possuem um padrão de ação que escala para o convencimento do cliente e a aquisição da solução.

Podendo ser definidas como simples, no caso de serem realizadas por pessoas que já estão predispostas a adquirir um produto, ou complexas, quando ela exige vários processos para o fechamento do negócio, as Vendas são fundamentais para a existência de toda empresa.

É interessante pensar que as vendas são realizadas por empresas que possuem desde produtos físicos, como roupas, acessórios, até a realização de consertos e distribuição de conteúdos digitais.

Esse é um setor que deve ter um planejamento estratégico para o desenvolvimento de suas atividades. Os vendedores devem possuir a mesma linguagem que a empresa, além de representar em sua fala os valores aplicados no dia a dia.

As Vendas são em grande parte responsáveis pela manutenção e continuação da empresa.

Leia também: Previsão de vendas: o que é e dicas de como fazer!

Marketing de vendas

O Marketing de vendas está ligado diretamente a prospecção de novos clientes, com o objetivo direcionado ao aumento da venda de soluções.

A interação entre a área de comunicação e o setor comercial é muito importante. As estratégias desenvolvidas em conjunto por essas equipes trarão resultados significativos para o negócio.

Como já dito anteriormente é necessário saber quem são as pessoas que a sua empresa deseja alcançar, assim você pode criar estratégias e direcioná-las.

Definindo o público, é possível pensar nos seguintes pontos:

  • Apresentação do produto;
  • Preço;
  • Ações de promoção;
  • Comunicação;
  • Fidelização.

Todas essas questões são tratadas pela equipe do Marketing de vendas, ou seja, o comercial e a comunicação atuam em conjunto na tomada de decisões para trazerem mais resultados a empresa.

Aplicação prática do Marketing de vendas

O Marketing cuida da comunicação de todos os setores da empresa, o comercial busca adquirir novos clientes, mas, e os clientes que já adquiriram a solução antes?

Algumas empresas estão focadas em conquistar novos clientes de uma forma tão intensa, que esquecem de dedicar parte das suas ações à retenção dos clientes que já fizeram alguma ação.

Dessa forma é difícil se consolidar no mercado. É comum ouvir falar que esse tipo de empresa é como um balde furado. Os consumidores estão adquirindo suas soluções, porém, os clientes estão saindo e buscando soluções em outros lugares.

Dentro das estratégias do Marketing de vendas, essas situações também são pensadas.

Assim, o Marketing de Vendas ajuda a preparar o território para a aquisição de novos clientes e foca na jornada do consumidor para que ele permaneça junto a empresa.

Um exemplo de estratégia para a retenção, é o uso do pagamento recorrente por serviços. O cliente ao optar por esse tipo de pagamento se beneficia desde que faz a sua primeira compra, até o momento em que continua na contratação dos serviços.

A essa altura você pode já estar planejando adquirir profissionais de Marketing para a sua empresa, ou talvez em estruturar um setor de Marketing de vendas.

A dúvida que surge é: onde achar esse profissional?

Saiba que você não é o primeiro e nem será o último a se perguntar por onde começar a estabelecer ações para empresas.

Foi criado com o intuito de dar um direcionamento para as empresas um evento de Marketing e Vendas.

Entenda mais sobre!

Evento de Marketing e Vendas

Este tipo de evento costuma reunir profissionais que possuem anos de mercado para dar palestras a respeito destes assuntos.

São abordados temas de Marketing e Vendas de forma individual, além de serem oferecidas dicas sobre a união destes setores como estratégias.

O mais conhecido evento sobre Marketing e Venda é o RD Summit, conquistando o título de maior da América Latina.

Conheça mais sobre o evento e acompanhe as dicas que são dadas sobre as atualizações do mercado de forma direcionada para as empresas.

A oportunidade vai além do conhecimento. O evento reúne também empresas dispostas a fazer parcerias com os mais variados segmentos.

É uma chance de encontrar outros players do mercado, interagir de forma direta e realizar contatos.

Sabemos a importância de uma indicação e a necessidade de contatos para se tornar cada vez mais forte no mercado. Aproveite a oportunidade.
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