Formas de melhorar seu score de crédito

Compartilhar

|

O score de crédito é muito importante na hora de conseguir empréstimo, financiamento ou cartão. Confira 10 dicas preciosas para melhorar seu score.

Quem procura por um empréstimo ou quer adquirir um cartão de crédito certamente já deu de cara com a expressão “score de crédito”, ou simplesmente “score”. Mas o que isso significa? Neste artigo nós vamos explicar o funcionamento desse índice tão importante e daremos 10 dicas preciosas de como aumentar o seu score de crédito.

O que é o score de crédito e como funciona?

score de crédito é um índice calculado por empresas especializadas em análise de crédito. No Brasil, a Serasa é a principal empresa a oferecer esse serviço. O score de crédito representa como anda a vida financeira de uma pessoa e é uma excelente referência para saber se ela é uma boa pagadora ou não, ou seja, se ela é capaz de honrar os seus compromissos financeiros.

O score é uma pontuação de 0 a 1000. Quanto mais próximo de 0, pior o desempenho do consumidor, e quanto mais próximo de 1000, melhor o desempenho. Além disso, há três de níveis de score:

  • Score baixo (0 a 299): é considerado um mal pagador e tem baixa chance de conseguir crédito.
  • Score médio (300 a 699): é considerado um pagador médio e tem acesso a mais opções de crédito.
  • Score alto (700 a 1000): é um excelente pagador e tem alta chance de ter seu crédito aprovado.

Para calcular o score dos brasileiros a Serasa leva em conta os seguintes fatores:

  • Dívidas negativas e regularizadas recentemente
  • Informações positivas de consumo (caso você tenha o Cadastro Positivo)
  • Dados cadastrais

Ou seja, não se trata apenas de ter o nome sujo ou pagar as contas com atraso. O bom comportamento do consumidor também pode ser considerado no cálculo do score, mas apenas no caso de quem tem um Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo registra as compras feitas no cartão de crédito, os empréstimos, financiamentos e as contas de serviços continuados (água, luz e internet, por exemplo) que são pagos regularmente.

Por último, cabe destacar que ter os seus dados cadastrais atualizados também influencia no cálculo do score de crédito.

Como ele influencia na sua vida financeira

O score de crédito é muito importante na hora de conseguir um empréstimo, um financiamento ou um cartão de crédito. As empresas que oferecem esses serviços costumam fazer uma consulta ao Serasa, usando o CPF do consumidor, para ter acesso ao score de crédito.

Mas atenção: o score não é o único fator que as empresas levam em consideração na análise de crédito e ter um bom score não é garantia de que você terá seu crédito liberado. Por outro lado, certamente ter um bom desempenho nesse índice facilita o acesso a crédito.

Além disso, outras empresas, como seguradoras, lojas que fazem vendas parceladas, construtoras, imobiliárias e empresas que fornecem financiamento estudantil podem consultar o seu score de crédito para saber se você é um bom pagador.

Como aumentar meu score?

Ter um bom score exige disciplina do consumidor, que precisa ter um bom comportamento financeiro. Confira abaixo algumas dicas para aumentar o seu score.

Consulte o seu score

Consulte o seu score (disponível aqui) para ter uma ideia de como está o seu desempenho atual. Continue verificando regularmente para saber se os seus esforços para aumentar o índice estão dando resultado.

Planeje seus gastos

Nada de sair comprando qualquer coisa ou estourar o limite do cartão de crédito! Sempre reflita na hora de fazer compras e contratar novos serviços. O ideal é colocar tudo no papel e acompanhar quanto da sua renda mensal está sendo comprometida com gastos.

Dica extra: o Juros Baixos oferece um serviço exclusivo de planejamento financeiro com consultores especializados. Saiba mais!

Pague as contas em dia

Essa dica é meio óbvia, né? Pagar as suas contas em dia e não ficar com o nome sujo é o passo mais importante para ter um bom score de crédito. Organize as suas contas, tendo sempre claro o valor e o dia do vencimento de cada uma.

Quite as suas dívidas

Entre em contato com as empresas para as quais você está devendo e negocie os seus débitos. Assim o seu nome ficará limpo e o score de crédito irá aumentar.

Guarde dinheiro

Ter uma reserva de dinheiro é muito importante para não passar sufoco. Seja uma poupança no banco ou um investimento em renda fixa, por exemplo, é sempre bom saber que você terá uma quantia guardada caso necessite. Assim, a possibilidade de entrar no vermelho é bem menor.

Use o débito automático

O débito automático possibilita que as suas dívidas sejam sempre pagas em dia, diminuindo a chance de ficar com o nome sujo. Porém, lembre-se de sempre ter a quantia necessária na conta corrente e não entrar no cheque especial.

Tenha um Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um recurso que recentemente ficou disponível para todos os brasileiros, mesmo para quem não solicitou o serviço. Mantenha-o ativo e o seu bom desempenho como pagador será registrado, aumentando o score.

Faça compras no cartão de crédito

Uma vez que o seu Cadastro Positivo esteja ativo, os pagamentos feitos no cartão de crédito, sem atraso, serão registrados e afetarão positivamente o score.

Coloque as contas no seu nome

O mesmo vale aqui. Os pagamentos de contas de água, luz, internet e outros serviços semelhantes, feitos em dia, serão registrados no seu Cadastro Positivo. Portanto, é bom que essas contas estejam no seu nome.

Atualize os seus dados cadastrais

Atualize seus dados no Serasa, de modo que a sua vida financeira atual seja bem representada pelo score de crédito.

Opções para score baixo

Se você tem score baixo, não se desespere. Nem todas as opções de crédito estão vetadas para você. Algumas empresas oferecem cartões de crédito que não necessitam de consulta ao SPC ou Serasa, sendo acessíveis, portanto, aos consumidores de score baixo.

Outras opções de cartão, como cartão consignado, cartão de débito e cartão pré-pago também são indicadas para esse perfil de consumidor.

Para descobrir qual é a melhor opção de cartão de crédito para você, procure um comparador para que você possa analisar as principais opções.

Quanto aos empréstimos, também existem opções para quem tem score baixo. É o caso dos empréstimos com garantia de veículo, imóvel e outros bens, dos empréstimos consignados e também de alguns empréstimos pessoais (que costumam ficar com uma taxa de juros bem alta!).

O score de crédito é muito importante na vida de qualquer consumidor. Ele ajuda na hora de conseguir empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, parcelar dívidas e muito mais. Ter um bom score traz mais segurança em momentos de emergência e indica que a sua vida financeira está indo bem.

Gostou desse artigo? Pois no Juros Baixos há muito mais conteúdos de qualidade te esperando. Visite nosso site para ficar por dentro de todos os assuntos financeiros e também conhecer nossas ferramentas de planejamento financeiro e comparação de empréstimos.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time