Gestão de vendas online: 5 erros que devem ser evitados

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Alguns erros muito comuns podem colocar a sua empresa em situação de risco caso não sejam percebidos com antecedência. Confira quais são eles e como resolvê-los com uma boa gestão de vendas online!

A ocorrência de erros de forma recorrente em uma empresa pode prejudicar muito a sua credibilidade no mercado, principalmente, se esses erros forem relacionados a gestão. Persistir nos erros e falhas transmitem a impressão de que a empresa não se compromete com o cliente e não oferece segurança.

Alguns procedimentos, quando realizados, evitam que situações de erro ocorram. Para conquistar e fidelizar os clientes, uma empresa precisa compreender quais são as necessidades do cliente e o que ele busca quando compra um produto ou contrata um serviço.

Sabendo quais são os erros mais comuns cometidos na gestão de vendas, separamos os que mais podem prejudicar o andamento de uma rotina empresarial. Veja quais são os 5 principais erros e como evitá-los para proporcionar a melhor experiência para o consumidor!

Afinal, o que é a gestão de vendas?

Para que uma empresa se mantenha no mercado, é necessário que ela adquira recursos financeiros durante sua atividade. Em outras palavras, uma empresa não funciona sem a venda de produtos ou a contratação dos seus serviços.

Por essa razão, muitas pessoas consideram o setor de vendas de uma empresa como a peça chave para a continuação de seu funcionamento.

Esse ponto de vista não está incorreto, porém, o setor de vendas não pode ser o único responsável pelo sucesso da empresa e nem todas as responsabilidades são desses profissionais.

A gestão diz respeito à condução das vendas, com atividades relacionadas a esse tema, como o marketing, pesquisas, publicidade, distribuição, preços, produtos, entre outros.

O planejamento de uma empresa deve ser feito se apoiando em todos os seus setores. As vendas não podem ser realizadas sem que haja, por exemplo, um suporte adequado para sanar as dúvidas dos clientes.

Caso não haja uma boa gestão, ainda que as vendas sejam realizadas, o processo irá se deparar com a falta de estrutura ou de um controle eficiente sobre as soluções oferecidas para o consumidor. Será como encher um balde furado!

Até mesmo empresas que estão ativas a um tempo no mercado podem passar por turbulências: sendo prejudicadas ou perdendo a sua produtividade, devido a gestão ineficiente.

Isso porque em seu planejamento algumas demandas podem ter sido alteradas, fazendo com que a empresa improvise nos pontos falhos e não busque melhorias definitivas.

É fundamental preparar o seu negócio para ultrapassar algumas barreiras sem que o desempenho e a produtividade da empresa sejam afetados negativamente.

Continue a leitura deste post e aprenda a contornar os principais erros da gestão de vendas!

5 erros que devem ser evitados na gestão de vendas empresariais

1. Negligenciar as vendas online

As vendas online muitas vezes são regidas pelo senso comum de serem mais fáceis e se realizarem sozinhas. Parece que o único trabalho do gestor é disponibilizar os produtos e depois receber o pagamento pelo produto ou o contato final para a realização de um serviço.

Com a experiência, porém, é possível perceber que as coisas não acontecem assim. Um erro muito comum é pensar que os clientes do ambiente virtual estão distantes e não precisam de atenção ou de um contato mais próximo.

Vendas online precisam de um acompanhamento sistemático a medida que o consumidor demonstra interesse pela sua empresa. O controle permite que você saiba qual é o produto que tem mais destaque e quais são os menos queridos para pensar em estratégias.

Saiba qual é o valor de entrada e saída diários de sua empresa. O que você vendeu? Quanto material teve que comprar? Qual é o total comercial?

Deixar para verificar todos esses valores perto das datas de pagamento dos funcionários e repasse de comissão poderá trazer problemas, principalmente caso sejam feitos cálculos equivocadamente. O caixa de sua empresa pode ter um desfalque que você não conseguirá identificar facilmente.

Por ter uma rotina corrida, pode ser que você não tenha disponibilidade de verificar sempre o que está acontecendo no setor financeiro. O indicado nessa situação, é a contratação de alguém responsável por essa função, mas em hipótese nenhuma, ela pode ser negligenciada.

Acompanhe o que acontece diariamente em sua empresa e não se surpreenda no final do mês.

2. Checkout em vários passos

Para prosseguirmos, é necessário que você entenda o que é um checkout. Veja as imagens a seguir de um exemplo de checkout do cel_cash.

O dinamismo é uma característica cada vez mais presente nos consumidores, principalmente os que estão familiarizados com o ambiente virtual. Antes de optar pela solução oferecida pela sua empresa, ele com certeza já realizou buscas em seu site e no de concorrentes.

Sabe-se então que ele possui diversas opções e deve ser convencido a adquirir a solução em seu site. O que fazer diante desse cenário?

