Guia completo sobre sistema de cobrança recorrente

Compartilhar

|

A forma de pagamento tem grande influência sobre o seu negócio, veja como o uso de um sistema de cobrança recorrente pode alavancar sua empresa!

O sistema de cobrança recorrente potencia muitos dos serviços que tanto as empresas como os consumidores utilizam, confiam e até mesmo amam todos os dias.

Por exemplo, você pode imaginar se, a cada mês, você tivesse que se lembrar de pagar sua conta da Netflix ou correr o risco de perder o acesso a todos os seus programas favoritos?

Bem como, se sua nova empresa precisasse de licenças de software para todos os seus funcionários e, em vez de pagar uma taxa de assinatura mensal, você tivesse que comprar licenças todos os meses para todos os seus funcionários?

Por isso, o sistema de cobrança recorrente é tão poderoso porque proporciona aos assinantes conveniência e acesso, através de um modelo de pagamento por assinatura.

Para as empresas que vendem por assinatura, a cobrança recorrente é sobretudo um fluxo de receita previsível, o que resulta em uma base de clientes mais leal em comparação com o comércio único.

Além disso, ela também fornece insights contínuos dos dados gerados a cada mês a partir da convergência de assinantes, faturamento e eventos de marketing.

Vamos investigar mais a fundo o que é um sistema de cobrança recorrente, o que ele faz e o que você como empresa ou consumidor precisa saber para tirar o máximo proveito deste modelo de negócios dinâmico e em constante evolução.

O que é a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente ocorre quando uma empresa fornece a um cliente um produto ou serviço em cadência regularmente estabelecida, como mensal, trimestral ou anual.

O negócio processa o pagamento da assinatura pelo cliente de forma automática e recorrente, conforme estabelecido pelos termos do plano de assinatura.

Para interromper a cobrança, é preciso que o cliente solicite o cancelamento dos serviços e interrompa o contrato. Após o cancelamento a empresa deixa de oferecer seu serviço e o cliente não é mais cobrado.

Benefícios do sistema de cobrança recorrente

Confira aqui alguns dos benefícios do sistema de cobrança recorrente tanto para as empresas como para assinantes.

Benefícios do sistema de cobrança recorrente para os assinantes

Os assinantes – sejam empresas ou consumidores – se beneficiam de inúmeras vantagens de uma cobrança recorrente.

O modelo recorrente permite que os assinantes amortizem o custo de um produto ou serviço ao longo do tempo, em vez de pagar um grande custo inicial, o que impede que seja necessário utilizar o limite do cartão do cliente ou dificulta a contratação do serviço por falta de dinheiro na hora.

Benefícios do sistema de cobrança recorrente para os fornecedores

Se você está se perguntando se vale a pena contratar um serviço de cobrança recorrente, vamos citar aqui alguns dos maiores benefícios que essa modalidade traz para as empresas.

Como mencionado, as empresas que optam por adicionar um componente de assinatura recorrente se beneficiam de um fluxo de receita consistente e recorrente, bem como da fidelidade do cliente e da percepção contínua que o modelo de assinatura pode produzir.

Com a cobrança recorrente também é possível analisar todas as ações de compra de um cliente em uma empresa, tais como atualizações de planos, downgrades, e compras únicas.

Com isso é possível calcular e prever o faturamento para renovações, acréscimos e outros ajustes de conta.

Esta combinação de dados de faturamento fornece uma vantagem única às empresas de assinatura através de percepções acionáveis sobre tendências e padrões.

As empresas com um canal de receita recorrente podem usar essas percepções para identificar os canais de aquisição, ofertas e programas mais produtivos. Isto ajuda a empresa a descobrir a combinação ideal de planos, promoções e preços que maximizarão a aquisição e retenção de assinantes.

Modelos de receita sem assinatura raramente têm acesso a uma imagem tão completa dos clientes e o que impulsiona seu comportamento. Sendo assim, ele consegue beneficiar diversos segmentos de empresas.

Cancelamento de Assinaturas

Embora as lojas que aceitam pagamento recorrente esperem que seus assinantes permaneçam por muito tempo assinando o seu produto, é uma prática melhor assegurar que o cancelamento da assinatura seja um processo simples e fácil.

Por que as cobranças recorrentes falham?

No comércio eletrônico ocasional, os pagamentos são simples: As informações de pagamento são capturadas e autorizadas, com uma alta probabilidade de sucesso da transação.

