Entenda as taxas para emitir um boleto online

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Já se perguntou como funcionam as tarifas para gerar um boleto online? Neste artigo você entenderá como elas são feitas!

No momento de concluir uma compra, um dos meios de pagamento mais utilizados é o boleto bancário. Alguns o fazem por descontos ou por ser a única opção, cabendo à loja virtual emitir o boleto online.

Contudo, tradicionalmente falando, há uma taxa de boleto que é cobrada a cada emissão, entre outras taxas envolvendo o boleto. Aliás, há uma taxa para emitir boleto registrado, que é a opção mais recente de boleto.

E quais são essas taxas para sua loja virtual? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre as tarifas de boletos bancários!

Como funcionam as taxas para emitir boleto online?

Ao gerar boleto com código de barras, você sempre é cobrado pela instituição que o emitiu. Contudo, o valor cobrado varia conforme a instituição.”

Como funciona a taxa de boleto? Antes de tudo, entenda como o boleto registrado é produzido. Ele costuma ser gerado por um banco ou instituição financeira, que é quem define as normas e características que serão vistas no documento.

Essas normas e características são definidas pelo tempo de processamentovalor da taxa de emissão de boleto e modo de oferecimento do valor pago. Entre as tarifas de boletos bancários, está a TEC – Tarifa de Emissão do Carnê/Boleto.

Essa é a taxa para emissão de boleto, que é variável conforme o banco ou instituição emissora. Normalmente, varia entre R$ 5 e R$ 10.

Quais são as tarifas de boletos bancários?

As principais tarifas de boletos bancários são:

  • Taxa de emissão de boleto, que é a tarifa cobrada no momento onde é gerada a cobrança;
  • Taxa de liquidação, que é a taxa de boleto cobrada após confirmação de pagamento;
  • Taxa de cancelamento, que é a tarifa cobrada após o cancelamento do boleto. No caso de boleto vencido após 90 dias, ele é automaticamente cancelado;
  • Taxa de manutenção de títulos, que é a tarifa cobrada por boletos vencidos em um período de 30 dias. Raramente é praticada por um sistema de emissão de boletos.

É possível repassar uma taxa de boleto para o consumidor?

Não, pois segundo o Código de Defesa do Consumidor, essa é uma prática abusiva e ilícita. A única obrigação do cliente após você emitir boleto registrado é honrar com o pagamento da dívida.

Se o cliente perceber a cobrança na emissão de boletos, ele pode contestar com o fornecedor e até mesmo procurar o PROCON, se for necessário.

Como funciona o sistema de emissão de boletos bancários?

Ao aderir a um sistema de emissão de boletos bancários, você costuma gerar o boleto registrado. Para emitir boleto registrado, é necessário notificar o banco ao qual ele é cadastrado por meio do arquivo de remessa.

Tradicionalmente, sua loja virtual tem de pagar pela emissão de boletos registrados, mesmo que acabem não sendo pagos. Além disso, o boleto registrado é uma obrigatoriedade agora.

Após isso, o boleto é disponibilizado ao cliente com data de vencimento próxima, geralmente de até 3 dias úteis. Após pagamento do boleto, o cliente tem até 48h úteis para a confirmação do pagamento.

Quanto o mercado cobra ao gerar boleto bancário registrado?

  • Itaú: costuma cobrar em torno de R$ 6 por boleto registrado;
  • Santander: costuma cobrar em torno de R$ 10 por boleto registrado;
  • Caixa: costuma cobrar em torno de R$ 5,90 por boleto registrado;
  • Banco do Brasil: costuma cobrar em torno de R$ 7 por boleto registrado;
  • Bradesco: costuma cobrar em torno de R$ 6,60 por boleto registrado.

A média ao gerar boleto bancário pelos principais players do mercado é de R$ 7,10, fora os custos com as outras tarifas de boletos bancários.

Há uma melhor opção no mercado?

Sim! Há uma plataforma de pagamento que possui as menores taxas do mercado, sem cobrar mensalidades, sem taxas adicionais e sem convênio com banco. Além disso, não requer quantidade mínima e funciona sem grande burocracia.

Contudo, o maior destaque é que você não paga por emissãoapenas por boleto pago. Dessa forma, você não precisa arcar com o prejuízo da mudança de ideia do cliente.

E que plataforma é essa? Falo da plataforma do cel_cash!

Não insista nos meios tradicionais, escolha o cel_cash!

Como dito antes, tradicionalmente você paga por boleto emitido e não por boleto pago. É assim que funciona a emissão de boletos por meios tradicionais, como bancos. Nessa situação, é você quem assume o custo do boleto caso ele seja descartado.

Contudo, pelo cel_cash, você não paga pelo boleto se o consumidor final não pagar ele. Sim, a taxa é cobrada por boleto pago e o valor é um dos menores do mercado: R$ 1,99 por boleto.

A plataforma não conta com arquivo remessa, garante o envio e emissão automática e o boleto é registrado imediatamente. Por fim, você sofre menos com inadimplência, pois:

  • São enviadas notificações automáticas ao cliente em caso de atraso;
  • O boleto pode ser enviado até por WhatsApp, evitando que o cliente simplesmente esqueça!

Segundo levantamento do Sebrae, o boleto bancário é o segundo meio de pagamento mais aceito no e-commerce, com 75%. Nisso, fica atrás apenas do cartão de crédito, com 89%. O que isso quer dizer? Que simplesmente não dá para não trabalhar com o boleto.

Contudo, você pode emitir boleto online sem ter que encarar altas taxas ou pagar por boletos sem pagamento pelo cliente. Inscreva-se abaixo e deixe que um de nossos especialistas faça contato para te apresentar as soluções para boletos que o cel_cash oferece!

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