Guia Completo para saber como receber pagamentos online

O recebimento de pagamento online é cada vez mais uma questão em pauta, devido aos novos meios de consumo do usuário. Por essa razão, separamos um guia completo para te orientar nessa jornada

por Lays Xavier
Guia Completo para saber como receber pagamentos online

Guia Completo para saber como receber pagamentos online

Receber pagamentos online não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade de toda e qualquer empresa que esteja presente no mundo digital.

Afinal de contas, hoje se vive na era do consumidor, onde o cliente é o centro total das atenções.

Dessa forma, para melhorar a experiência da compra, é essencial criar um ambiente propício para as transações de pagamento, pois este é um detalhe importante para o consumidor escolher finalizar a compra com a sua empresa.

Inclusive, até os anos 2000, ainda era muito comum que as pessoas andassem com dinheiro na carteira.

Entretanto, hoje, essa modalidade de pagamento cedeu lugar para outras mais modernas, como cartões de débito e crédito, por exemplo.

A partir disso, os pagamentos online foram se tornando uma realidade, principalmente com o surgimento das lojas virtuais.

Porém, eles não se limitam apenas aos e-commerces, qualquer empreendedor que esteja iniciando seu negócio digital precisa saber como receber pagamentos online.

Por que pagamentos online são necessários?

Assim como toda e qualquer novidade que surge no mercado, os pagamentos virtuais nasceram a partir de uma necessidade dos consumidores.

À medida que as relações comerciais foram se expandindo e se integrando cada vez mais ao mundo tecnológico, a indústria precisou acompanhar essa evolução.

A cada dia vão surgindo soluções que visam facilitar as transações digitais, como é o caso do pagamento online por PIX, por exemplo.

As pessoas hoje estão sempre com os seus smartphones em mãos, logo é necessário adequar esse hábito também ao mundo comercial.

Afinal de contas, os clientes buscam rapidez, facilidade e mobilidade nas suas transações online.

Por sua vez, as empresas devem trabalhar com boas formas de pagamentos para suprir as necessidades dos seus consumidores.

Veja a seguir, as principais funcionalidades de uma plataforma para receber online!

8 funcionalidades de uma plataforma para receber pagamentos online

Plataformas para o recebimento de pagamentos online oferecem inúmeras funcionalidades que oferecem melhorias e agilidade para o dia a dia,

Separamos aqui as 8 mais reconhecidas para que você tenha um vislumbre desse universo:

  1. Gestão de cobranças avulsas e recorrentes;
  2. Contrato digital gratuito;
  3. Integração por API;
  4. Link de pagamento;
  5. Envio de notificações programadas e automáticas;
  6. Emissão de NFS-e para serviços;
  7. Conta digital completa em funções para você;
  8. Relatórios financeiros e dashboards.

Para conferir detalhadamente, o que cada um desses itens oferece ao seu negócio, confira: 8 funcionalidades de uma plataforma para receber pagamentos online.

Melhores formas de receber pagamentos online

Conhecer os principais métodos para o recebimento de pagamento é fundamental para que a sua empresa tenha bons lucros.

Todavia, escolher aleatoriamente as formas de pagamentos pode acabar gerando encargos desnecessários para a sua empresa.

Então, para que esse tipo de problema não ocorra, é interessante que você pesquise os valores das operações que cada modalidade de pagamento oferece.

Pagamento online com cartão de crédito e débito

Quando o assunto é recebimento de pagamentos pela internet, logo se pensa no cartão de crédito e débito, pela grande quantidade de pessoas que fazem a utilização deles.

De acordo com o SPC Brasil, mais de 50 milhões de brasileiros fazem uso desse método, o que significa que a sua empresa, em hipótese alguma, pode ficar sem essa modalidade de pagamento.

Além da facilidade na utilização, o cartão de crédito permite o parcelamento do valor e alguns nem cobram juros para esse tipo de operação.

Para a empresa, é possível ter a segurança, pois a operadora de crédito é responsável por fazer a liberação da compra.

Ah, quando o assunto são operadoras, é crucial que você busque trabalhar com a maior quantidade de bandeiras possíveis, assim você contempla um grande número de clientes.

Pagamento online com boleto bancário

Receber pagamento online com boletos bancários é um dos métodos mais usados hoje em dia pelas empresas.

O documento é totalmente seguro, já que vem com os dados do comprador, desde o nome até o CPF. Sem contar com os dados da compra, como preço e a data de vencimento.

Além disso, o boleto bancário permite que se registre valores de multas e juros, caso haja atraso de pagamento, assim como descontos para pagamentos antes da data de vencimento.