Atraído por agilidade, variedade e preço o usuário optará pela empresa que disponibilizará o maior número de benefícios com o menor número de ações. Oferecer ótimos preços, mas exigir que ele preencha questionários enormes fará com que ele desista no meio do caminho. Seja objetivo e direto.

Um checkout rápido e simples é um dos atributos necessários para que o consumidor escolha a sua empresa como a preferida entre tantas outras possibilidades e finalize a compra online sem pensar muito.

Lembre-se que hoje grande parte dos acessos a páginas online são via dispositivos móveis, por diferentes telas e restrição quanto a internet, sendo assim, quanto mais etapas forem necessárias para uma compra, mais você afastará o possível cliente.

Demonstre ao consumidor as vantagens de aderir ao seu serviço. Argumente a favor de sua empresa fazendo chamadas que destaquem o conforto, a segurança e a rapidez em precisar de apenas alguns minutos para efetuar a compra.

3. Falta de treinamento e capacitação dos colaboradores

Você pode ter os melhores serviços e os melhores preços, mas se a equipe de vendas for despreparada para se relacionar com os clientes, as suas condições serão inúteis.

Pense: quantas vezes você já ouviu alguém falando que foi maltratado em um atendimento e por essa razão não voltaria a comprar daquela empresa? Ou vivenciou alguma situação em que o atendimento foi tão bom que adquiriu a solução, mesmo sabendo que ela tinha uma preço maior do que o concorrente?

Essas situações não são incomuns e podem garantir o sucesso da empresa. É necessário que a equipe de vendas esteja com vontade de crescer junto a empresa e queira dar o seu melhor.

Prepare então a sua equipe para oferecer um atendimento carismático, completo e personalizado. Ter uma orientação de comunicação e refletir a personalidade da empresa com todos os clientes transmitirá a imagem de que a empresa está trabalhando de forma uniforme e tem o mesmo objetivo.

Essa estratégia também gera uma atmosfera mais profissional e confiável, fazendo que o consumidor se sinta seguro em adquirir as soluções que a sua empresa oferece pela coerência no discurso.

4. Não ter uma política de vendas clara e bem definida

O cliente não deve ter dúvidas na hora de adquirir a sua solução. Todas as informações devem estar disponíveis para que ele seja atraído e conquistado pelo seu negócio. As dúvidas geradas com frequência indicam que pode ter alguma falha no processo.

Confira sempre quais são os valores que estão sendo divulgados nas promoções, quais são os prazos e descontos estabelecido em cada produto. Em nenhum momento o cliente pode se sentir prejudicado por não ter compreendido uma informação por ocultação de pontos importantes ou dificuldade de interpretação.

5. Limitar-se à condições únicas de pagamento

Os consumidores de modo geral têm suas preferências no momento de realizar um pagamento. Focar em uma única opção de pagamento pode ser bastante perigoso nesse momento.

O usuário pode desistir da compra no momento de escolher a forma de pagamento, simplesmente por não ter a opção que ele julga ser mais confortável para o pagamento.

Essa limitação pode levar a diminuição da taxa de conversões, ou seja, de consumidores que realizam a compra em seu site, além de perdê-lo para oferecimento de produtos futuros.

Em sua plataforma você pode disponibilizar a opção de pagamento através de boletos ou cartão de crédito. Assim, você garante as opções mais utilizadas aos seus clientes.

Tanto a opção de cartão quanto a de boleto apresentam vantagens e desvantagens ao cliente, entenda:

Leia também: Previsão de vendas: o que é e dicas de como fazer!

Cartão de Crédito x Boleto

Com o cartão de crédito a compra pode ser parcelada, fazendo com que o cliente adquira um maior número de produtos por uma mensalidade acessível. A desvantagem nesse caso são as altas taxas cobradas pelas operadoras de cartão.

A liberação do valor da compra para a conta da empresa também é mais demorada, podendo chegar a mais de 30 dias para o repasse.

O uso do boleto bancário, por sua vez, é uma opção mais imediata para o consumidor e não oferece a opção de parcelamento. O repasse do valor para a empresa, no entanto pode demorar cerca de 4 dias e as taxas são fixas.

A empresa responsável pela emissão dos boletos também deve ser analisada, pois as condições oferecidas podem variar.

No caso do cel_cash, uma empresa especializada na emissão de boletos registrados, por exemplo, são cobradas somente as taxas de boletos pagos.

Nem todos os boletos gerados são pagos e imagina ter que arcar com todas as emissões, mesmo que o cliente não tenha adquirido um produto? Por isso, o momento da contratação requer uma avaliação de custos e benefícios.

Não volte a cometer estes 5 erros simples em sua gestão e encaminhe a sua empresa para o sucesso. Para saber mais sobre as vantagens de utilizar o boleto clique aqui e confira!

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