Se houver um problema completando a transação, uma mensagem de erro fornece informações para o cliente que pode então fornecer um método de pagamento diferente.

Mas o faturamento recorrente é muito mais complexo.

As informações de pagamento que são capturadas durante a transação de assinatura inicial são utilizadas durante a vida útil da assinatura. E estas informações são usadas automaticamente a cada período de faturamento. Isto significa que a cada renovação, há uma chance de que o pagamento seja recusado.

Há uma variedade de razões para a recusa do pagamento, e estas razões podem variar de acordo com o uso de um cartão de crédito ou de débito. Em geral, as informações de pagamento, especialmente os cartões de crédito, podem ficar desatualizadas com o tempo.

Quanto mais tempo passar desde a transação inicial, maior a probabilidade de que o pagamento da cobrança recorrente ou renovação retorne a um erro. E, é claro, os bancos podem recusar transações por outras razões, mesmo que as informações não estejam desatualizadas.

Sistemas que suportam a cobrança recorrente

Escolher um gateway de pagamento pode ser um processo demorado, mas é um processo importante. Como a mudança de gateways também é demorada, é uma boa ideia fazer sua devida pesquisa desde o início e encontrar o gateway que melhor atenda às suas necessidades.

Conhecer os fatores que são mais importantes para seu negócio e saber se as funcionalidades de um sistema de pagamento podem atender a essas exigências o capacitará para o sucesso, tanto no presente como à medida que seu negócio de assinaturas escalar e evoluir.

Veja algumas funcionalidades que, em essência, um bom sistema de cobrança recorrente deve fornecer:

  • Possibilidade de cobrança recorrente por cartão de crédito e débito;
  • Possibilidade de cobrança recorrente no boleto bancário;
  • Envio do documento do boleto por wpp e outros meios digitais
  • Notificações de cobrança automáticas;
  • Emissão automático de notas fiscais;
  • Gestão de clientes e contratos;
  • Conta digital.

Pensando em facilitar a vida do empreendedor, o cel_cash é uma das maiores plataformas de pagamento recorrente do país. Afinal, ela é uma plataforma que oferece todas funcionalidades citadas anteriormente e é totalmente eficiente, oferecendo soluções financeiras especializadas para cada tipo de negócio.

Gestão de pagamentos e modelos de faturamento

O faturamento periódico abrange uma ampla gama de modelos de faturamento. Diferentes tipos de empresas escolhem o modelo de faturamento que melhor se adaptam a seu produto ou serviço – e que melhor atendem às necessidades e expectativas de seus clientes.

Por exemplo, empresas que oferecem serviços de continuidade ou que possuem pacotes personalizados de produtos que podem ser comprados com frequência, se aproveitam muito bem do faturamento recorrente.

Como é o caso de universidades, escolas, academias, restaurantes e até clubes do livro, por exemplo.

Mas, independentemente do modelo escolhido, a capacidade de faturar corretamente para estes diferentes cenários é primordial para fornecer um serviço ao cliente superior e para garantir a eficiência operacional. Há vários tipos principais de modelos de faturamento comumente usados com faturamento recorrente.

  • Fixos e recorrentes: Este é o mais simples dos modelos de receita recorrente, usado por empresas que fornecem um produto por um único preço e cobram em uma base recorrente, e tipicamente cobrado no início do ciclo de faturamento.
  • Baseado no uso: Melhor para empresas com um negócio transacional que querem permitir que os clientes paguem apenas pelo que utilizam. Exemplos comuns incluem serviços de armazenamento de documentos ou dados que cobram por gigabyte (ou outra medida) utilizado.
  • Taxa única: Algumas empresas de assinatura incluem produtos únicos como parte de um plano de assinatura (por exemplo, taxa de instalação ou compra de equipamento necessário para uma assinatura).
  • Modelo híbrido de cobrança: Este modelo é usado por empresas que vendem uma mistura de produtos recorrentes e não recorrentes. Além disso, essas empresas querem permitir que seus clientes paguem por estes diferentes tipos de produtos em uma única compra.

Faturamento periódico e função financeira

Além da complexidade que o faturamento recorrente naturalmente implica, há uma complexidade adicional através do uso de diferentes modelos de faturamento, upgrades e downgrades de clientes a meio do mês, encargos adicionais, etc.