Oferecer essa modalidade é ainda mais interessante quando se pensa no número de clientes que se sentem inseguros em compartilhar seus dados pessoais pela internet.

Ora, com o boleto bancário não há qualquer necessidade do preenchimento de dados bancários, o que significa que você converte várias vendas.

Débito em conta

Essa é uma modalidade semelhante ao pagamento com cartão de débito. Todavia, nesse caso, é utilizado o número da conta e não a numeração do cartão.

Sendo assim, é uma transação à vista, sendo mediada pelas instituições financeiras, logo é muito segura.

Como o débito em conta requer a autorização dos bancos, ele tende a ser utilizado para o pagamento de serviços recorrentes.

Pagamento recorrente com cartão de crédito

Aqui funciona de forma semelhante ao débito automático, porém o valor é descontado todos os meses, sem que haja emissões mensalmente para tal processo.

Por exemplo, se você trabalha com prestação de serviço, o cliente faz o cadastro apenas uma única vez os dados da sua conta bancária, assim o valor é debitado mensalmente.

O melhor é que tudo isso acontece de maneira muito fácil e sem burocracia, evitando erros acarretados pela falha humana, como ausência do envio da dívida, por exemplo.

Empresas famosas trabalham com esse método por conta da segurança e praticidade, como é o caso da Netflix e Spotify, por exemplo.

No mais, é interessante mencionar que o pagamento recorrente não é atrelado somente a conta bancária, mas ele também pode ser feito com o cartão de crédito.

Então, para finalizar essa cobrança automática, o consumidor precisa contatar a empresa e cancelar o serviço.

Link de pagamento

O link de pagamento é um método interessante para receber por suas vendas, sendo um modelo de recebimento comumente usado por lojas virtuais no Instagram e Facebook, por exemplo.

Além disso, é um método bastante comum em vendas realizadas através do WhatsApp, onde você envia o link de pagamento, solicitando que o informe os dados para transação.

Para criar esse link, o empreendedor deve fazer o cadastro da sua empresa em algumas das plataformas de pagamentos online.

Pagamento online com PIX

Quer receber pagamento online na hora? Então, o PIX é a solução ideal para você!

Com ele é possível receber pagamentos online de modo instantâneo, tendo sido implementado recentemente, mas já faz um verdadeiro sucesso.

Nesse caso, a transação é bem semelhante à transferência bancária, porém existe uma diferença: a transferência é recebida imediatamente.

Enquanto transferências em DOC ou TED possuem uma série de limitações, como horários para transações, por exemplo, o PIX cai na mesma hora.

Portanto, não importa quando a transferência é feita, seja no final de semana ou em feriados. Além disso, a transação é realizada e concluída independentemente do banco.

Para receber pagamentos online por pix é muito fácil, a empresa deve fornecer ao consumidor uma chave de acesso, que pode ser um e-mail ou até mesmo o CNPJ.

Como receber pagamentos online? Conheça as plataformas de pagamento

Certo, agora que você já sabe os principais meios de pagamento que sua empresa deve oferecer, pode surgir a dúvida: “Então, como receber pagamentos online?”.

Para integração dos pagamentos é necessário contar com uma ferramenta que preste esse tipo de serviço.

Assim, surgem as plataformas de pagamento digital, que funcionam como intermediadoras, facilitando nas cobranças que podem acontecer de diversos modos. Confira a seguir!

5 Plataformas para receber pagamentos online

Os pagamentos realizados online podem ser diferenciais no momento de decisão do usuário. Pode ser considerado interessante, oferecer meios de receber os seguintes pagamentos:

  • Cartões de crédito e débito;
  • Transferência bancária;
  • Boletos bancários;
  • PIX, dentre outros.

Para escolher aquela que melhor atende às necessidades da sua empresa, é preciso se atentar a alguns fatores importantes, sendo os principais:

  • Segurança para o consumidor;
  • Praticidade na utilização;
  • Integração e suporte.

Portanto, confira abaixo as melhores plataformas para receber pagamentos online.

Galax Pay

Para começar, a melhor plataforma para você receber pagamentos online com cartão de crédito, pagamentos online com PIX ou até mesmo boleto bancário, é o Galax Pay.

Isso porque, se trata de uma ferramenta onde você consegue fazer o gerenciamento das suas cobranças de modo integrado.

Inclusive, é possível receber por pagamentos recorrentes ou avulsos, tendo uma série de vantagens, como:

  • Acesso a plataforma digital totalmente completa;
  • API de boletos que integra com as principais formas de pagamento existentes no mercado;
  • Retentativas de pagamentos nas cobranças em cartão de crédito;
  • Acesso a relatórios completos e personalizados para ajudar no seu negócio.

