Veja o porque o sistema de clube de assinatura é ideal para a recorrência

Compartilhar

|

Aumente a fidelização de clientes, amplie o alcance do seu mercado e reduza custos aplicando as vantagens de um sistema para clube de assinatura para receber pagamento recorrente periodicamente.

Com a transformação digital que tem ocorrido no mundo atualmente, os serviços de assinatura têm se tornado cada vez mais populares. Contudo, o modelo é lucrativo apenas para a empresa que receber pagamento recorrente.

É assim que tem sido no mundo: nos EUA, entre 2012 e 2019, empresas com modelo de assinatura cresceram mais de 350%. No Brasil, entre 2014 e 2018, os serviços de assinatura cresceram 167%.

E esse crescimento pode ser justificado por uma coisa: a recorrência. Prossiga com a leitura e entenda mais sobre a plataforma para clube de assinaturas!

O que é o modelo de assinatura?

“O modelo de assinatura é o resultado da ascensão dos produtos digitais e da necessidade constante de renovação.”

O modelo de assinatura se trata de um negócio baseado no pagamento recorrente, onde os clientes pagam de maneira contínua para receber bens ou benefícios. Ao invés de receber de maneira avulsa, é algo periódico.

Esse modelo é observado em serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, Spotify e Deezer, além das TVs por assinatura. Esses são parte da economia da recorrência, sendo negócios que lucram por assinaturas, planos e mensalidades.

Contudo, os serviços de assinatura não se restringem apenas ao entretenimento audiovisual: há de livros até comidas!

Como funciona o clube de assinatura?

clube de assinatura possui um funcionamento simples: o cliente contrata o serviço, realizando um pagamento periódico, e utiliza do serviço enquanto continuar pagando. Geralmente, há mais de um plano na assinatura, com diferentes recursos disponíveis.

A plataforma para clube de assinaturas pode oferecer:

  • Produtos, como um clube de comidas ou bebidas;
  • “All you can eat”, ou “se servir à vontade”, é o modelo da Netflix, Spotify e Amazon;
  • Clube VIP, que é exclusivo para melhores clientes;
  • Conveniência, como um clube fitness, de lavanderias, etc;
  • Reposição, como um clube de cápsulas de café ou de lâminas de barbear.

Todos esses modelos funcionam de uma forma: pelo pagamento recorrente!

O que é pagamento recorrente?

“A cobrança recorrente é essencial para evitar riscos de inadimplência e para existir previsibilidade financeira.”

O pagamento recorrente se trata de um modelo de cobrança onde o cliente paga por um serviço de maneira periódica. Pode ser mensal, de 3 em 3 meses, de 1 em 1 ano, mas de qualquer forma ocorre a cobrança numa data definida.
Ex: você contrata um serviço mensal no dia 20. Todo dia 20 a cobrança será realizada no seu método de pagamento.

A cobrança recorrente é a utilizada em clube de assinatura por um motivo simples: é recorrente e automático. O prestador do produto ou serviço não precisa lançar o valor na conta do cliente, isso é realizado automaticamente dentro do período definido.

Como ocorre a cobrança recorrente?

Por que receber pagamento recorrente no sistema de assinatura?

É difícil desvencilhar a plataforma para clube de assinatura do pagamento recorrente. O pagamento recorrente é uma ferramenta simples para controle do pagamento pelo serviço prestado.

Afinal, o valor da assinatura é o mesmo todo mês, sempre sendo cobrado numa data específica. Adotar o pagamento recorrente por cartão de crédito, débito em conta ou boleto é simplesmente tornar o sistema de cobrança da assinatura automático.

E automatização não é a única vantagem…

Maior comodidade

Você não precisa se preocupar em lançar os valores a cada período – isso é feito de maneira automática através do sistema de pagamento recorrente.

Menor taxa de inadimplência

A ideia do sistema de assinatura é uma cobrança periódica do cliente. Com o pagamento recorrente, essa cobrança é automática, caindo na conta bancária ou cartão de crédito do cliente.
Com o valor em conta ou cartão, ele deve ser pago. Com essa receita garantida, é menor a taxa de inadimplência.

Maior fidelização

Com o pagamento recorrente, o cliente não precisa todo mês ou ano entrar em contato com você, a cobrança é feita automaticamente. Com essa comodidade na cobrança, a chance dele continuar pagando a assinatura é maior.

Não usa de todo o limite do cartão de crédito

Pelo pagamento recorrente, o valor só é debitado na conta do cliente a cada dia dentro do período acordado.

Ex: você deve pagar R$ 50,00 todo dia 20 do mês. Os R$ 50,00 do próximo mês só vai surgir na sua conta, ou ser debitado, no próximo dia 20.

Dessa forma, não consome todo o limite de quem faz o pagamento recorrente por cartão de crédito, diferente do parcelamento.

Previsibilidade financeira

O pagamento recorrente e o sistema de assinaturas compartilham de uma óbvia similaridade: ambos permitem a previsibilidade financeira. Com o mesmo valor sendo cobrado todo mês, é possível prever qual será a receita mensal da sua empresa.

Além disso, a combinação dos dois permite a análise do número de assinantes a cada período. Afinal, é possível observar os cancelamentos e novas assinaturas!

Leia também “O que é crédito recorrente?” e entenda mais sobre essa modalidade de pagamento que pode te ajudar a reduzir significativamente a inadimplência!

Como controlar o sistema de assinatura com pagamento recorrente?

A ideia por trás do pagamento recorrente é o de que você pode controlar os pagamentos e assinaturas. Para você ter a recorrência no seu clube, é necessário antes ter uma plataforma para administrar isso. Esse é o caso do cel_cash.

O cel_cash é uma plataforma completa para o sistema de pagamento recorrente, oferecendo as principais soluções para o modelo de assinatura:

  • Gestão de clientes e cobranças;
  • Contrato digital gratuito;
  • Notificações personalizadas e automáticas;
  • Relatórios e dashboards.

Com isso, você tem um espaço ideal para receber pagamento recorrente e ainda administrar seu modelo de assinatura. Inscreva-se abaixo e solicite o contato de um de nossos especialistas para entender nossas soluções!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time