Cada um dos quais têm impacto no faturamento e no reconhecimento de receitas e outros relatórios financeiros.

Em resumo, o faturamento e a receita recorrentes complicam o processo de criação de relatórios financeiros precisos a cada mês e o fazem de forma eficiente. E com uma maior escala de negócios, esta complexidade só aumenta. Outro desafio é que a maioria dos sistemas não são ideais para lidar com receitas recorrentes.

Um meio fundamental para enfrentar estes desafios inclui uma solução de faturamento recorrente que é integrada com o software de contabilidade, um ERP.

Além disso, ter uma solução automatizada de reconhecimento de receita elimina a necessidade de cálculos manuais que podem ser intensivos em recursos e propensos a erros.

A tributação é outra área complicada, com regras diferentes para diferentes tipos de serviços e para quando o imposto é cobrado. Ter uma solução fiscal integrada com sua plataforma de faturamento de assinatura torna o cumprimento muito menos demorado e oneroso.

Reduzindo a rotatividade através de um gerenciamento eficaz da redução da rotatividade

Como delineamos, as transações recorrentes são recusadas com mais frequência do que a transação única ou a transação inicial que inicia uma assinatura. De acordo com fontes do setor, a cada mês uma média de 13% das transações recorrentes são declinadas.

O faturamento recorrente bem sucedido irá reparar o maior número possível dessas transações antes que a transação seja definitivamente reprovada.

Esta é a chave para reduzir a rotatividade involuntária. Que é quando um assinante é perdido não porque cancelou ativamente sua assinatura, mas porque seu pagamento falhou e não foi consertado.

Felizmente, dentro do faturamento recorrente, há métodos e soluções que podem resolver estas quedas de pagamento e consertá-las.

Atualizações automáticas através do Atualizador de conta

Um método para lidar com uma fonte comum de declínio nas transações é com os serviços de Atualização de Conta. Os serviços de atualização de conta monitoram os cartões de crédito e débito dos assinantes.

Se algum aspecto das informações de pagamento tiver mudado, o serviço atualiza o registro do assinante automaticamente. Desse modo, há mais chances da efetivação do pagamento.

Se a atualização não puder ser feita automaticamente, o atualizador de conta fornece um alerta para que a empresa possa endereçá-lo diretamente ao cliente.

Tentativas de renovação automática de transações

Quando uma transação falha, o gateway de pagamento retorna um código de erro que pode informar sobre o motivo da falha. Os erros incluem coisas como “cartão roubado” ou “conta fechada”.

Nestes casos, não é provável que novas tentativas adicionais sejam bem sucedidas, mas resultarão em custos adicionais de processamento de transações. Nessas situações, a melhor opção é contatar o assinante diretamente durante o processo de cobrança para obter informações de pagamento atualizadas.

No entanto, a repetição de uma transação devido a algum outro tipo de erro, pode resultar em um pagamento bem sucedido. Por exemplo, um cartão com saldo insuficiente, pode ser mais vantajoso esperar alguns dias para tentar realizar a cobrança novamente. Pois é possível que o assinante tenha adicionado saldo à conta para cobrir compras recentes.

No faturamento recorrente, este tipo de lógica de tentativas inteligentes pode reduzir a rotatividade involuntária e aumentar a retenção do assinante.

Melhor plataforma de pagamento recorrente para lojas que aceitam pagamento recorrente

A chave para o sucesso de lojas que aceitam pagamento recorrente é eliminar as complexidades do faturamento recorrente. Ao mesmo tempo em que, naturalmente, proporciona altos níveis de satisfação do assinante.

Atender às exigências de um cenário de assinaturas requer uma plataforma de faturamento recorrente de fácil implementação. Isso fará com que um negócio novo ou em transição possa chegar rapidamente ao mercado e aproveitar as oportunidades.

A plataforma deve ser ágil e flexível o suficiente para permitir que as empresas respondam às mudanças do mercado com facilidade. Deve também suportar processos eficientes, automatizados e escaláveis, e projetada desde o início para integrações simplificadas com outras soluções.

Uma plataforma de faturamento recorrente que atenda a estes requisitos fundamentais irá liberar o poder da gestão de pagamentos e gestão de cobranças. De modo a fazer um negócio próspero e em crescimento.

Se você gostou da ideia e deseja começar a implementar a função de pagamento recorrente para sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time