Empréstimo para pagar dívidas: vale a pena?

Compartilhar

|

Saiba como e quando vale a pena obter empréstimo para pagar suas dívidas! Apresentamos também dicas para fazer a melhor escolha e opções de empréstimo para escolher.

Obter empréstimo para pagar dívidas pode ser bastante vantajoso, desde que você planeje seu orçamento.

Anda pensando em obter um empréstimo para pagar dívidas? Pois saiba que essa pode ser uma ótima opção, desde que feita com o objetivo certo.

Objetivo certo porque precisa ser mais vantajoso pagar a dívida do que mantê-la pendente. É preciso considerar os juros da sua dívida, assim como as dificuldades que você está enfrentando para obter outros créditos no mercado.

Afinal de contas, um empréstimo é uma nova dívida. Então, precisa valer a pena obter essa nova obrigação, pois deixá-la também em aberto pode gerar novos problemas. Até porque, dependendo do tipo de empréstimo escolhido, seus juros podem ser altos.

Explicamos isso melhor ao longo deste artigo. Continue lendo para descobrir tudo que você precisa sobre o assunto!

Estou endividado, o que fazer?

Se você está endividado, a primeira coisa a se fazer é organizar seus débitos. O quanto você deve realmente? Para quem? Quais os juros de cada uma das dívidas?

Em seguida, organize seu orçamento. Entenda qual sua renda mensal, os gastos recorrentes por mês e verifique onde você pode cortar despesas.

Com esse passo, será mais simples entender se você tem dinheiro para pagar uma ou mais das suas dívidas.

Em alguns casos, será possível até quitar o débito de uma só vez. Mas, se achar mais vantajoso, você pode entrar em contato com a credora e solicitar o parcelamento do valor.

O ideal é sempre priorizar o pagamento da dívida com juros mais altos. Mesmo que ela não tenha o valor mais alto, acumular esse tipo de débito pode causar um rombo no orçamento.

Então, em vez da dívida inicial, pode chegar um momento em que os juros levariam ao dobro, ao triplo da dívida. Péssimo, não é mesmo?

Claro, para escolher qual dívida pagar, você também precisa considerar a credora. Se você precisa comprar algo em uma loja, por exemplo, mas tem um débito com aquela empresa, é possível que ela não venda para você. Mas você pode negociar o pagamento da dívida, o que vai permitir a nova compra.

Agora, se você não tiver dinheiro, ou se preferir obter crédito, existem vários tipos de empréstimo disponíveis no mercado. Você pode utilizá-los para pagar uma ou mais dívidas que estejam em aberto.

Quando vale a pena pegar empréstimo para pagar dívida?

São duas situações principais em que vale a pena obter um empréstimo para quitar um débito.

  1. Para pagar um débito com juros altos: ao obter o empréstimo, você vai “substituir” a dívida atual por outra; então, para valer a pena, o empréstimo precisa ter juros mais baixos do que o primeiro débito;
  2. Para limpar seu nome: se você precisa obter um financiamento, por exemplo, pode ter problemas se estiver com o nome sujo; obter um empréstimo pode ser a solução para limpar seu nome e conseguir crédito mais simples no mercado.

Quais as melhores opções

Na hora de obter um empréstimo, algumas opções podem ser interessantes para pagar as dívidas. Veja abaixo.

Empréstimo pessoal

empréstimo pessoal é o tipo de empréstimo mais comum no mercado. Para obtê-lo, basta solicitar o crédito, e você vai recebê-lo em conta.

Os valores podem ser usados para o que você achar melhor. Então, pode ser uma opção para pagar uma ou mais dívidas, como os demais créditos que falaremos a seguir.

Empréstimo com garantia

Existem dois tipos de empréstimo com garantia: o com garantia de imóvel e o com garantia de veículo.

Nesse tipo de crédito, você oferece ao banco um desses bens como garantia. Assim, a financeira tem mais segurança no pagamento das parcelas, e libera os valores mais facilmente.

Importante dizer que o bem continua sendo seu. Porém, se não quitar as parcelas, você poderá perdê-lo para o banco. A instituição vai usar o bem ou imóvel para pagar o débito em aberto.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado também é uma opção com crédito mais fácil de ser liberado. Ele ainda costuma ter créditos mais baixos, principalmente se comparado ao empréstimo pessoal.

Nesse caso, o valor para pagamento das parcelas do empréstimo é descontado direto da folha de pagamento do usuário.

Esse tipo de crédito está disponível para trabalhadores contratados por CLT; aposentados e pensionistas do INSS; funcionários públicos; e integrantes das Forças Armadas do Brasil.

Onde contratar online

Para contratar um empréstimo e pagar as dívidas, uma dica é fazer uma simulação de empréstimo online.

Ou seja, basta você usar a ferramenta online para simular o empréstimo rapidamente. Como a ferramenta utilizada pelo Juros Baixos.

Inserindo apenas alguns dados, você conseguirá visualizar ofertas de crédito de vários bancos. Então, poderá comparar taxas, prazos, o crédito disponibilizado e mais, para escolher a melhor opção.

Vale a pena fazer essa comparação e entender como cada empréstimo cabe no seu orçamento. Lembre-se de que o empréstimo para pagar as dívidas deve ter juros mais baixos. Ou então, deve ser realmente necessário, para limpar seu nome.

Do contrário, pode ser mais vantajoso manter a dívida em aberto e negociá-la depois. Ou então, tentar negociá-la sem obter um empréstimo.

O crédito será bastante vantajoso. Mas é essencial ter a certeza de que ele não vai se tornar um novo problema para suas finanças.

Considerações finais

Para obter um empréstimo, lembre-se de se planejar. Mesmo que seja para quitar uma dívida, o empréstimo será uma nova dívida, concorda?

Por isso, você precisa se programar para realizar o pagamento dele em dia. Assim, você conseguirá evitar o novo acúmulo de parcelas e um novo débito em aberto.

Então, liste sua renda, seu gasto atual e verifique onde você pode cortar custos. Depois, estipule uma parcela mensal, de que você pode “abrir mão” para pagar o empréstimo.

Com todo esse cuidado, você terá mais facilidade de contratar um empréstimo que caiba no orçamento. Então, o crédito para pagar a dívida será usado com eficácia, e sem gerar dores de cabeça.

Vale a pena usar um simulador de empréstimo, como citamos. Assim, você poderá avaliar várias ofertas de uma só vez e escolher a que se encaixa nas suas finanças.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time