Dessa maneira, o Galax Pay é a plataforma ideal para você diminuir a inadimplência da sua empresa.

Paypal

Paypal é o serviço para receber pagamentos online mais usado em todo o mundo, pois é capaz de integrar todos os recebimentos do seu negócio e aceita uma série de formas de pagamentos.

No entanto, hoje ele é uma das plataformas de pagamento online com maior taxa no mercado, cobrando 4,79% por operação.

Caso você queira receber por suas vendas rapidamente, a taxa de transação cobrada é de 3,60%, sem contar com a tarifa cobrada em toda operação realizada no Paypal.

PagSeguro

O PagSeguro permite que você receba pagamentos online das mais diferentes bandeiras existentes no mercado, sendo uma referência nesse mercado.

Ora, a plataforma é parte do grupo UOL, indicada especialmente para as empresas que precisam oferecer muitas opções de pagamentos para os clientes.

Comparada ao Paypal, o PagSeguro é mais interessante no quesito taxas, pois toda transação tem um custo fixo de 3,99%

PicPay Pro

O PicPay Pro pode ser uma ferramenta interessante para se receber pagamentos online, pois é um app gratuito e que trabalha com uma taxa de 1,99% por operação.

Entretanto, para que a transação aconteça, é necessário que as duas pessoas tenham conta na carteira digital, o que pode ser um empecilho para alguns clientes.

Contudo, para a empresa o diferencial da liberação imediata chama atenção, já que após receber a quantia, é possível realizar a transferência do valor para a sua conta.

Instituições bancárias em geral

O modo mais antigo de receber pagamentos online é fazendo uso das instituições bancárias.

Em suma, você pode fazer parcerias com bancos, que irão tornar possível o pagamento digital.

Como qualquer plataforma de pagamento online, há uma aceitação de vários métodos de pagamento, desde cartão de crédito até PIX, por exemplo.

Vantagens de receber pagamentos online

É fundamental ainda falar sobre as vantagens de receber hoje pagamentos online. Afinal, como pode ser benéfico para empresa esse tipo de operação? Entenda!

Rapidez e conveniência

Em comparação às formas de pagamento tradicionais, como dinheiro, os pagamentos digitais são considerados muito mais convenientes, já que é possível realizar a operação em qualquer momento do dia, de qualquer lugar e sem a necessidade de enfrentar filas.

Configuração rápida e simples

Com as tecnologias que existem nos dias de hoje, é simples e rápido configurar o recebimento dos pagamentos online em um único lugar.

Com o Galax Pay, por exemplo, você é capaz de otimizar as cobranças únicas e recorrentes por PIX, boleto bancário, débito em conta ou cartão de crédito.

Logo, isso permite que você seja capaz de se adaptar facilmente às preferências e necessidades dos seus consumidores.

Confiança e credibilidade

Quando você passa a oferecer várias opções de pagamentos, naturalmente se ganha credibilidade e confiança por parte dos clientes.

Afinal de contas, a tecnologia não traz apenas a facilidade, mas garante de que existe o esforço em oferecer o que há de mais moderno e seguro nas operações online.

Sendo assim, o cliente tem seus desejos atendidos e isso faz com que ele volte a fazer uma próxima compra.

Diminuição de falhas

A tecnologia é uma verdadeira aliada na diminuição dos erros que são acarretados pelo fator humano.

A partir do momento que você faz uso das plataformas para receber pagamentos online, é possível diminuir gargalo nas suas transações de venda e, como resultado, passa a ter clientes mais satisfeitos.

Aumento das vendas

A internet traz a possibilidade de deixar o seu negócio muito mais exposto para o público.

É claro que isso pode ser ruim em alguns pontos, porém traz grande benefício quando se trata de competitividade e comércio.

Diferente de um estabelecimento físico, ter um negócio digital possibilita um alcance impressionante e os pagamentos online fazem com que essas pessoas sejam capazes de realizar as suas transações à distância, sem burocracia.

Desta forma, como resultado, você tem um aumento de vendas, impactando assim positivamente os resultados da sua empresa.

Agora você já sabe como receber pagamentos online e entende a importância de implementar esse tipo de serviço no seu negócio.

Além disso, aqui você conheceu ainda as principais plataformas para integrar o recebimento desses pagamentos, como o Galax Pay.

Afinal de contas, para a sua empresa funcionar e ter resultados, você precisa de lucros e as ferramentas de pagamentos ajudam exatamente nesse ponto.

Deseja saber mais? Preencha agora o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

PROMO-CARTAO

Receba o contato de um especialista

Autor

Lays Xavier

Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos.
Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.

Outros posts feitos por Lays Xavier

Deixe seu comentário